Lula sobre acordos nucleares

Do Portal Luís Nassif

Do blog de Paulo Roberto Stockler

Lula acerta na mosca

Em entrevista exclusiva ao jornal espanhol El Pais, Lula revelou o que pensa o Brasil sobre a questão nuclear, na véspera da reunião de cúpula internacional sobre segurança nuclear que começa amanhã em Washington. A entrevista foi concedida a Juan Luis Cebrian. Eis alguns conceitos de Lula sobre o assunto:

“Vou perguntar ao presidente Obama qual o significado do recente acordo que assinou com Medvedev sobre a desativação de ogivas nucleares. Desativação de quê? Porque se estamos falando do que já tinha caducado não tem sentido. Eu tenho em minha casa uma caixa com medicamentos e vou jogando fora os que perdem a validade. Ou falamos seriamente em desarmamento ou não podemos admitir que haja um grupo de países armados até os dentes e outros desarmados”.

“O Paquistão tem a bomba atômica, Israel também. É compreensível que quem se sente pressionado pense em construir a sua”.

Sobre o programa nuclear iraniano, Lula afirmou:

“Eu expliquei a Obama, a Sarkozy e a Merkel que temos que conversar com o Irã. É um grande país, com uma cultura própria, que criou uma civilização. É preciso assegurar aos iranianos o direito de enriquecer urânio para fins pacíficos e que os demais países tenham a tranquilidade de que é apenas para fins pacíficos”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora