Mesmo sob protestos, desfile em Brasília segue com tranquilidade

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
 
Jornal GGN – O tradicional desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, segue com tranquilidade, apesar das manifestações localizadas de integrantes do Movimento da Resistência Popular (MRP), que incendiaram pneus no Eixo Monumental. Participam do evento a presidente Dilma Rousseff, o vice Michel Temer, o governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg e alguns ministros.
 
A expectativa era que 25 mil pessoas assistam hoje ao desfile cívico militar do Dia da Independência, em um percurso de 2 quilômetros, do Palácio do Planalto para a Rodoviária de Brasília, em cerca de uma hora e meia.
 
Até o momento, já se apresentaram as bandas musicais escolares e as tropas a pé da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Também já desfilou a pirâmide humana da Polícia Militar do Distrito Federal, com 30 homens.
 
Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) também já sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios. As aeronaves KC 130 Hércules e caças F5 e A1 voaram baixo pelo centro de Brasilia. Em seguida, a Esquadrilha da Fumaça deve se apresentar.
 
Os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Defesa, Jaques Wagner, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria Direitos Humanos, Pepe Vargas, além dos comandantes das três Forças, acompanham as apresentações.
 
Paralelamente ao desfile, a Esplanada dos Ministérios ainda será palco de uma série de manifestações contrárias à corrupção e ao governo, nesta segunda. A concentração da 7ª Marcha Brasil Contra a Corrupção ocorre no Museu da República. 
 
O Movimento Brasil Contra a Corrupção (MBCC), o Movimento Brasil (MBR), o Movimento Limpa Brasil (MLB) e Foro de Brasília organizam a Marcha. Também está marcado outro protesto idealizado pela Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, e participantes do movimento Não Me Representa, Fora Dilma, Fora Lula, Fora PT devem iniciar seus protestos no fim do desfile da independência.
 
Logo pela manhã, o MRP já incendiou pneus no Eixo Monumental, a cerca de 600 metros do espaço onde ocorre o desfile. Bombeiros apagaram as chamas e ninguém se feriu. Assim que grupos contra o governo encheram os bonecos infláveis do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, eles rasgaram e os manifestantes tentam, agora, costurá-los.
 
Com informações da Agência Brasil e da Folha de S. Paulo.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Viva a democracia!!!

    Democracia muito bem representada pela bela, altiva e dígna senhora que, naquele palanque, representava todos os brasileiros conscientes e de boa vontade!  Viva a Democracia! Viva Dilma!

    1. o da democracia é que

      o da democracia é que legitima manter o povo long quando não se tem por garantia que tal se comportará como devia

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador