Como ousas, PT?

Terminado o primeiro turno da eleição, começa a caça aos culpados. A própria Dilma deu a entender que foram a Marina Silva e as “forças malignas do malvado mal” os responsáveis pela eleição ter ido ao segundo turno. Discordo. Primeiro a questão da Marina. Ela entendeu o que o PT, por exemplo, não compreendeu direito: uma coisa [o Brasil estar bem] é uma coisa, mas outra coisa [como ele será no futuro] é outra coisa. Ela entendeu que os jovens não viveram a ditadura e têm outras preocupações.

Ela compreendeu que os brasileiros não estão votando para ministro da saúde, mas para presidente. Ela compreendeu os mecanismos básicos da internet e que as pessoas não querem ser reféns nem do medo nem do sucesso. Não foi só Dilma que perdeu, o Serra também, não nos esqueçamos disso. Amazonas, Rio de Janeiro e o Distrito Federal no-lo mostraram bem.

Mas ela não é culpada por ter acertado; foram Lula e o PT que erraram. E aí começamos a chegar à segunda questão: se há culpa, ela é nossa. Identificamos em Plínio de Arruda Sampaio, que jamais chegou a ter 1% da intenção dos votos, o inimigo. Isso enquanto Marina tinha 7%, depois 10, depois 12, depois 15 e finalmente, quase 20%. Como puderam ser tão cegos? Bizantinice pura e simples: estava claro, com uma obviedade ululante, que a adversária era a Marina, não o Plínio. Os números mostravam, é ela que tinha pontos, é ela que crescia pesquisa a pesquisa; o Serra só caía e o Plínio nunca chegou a 1%… Foram estúpidos. Fomos estúpidos.

Agora, as forças malignas do malvado mal. O que poderíamos esperar dos tucano-paulistas e demo-catarinenses? Que se comportassem como moças? Aliás, em São Paulo deu Alckmin e em Santa Catarina venceram os demos. Era isso que as pesquisas indicavam, inclusive. Então como puderam achar que a estratégia deles não funcionaria? Baseados em que? Nos fatos é que não era, pois eles mostravam justamente o contrário…

Jamais passou pela cabeça a ideia de montar um sítio na net apenas para desmentir boatos? Com textos claros e elucidativos, facilmente replicáveis? Com links para provas que mostravam que os ataques eram falsos? O Seja Dito a Verdade fez isso, com maestria. É um blogueiro como eu, só que mais competente. Mas o PT não, o PT ignorou os ataques. Não podemos jogar nos perversos a culpa por sua perversão se somos nós que a deixamos prosperar.

Montar uma rede ágil e eficiente de contra-desinformação era rápido, barato e teria sido eficiente, mas o PT, como os bizantinos em 1453, preferiu discutir o sexo dos anjos, enquanto os turcos armavam seus canhões à vista de todos. Também foi decisão do PT despolitizar o debate. E agora, no estertor da derrota (não vencermos em primeiro turno foi sim uma derrota) há gente culpando a militância, supostamente apática. Mas é óbvio que ela estava apática. Não havia combate. Não houve conflito. Então muita gente preferiu inclusive ficar em casa, já que a impressão dada pelo próprio Lula e pelo PT é que ganharíamos por inércia, não por nossas ideias, projetos e feitos. Bastaria ficarmos sentados de frente uma tela de computador e esperar. Para quê então lutar por cada voto? Responder a cada spam? Convencer cada iludido? Eles [PT e Lula] nos passaram esta sensação de que estava tudo dominado. E agora reclamam. Como ousam?

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador