Israel Klabin se diz favorável ao retorno da CPMF

Jornal GGN – Apesar das críticas à presidente Dilma Rousseff por sua visão “imediatista” e “centralizadora”, o empresário Israel Klabin acredita em uma recuperação econômica mais rápida que o esperado e se diz favorável ao retorno da CPMF a curto prazo. Membro do conselho de administração da Klabin, uma das maiores produtoras e exportadores de papel do país, Israel diz que é urgente a aprovação do pacote fiscal proposto pelo governo no Congresso. 

Para Klabin, a recriação da CPMF faria com que a inflação fosse relativa controlada, e se diz contente com a decisão do governo de criar um grupo para estudar a reforma do Estado. 

Enviado por Messias Franco de Macedo

Da Folha

Com CPMF, em 2016 já estaremos recuperados, diz empresário

THAIS BILENKY

Empresário e membro do conselho de administração da Klabin —uma das grandes produtoras e exportadoras de papel do país—, Israel Klabin, 89, critica a presidente Dilma Rousseff por uma visão “imediatista” e “centralizadora”, mas aposta em uma recuperação econômica mais rápida do que o esperado.

A condição para isso, afirma, é que o Congresso aprove a recriação da CPMFem caráter provisório. Nesse sentido, o empresário considera urgente a aprovação pelos parlamentares do ajuste fiscal proposto pelo governo.

“O verdadeiro problema está nas mãos do Congresso, que olha antes para os interesses corporativos”, critica.

Klabin conversou com a Folha, na terça-feira (6), em Nova York, durante premiação do centro de estudos e políticas públicas Woodrow Wilson, que agraciou André Esteves, do banco BTG Pactual, e o biólogo Thomas Lovejoy.

Presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, Klabin se diz otimista com o agronegócio e o combate às mudanças climáticas no Brasil.

*

Folha – Como o senhor vê a crise no Brasil?

Israel Klabin – Tenho profundo desgosto pela presidente, mas sou otimista com o Brasil. Estamos caminhando na estrada certa, mas teremos as dores da correção do passado.

Antes dessas eleições [primeiro mandato de Dilma, 2011-2014], estávamos muito mal estruturalmente na parte macroeconômica, sobretudo.

Por que desgosto?

Uma presidente da República, numa estrutura federativa como a do Brasil, precisa ser estadista, e não centralizadora.

Defendo a ideia de formação de opinião a partir de um líder que seja representativo de uma visão de prazo longo e que dirija o país.

Na medida em que essa visão é de prazo curto, imediatista e eventualmente administrativa, não temos presidente.

Qual foi o principal erro da presidente?

A falta de capacidade administrativa e, ao mesmo tempo, a decisão de centralizar a administração.

Os preços de energia administrados, subsídios excessivos?

Isso foi uma calamidade.

A falta de um conceito de administrar macroeconomicamente o país foi outra situação complicada.

Mas tudo isso está sendo corrigido, a duras penas, e estamos pagando o preço.

Acho que o verdadeiro problema não está mais nas mãos da presidente. Está nas mãos do Congresso, que está olhando antes para os interesses corporativos do que os interesses brasileiros.

Isso tem que mudar.

O Congresso Nacional tem que responder ao voto, e o voto hoje é mais consciente do que jamais foi. Teremos eleições [municipais] no ano que vem e acredito que isso vai começar a mudar a cara do Brasil.

O que o senhor espera do Congresso?

Posso falar com toda franqueza e do fundo do meu coração? Não tenho a menor ideia, porque o Congresso está procurando o seu próprio caminho e é tão pouco estruturado que a gente não sabe quais vão ser as reações. Podem ser positivas, podem ser negativas. Não sabemos.

Nós todos sabemos é o que nós queremos.

A coisa mais importante nas mãos dos Congresso é o programa de macroeconomia, o ajuste fiscal.

O senhor é a favor da volta da CPMF?

Sou totalmente favorável a prazo curto, três ou quatro anos. Se for aprovada, a partir de meados do ano que vem, teremos uma inflação relativamente controlada e o lado macroeconômico administrado. Estou muito contente com a decisão do governo de fazer um grupo que estude a reforma do Estado.

O senhor foi convidado?

Não, eu trabalho em sustentabilidade, e o governo não está muito preparado, apesar de ter uma excelente ministra de Meio Ambiente [Izabella Teixeira].

Não podia ser melhor.

Mas as metas de combate às mudanças climáticas [anunciadas pela presidente Dilma Rousseff na ONU, no fim do mês passado] são tímidas?

São realistas, possíveis e verdadeiras.

Foram muito pensadas por um grupo de cientistas, inclusive o meu grupo, juntamente com o da ministra, todos Ph.Ds, altamente qualificados.

A presidente praticamente não influiu em nada e aceitou o que a ministra Izabella fez.

O que seria prioridade na reforma do Estado?

Torná-lo menos possessivo e mais direcionado.

Todo mundo sabe que o Estado como tal assumiu um tamanho maior do que o necessário e com isso menos importante no direcionamento do interesse público.

Por exemplo, a vinculação de despesas no Orçamento?

O Brasil é um país muito cartorial, acostumado a ser dependente do Estado.

O país tem que se liberar do Estado, e o Estado não deve ser todo-poderoso. Deve ser a marca central, mas não o executor de sues próprios projetos.

Um Estado moderno é aquele que não assume a responsabilidade executiva de seus projetos, mas assume os limites e a direção na qual deve ir.

Há um excesso de benefícios, programas de transferência de renda?

Sem dúvida. O Estado brasileiro assumiu uma participação na renda nacional muito maior do que qualquer outro Estado democrático que eu conheço.

Acha que a recessão vai se estender até final do ano que vem?

Em meados ou final do ano que vem, estamos recuperados e num caminho possivelmente melhor que outro país, e vou te dizer por quê. Nós estamos trabalhando hoje na implementação do CAR (Cadastro Ambiental Rural, que registra imóveis), na fundação, e todos os subprodutos nos dirigem a um boom enorme na área agropecuária e de recuperação florestal do país.

É definitivo. Estamos exportando 210 milhões de toneladas de grãos, já ultrapassamos os Estados Unidos. Quando for 2050, tecnicamente, se não acontecer absolutamente nada e conseguirmos evitar os males da mudança climática na agricultura, teremos capacidade de produção de 660 milhões de toneladas, ou seja, o total das necessidades de segurança alimentar do planeta.

Você acha que eu não vou ser otimista com relação ao Brasil?

Então, o futuro do país está no agronegócio?

Sem dúvida alguma.

É ruim a economia se basear em exportação de commodities?

Muito ao contrário.

É uma commodity segura, que independe de especulação e de demandas específicas —é uma demanda constante e necessária para o planeta.

A demanda da China ameaçada é um problema?

Não. A China será um mercado permanente para todos os nossos produtos agropecuários e, além do mais, vamos recuperar praticamente 12 milhões de hectares de floresta nos próximos dez anos. Isso significa um gigantesco “sink” [sequestrador] de carbono, mais do que qualquer outro país.

Acredita em impeachment?

Aí já não sei. Não é a minha profissão.

  • RAIO-X – ISRAEL KLABIN

> formado em engenharia civil e matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

> pós-graduado pelo Instituto de Ciências Políticas (França)

> presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável

> membro do conselho de administração da Klabin

> foi prefeito do Rio de Janeiro (1979) 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse aí recebe em dólar. Ele

    Esse aí recebe em dólar. Ele não está nem aí pra situação econômica do país, recebe em dólar e paga pouco imposto.

    Depois de ver seus rendimentos praticamente duplicar em apenas 1 ano, qual o problema pra ele pagar 0,2%.

    A vida é linda pra quem recebe em dólar.

  2. Esse não é bobo …..

    O senhor não chegou até onde chegou , sr. Klabin , sendo bobo .

    Mas . sr. Klabin , se é certo que devemos aumentar as receitas tributárias do Estado , então por quê o senhor não é a favor do imposto sobre grandes fortunas ?

    Afinal , a CPMF vai afetar a todos. Hoje , até o pobre tem conta em banco. Enquanto isso , 70 mil familias – menos de 1% da população –  controlam 20% ou mais da renda nacional , e escodem quase um PIB brasileiro inteiro em contas  no exterior.

    Será que não há nada de errado com isso , sr. Klabin ?

  3.  
    So sua roupa ja denuncia

     

    So sua roupa ja denuncia sua ignorancia sobre a nbatureza. Um sol lindo e ele vestido como um Ingles. 

    “Homens brancos! Eles pensam que sabem de tudo…”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador