Colômbia no caminho do bom senso

Do Estadão

Santos: ‘Antes de ser soldado serei diplomata’

Frase do novo presidente revela a prioridade para negociar com a Venezuela e o Equador

Tânia Monteiro ENVIADA/BOGOTÁ – O Estado de S.Paulo

Sem meias palavras, o novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse ontem, na solenidade de posse, que sua primeira tarefa será “reconstruir as relações com a Venezuela e o Equador”.

Santos disse que quer respeitar e ser respeitado pelos vizinhos, que “a história nos une”, apesar das “diferenças ideológicas” e que a palavra “guerra” só deve ser falada contra o narcotráfico. “Antes de ser soldado, preciso ser diplomata”, afirmou o novo presidente. No governo do antecessor, Álvaro Uribe, Santos foi ministro da Defesa e um dos líderes do combate à narcoguerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Santos deixou claro, também, que a estratégia de negociação com Venezuela e Equador é “um diálogo franco e direto, de respeito mútuo”. Sobre o prazo para começar o diálogo, ele explicitou: “O mais rápido possível”. E justificou: “Quando os governos disputam, os povos sofrem.”

Antes do discurso solene da posse de Santos, a nova chanceler, Maria Angela Holguín, havia antecipado a estratégia de negociação direta com os vizinhos. Ela disse que, no momento, não havia como pedir ajuda ao Brasil e que a decisão era colocar a Colômbia para reatar o diálogo diretamente com a Venezuela e o Equador.

Fim da violência. A abertura do discurso de Santos foi uma espécie de diálogo com a sociedade colombiana. O novo presidente fez profissão de fé na democracia e disse não querer “um país sem partidos e sem controvérsias ideológicas”.

Ele prometeu manter uma “porta do diálogo aberta” com todos, mas acrescentou que seu governo terá como prioridade a erradicação da violência. “Queremos o diálogo, mas combateremos o sequestro, o narcotráfico e a intimidação.” Outro compromisso de Santos foi com a diminuição da pobreza e a redução do desemprego. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador