Riscos e oportunidades da agenda do Senado para Dilma

O presidente do Senado Renan Calheiros apresentou a primeira agenda clara de discussões. Fica claro que a trégua política oferecida pela mídia estava amarrada à aceitação dessa agenda  

Finalmente, tem-se um norte para começar a se discutir. Poderá ser a saída ou o fim de Dilma Rousseff. Se ela decifrar o pacote, souber incorporar as propostas de racionalização, mas preservar pontos centrais de cidadania, vence. Caso contrário, poderá ser interpretado como adesão integral a uma bandeira política e econômica que não é sua.

***

A agenda de Renan tem três eixos centrais, a proteção social, o equilíbrio fiscal e o ambiente de negócios.

No campo da Proteção Social, tem 4 propostas.

Duas delas entram no campo tabu do financiamento da saúde. Propõe uma nova legislação, inclusive proibindo a concessão de medidas liminares para tratamentos experimentais não homologados pelo SUS; e uma discussão para avaliar a possibilidade de cobrança diferenciada de procedimentos do SUS por faixa de renda, levando em conta o Imposto de Renda.

Seria profundamente desejável que, antes de qualquer gesto em direção a essas medidas, Dilma ouvisse os soldados da saúde pública, José Gomes Temporão, Alexandre Padilha e outros, para analisar os desdobramentos sobre um dos pontos centrais da Constituição de 1988: a universalização da saúde.

****

Há uma proposta genérica de melhoria dos marcos jurídicos da educação. E uma outra – interessante – compatibilizando as renúncias fiscais, no orçamento público, com critérios de redução de desigualdades regionais e geração de emprego e renda.

***

No tema “equilíbrio fiscal”, são 13 medidas.

A primeira visa reformar a Lei de Licitações. Propõe também a implantação da Autoridade Fiscal Independente, de uma Lei de Responsabilidade das Estatais, visando maior transparência e profissionalização dos órgãos públicos; e a regulamentação do Conselho de Gestão Fiscal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outra proposta é a de uma emenda constitucional impedindo o governo federal de criar programas que gerem despesas a Estados, municípios e o Distrito Federal, sem a indicação das respectivas fontes de financiamento.

Há propostas de reforma gradual do PIS/Cofins, reforma do ICMS, a proposta de repatriação de recursos brasileiros no exterior não declarados ao Fiscos, e aumento do imposto sobre heranças de 2% a 4% para 25%, média mundial.

Há outras propostas mais temerárias, como a maior desvinculação da receita orçamentária, inclusive com um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para zerar o jogo, e “permitir melhor a gestão fiscal futura”. Qualquer flexibilização tem que garantir recursos mínimos para as áreas sociais. E preservar os Ministério sociais. Sua estrutura é pequena, similar a de uma secretaria. Mas o status de Ministério é essencial para conferir dimensão política na definição de políticas públicas transversais.

***

Finalmente, propõe ampliar a idade mínima para aposentadoria e o reajuste planejado dos servidores dos Três Poderes, para se ter uma “previsibilidade de médio e longo prazo dessas despesas”. As duas últimas propostas seguem a lógica brasiliense.

***

No tema “ambiente de negócios” são 9 propostas, algumas genéricas – como dar mais segurança jurídica aos contratos e aperfeiçoar o marco regulatório. Outras, mais específicas, como a criação de um mecanismo de “Avaliação de Impacto Regulatório” para monitorar as decisões das agências reguladoras.

Passa pelo tema da segurança jurídica dos trabalhadores terceirizados e envereda por outros bastante delicados: a implementação do marco jurídico do setor da mineração; revisão das terras costeiras “como forma de incentivar novos investimentos produtivos”; revisão da regulamentação das terras indígenas para “compatibiliza-las com as atividades produtivas” e simplificação do licenciamento ambiental para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

***

Há que se cuidar para não promover um desmonte de avanços sociais relevantes, especialmente nesses tempos bicudos do pior conservadorismo.

Luis Nassif

101 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ou este conjunto de propostas

    Ou este conjunto de propostas (independente do mérito delas) demonstra a total fraqueza e incompetência do atual governo, já que teve de ser apresentada por um Renan Calheiros da vida, ou foi uma jogada, e alguém do governo foi quem lhe entregou as propostas para ele fazer passar como sendo de sua autoria.

    1. Creio que veio dos

      Creio que veio dos empresários via Renan, como forma de barganhar o apoio ao governo. Não podemos esquecer que o programa do governo foi aprovado na eleição, logo o governo não teria que apresentar nada. Após a derrota, a oposição vem tentando de todas as formas desestabilizar, como sabemos, e uma delas é dizer que o governo não tem projeto. Tanto tem que querem tirá-lo de lá. A fraqueza do governo foi perder apoio político no Congresso e não tentar compensar essa perda com o apoio de quem lhe elegeu. Se fosse mais política, Dilma chamaria seus eleitores para pressionar o Congresso porque projeto ela tem e está dando andamento a eles. É só ver o programa de investimentos, de indução da economia sem perder o foco da diminuição da desigualdade, como é o caso do PRONAF. Não estou esquecendo que teve corte e teve break nos gastos do Estado, para os quais os governo ficou a dever explicação e que acabou sendo o mais divulgado.

      Renan é cobra muito bem criada; está tentando se cacifar como razoável diante do intratável Cunha, inclusive para descolar da imagem da Lava Jato. O Senado pode propor agendas, mas nem o governo e nem nós somos obrigados a aceitá-la. Claro que o governo vai negociar, pois precisa do apoio e de estabilidade. Agora, quem pensa que os direitos conquistados estão livres de serem cortados ou que apenas o PT é suficiente para garanti-los, está muito claro que não. A sociedade tem que ocupar seus espaços, pois na democracia não há vácuos de poder e isso não vale apenas para o governo. 

      A parcela da sociedade que vai para as ruas no dia 16 é “contra tudo o que está aí”, esse é o lema. Contra tudo envolve direitos de todo tipo também. Ou seja, a briga saiu da Praça dos Três Poderes; a briga não é apenas entre partidos, mas entre projetos de sociedade. Renan é apenas o velho porta-voz dos que têm acesso ao Poder de Estado.

    2. Tambem tou achando.

      Tambem tou achando.  Infelizmente nao sei o historico de Renan o suficiente mas tenho certeza que ele esta sendo fachada pras seguradoras com esse proposta sobre o SUS.

  2. Neutralizar “Tucanomoro” dispensaria o “Pacote Renan”.

    Parar o “Tucanomoro” deveria ser a prioridade econômica da Presidente. Ele, muito mais do que o Joaquim Levy é a causa da queda do PIB neste ano. E sua absurda condução da “Operação Lava-Jato” poderá ter conseqüências perenes muito graves como destruição das grandes empresas brasileiras de infraestrutura e desmonte da cadeia produtiva ao redor da Petrobrás.

    A cada dia, o “Tucanomoro” comete graves erros. Seria muito fácil tirar este incômodo do caminho caso tivéssemos ministro da Justiça.

    Aí, reside o problema. A Presidente Dilma já vai para 5 anos de mandato e o cargo de ministro da Justiça continua vago.

    Com o destravamento das grandes obras depois da remoção do “Tucanomoro”, o Pré-Sal e os grandes empreendimentos estatais como as novas plantas de energia e o “Minha Casa, Minha Vida” relançariam rapidamente a economia brasileira ao crescimento.

    Então, a popularidade da Presidente também voltaria e o abominável “pacote Renan” seria esquecido.

  3. A reforma é economica-política-institucional nmho
    De onde vem as propostas para se dar norte, rumo e estrela para o Brasil, não é relevante, o que realmente importa são as medidas a serem tomadas que tragam reais condições de identificarem, equacionarem e solverem os problemas e dificuldades das três áreas de forma simultânea, equilibradas e com qualidade.

    Na minha opinião a arquitetura institucional capaz desta proeza é uma análoga ao diamante, trazendo unidade, governabilidade e confiança ao governo da Dilma.

    Vontade política, querer é poder.

  4. Bode na sala
    O fim da gratuidade no SUS é o bode na sala. O resto, francamente, pode ser negociado.
    E tem que avisar ao EC que não se preocupe, pois quando as matérias chegarem à Câmara, ele já não estará lá…

    1. O fim da gratuidade é a ante-sala da PRIVATIZAÇÃO DO SUS

      E o projeto é antigo, da “larva” do Príncipe Fluoro-Hidro-Carbono (péssima resina e péssima gente – ambas tóxicas); Está associado ao desmonte das Operadoras de Saúde privadas e atende a interesses das Seguradoras Internacionais… Não é “bode na sala” não! Tem muito “café” nesse bule…

  5. Fica óbvio que o Calheiros é apenas o carteiro…

    E fica óbvio que, a destinatária, para evitar a queda, se agarra até a pregos ardendo.

    Triste e melancólico fim de um desgoverno que se deixou marcar por corrupção e incompetência.

    Morre assada a Dilma PresidentA e ressurge das cinzas a Dilma Marionete, com direito a sorriso puxando o fio da testa.

    Quem sabe agora vai…

  6. E a redução da taxa selic

    E a redução da taxa selic para níveis civilizados?! o governo Dilma dobrou a selic nos últimos anos, aumentando os gastos do governo em centenas de bilhões de reais!! se reduzir a selic em 4 pontos, a economia será de R$ 100 bilhões. Este deveria ser o VERDADEIRO AJUSTE FICAL.

      1. Vamos cair na real

        Não é questão de ter coragem. Os juros existem para atrair capital para financiar a dívida pública, que hoje já está próximo de absurdos 70% do PIB. Os juros são proporcionais ao risco do investimento, que nesse momento aos olhos do mercado é altíssimo. Baixar os juros sem baixar o risco acarretará em mais fuga de capital, aumento do dolar, mais inflação, e falta de dinheiro pra pagar os credores. Quem vai bancar nossa dívida? Resumindo, o país quebra. Não adianta fantasiar, e achar que a solução é muito simples, que baixando a selic a gente para de pagar juros sobra mais dinheiro e todo mundo fica feliz menos os bancos. Não funciona assim. Só existe uma coisa a fazer, reduzir o Risco Brasil, reconquistar a confiança do mercado, e com Dilma a frente vai ser bem difícl. Estamos pagando muito caro pra isso, centenas de bilhões por ano, só em juros.

  7. Fiquei arrepiado quanto ao

    Fiquei arrepiado quanto ao SUS. Se houver brechas em que se passa a pagar, aí vai ficar formalizado uma coisa que vem ocorrendo na surdina = um sus melhor pra quem tem dinheiro e um bem pior pra quem não tem. Seria uma ironia histórica que o sus possa começar a ser desmontado enquanto nos EUA, através da luta de Obama, comece o embrião de um sus nos estados unidos. 

  8. agenda positiva dos banqueiros

    o segundo mandato de Dilma nasceu moribundo, com a decisão de trair as forças que a conduziram a uma memorável vitória. e os eleitores que lutaram por Dilma nas ruas, em seus trabalhos e mesmo em suas casas e famílias, enfrentando conflitos e rupturas, foram jogados à brutalidade dos reacionários e fascistas, ao escárnio, aos xingamentos e ofensas.

    agora com a “agenda positiva dos banqueiros”, cai a última máscara deste governo e do lulismo: um governo da Direita, com a Direita e para a Direita.

    a mesma agenda que afundou a Grécia, e demais países europeus. a agenda internacional do desmonte das políticas sociais e do fim da democracia. a agenda da tirania financeira.

    este governo não tem salvação. condenou-se a si mesmo. é um governo amaldiçoado a não terminar seu mandato. ou de um jeito ou de outro.

    se já é impossível salvar o governo de si mesmo, resta indagar: como preservar as forças de Esquerda, incluindo também todo o campo progressista, do colapso que ameaça nos tragar a todos?

    .

    1. É a volta…

      …da Gaveta do Sr. Brindeiro! kkkkkkkkkkkkkkkk

       

      É rir pra não chorar!

       

      Janot fica pelo menos até 2019… Fácil!

       

      Confirmado: O PT governa como os outros.

  9. O noticiario mudou e muito, o

    O noticiario mudou e muito, o tom com Dilma.Não assisto a globo,mas o band news de manhã junto com o café com jornal.

    estão mostrando as falas dela,ontem fizeram questão de mostrar ela entregando casas no maranhão e o entusiamo da militancia durante o seu discusso.E hoje lembraram que ela reduziu  o valor da luz em 2012,para depois mencionarem o aumento desse ano e vincularam a estiagem, e mostraram ela discurssando sobre uma possivel redução e desligamento das Termos. Houve sim um acordaço,eu acredito que além de aceitar o programa do Renan rolou um alivio para ele,na questão do PGR.Mas Dilma não deve confiar nem por um instante nos mentores desse acordo.

    Mas que foi interessante deixar o Cunha com a broxa na mão foi!

  10. Sem alternativa

    Ou o governo aceita estas medidas propostas pelos conservadores ou elas serão tomadas com Temer ou Cunha na presidência! Eles enfraqueceram o quanto puderam o governo para tê-lo agora em mãos! E se o governo aceita vai ter que arcar com o custo eleitoral/social, enquanto que o restante faz papel de bonzinhos.. Só que não adianta colocar a culpa em Dilma, os 52 milhões de brasileiros que deram aval ao candidato Aécio, também fortaleceram a ala conservadora do congresso, da mídia, dos empresários! É uma conjuntura delicada e discursos belos e utópicos não servirão para enfrentar os graves problemas em que toda a sociedade brasileira se meteu e tem sua parcela de culpa!

  11. Incrivel!
    Nos piores momentos do governo da Dilma sempre toma decisao errada. Foi com a folha, com os industriais, com BNDES, com o inovacao, com 2013, com a petrobras, apos a eleicao, com os ministerios e numeros, com todas as interferencias economicas pontuais, com a politica no congresso, com o PT e com todos que apoiam.
    Agora eh o fim.
    Sem um programa economico e politico coloca a economia nos eixos do ministro do PSDB destruindo e acabando com tudo. Soh para ter uma ideia se este desenho que a midia, a oposicao e ela construiram fosse real a revolta popular ja tinha acontecido. Nao, mesmo assim fazendo estah merda na economia o Brasil esta ai, uma crise politica e a economia que ontem faziam gritos e coros, choros como criancas, hoje dizem q esta bem!
    Aceitar e receber um atestado de incompetente eh fogo. Sim esta recebendo um aval do nada para conseguir nada.
    Nao eh sangria mais a morte.
    Nao tem nada para fazer e nem pode destruir tudo comquistado para sua sobrevivencia vegetal.
    O povo nao vai perdoar senhora.
    Sai dessa!

  12. muito estranho …

    Renannão é aquele que estava praticamente liquidado e prestes a ser denunciado criminalmente pelo MPF  ? E agora de repente ressurge das cintas com força total ? Essa história está mal contada, tem alguma coisa por trás disso.

  13. A pauta bomba da do Dr.Marinho.

    Melhoria das contas públicas.

    Adoção do fator 85/95 para aposentadoria. 85 anos para mulheres e 95 anos para homens.

    Os seguradostes de morrerão antes de aposentarem

    Transformar o SUS em plano de saúde custeado pelos usuários.

    Isso gera econômia ao cofres governamentais garantindo recursos para pagamento dos juros.

     

    Melhoria do ambiente de negócios.

    Fim dos direitos trabalhistas e sindicais com a terceurzação de toda a força de trabalho.

    Fim dos estudos de impacto ambientais e das ações compensatórias.

    Redução de impostos e cintribuições federais tais PIS/Cofins

    Unificaação do ICMS pela alícota mais baixa.

    Isso garantiria redução de custos trabalhistas de de investimentos, aumeentando a lucratividade das empresas.

     

    Melhoria do ambiente financeiro.

    Agora que as contas secretas na Suíça e em outros paraíisos fiscais não são mais tão seguras, garantir o repatriamento dos recursos sem o pagamento dos impostos sonegados. 

     

    Melhoria do ambiente administrativo

    Criação do presidente de facto na figura da a Autoridade Fiscal Independente, no,nomeada diretamente pelo Meritíssimo Jornalista Doutor Roberto Marinho. Essa autoridade garantiria que o orçamento federal só investisse a arrecadação dos impostos em ações “relevantes para o crescimento do país”.

    As outras medidas propostas são “bodes na sala” colocadas para serem retirdas e aparentar que houve negociação.

    1. 85/95 não é idade. É a soma

      85/95 não é idade. É a soma da idade e o tempo de contribuição.Os 95, por exemplo, é para homem = 35 anos de contribuição + 60 anos de idade. Essa regra já é válida para os servidores públicos federais.

       

    2. “Os seguradostes de morrerão

      “Os seguradostes de morrerão antes de aposentarem”

      85/95 não quer dizer que as pessoas vão começar a receber a aposentadoria com essa idade.  Isso é a soma da idade com o tempo de contribuição.  Mulheres vão poder se aposentar, por ex., com 60 anos se tiverem contribuìdo por 25 anos. Completamente nomal. Ainda podem viver tranquilamente até aos 90 anos, o que hoje é muito normal, desfrutando portanto durante 30 anos de  sua aposentadoria.

      1. Prezados, liguem o módulo ironia e curtam o post.

        Após acabar de aprovar o fim do fator previdenciário e introduzir o fator 85/95, Renan propõem aumentar a idade para aposentadoria. Ora, isso é desfazer o que foi aprovado. Mas como eliminar o fator 85/95 sem parecer que se está fazendo isso.

        Simples, o fator 85/95 continua. Só que agora passa a ser 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. Antes disso não poderiam se aposentar.

        Os segurados morrreriam antes de começar a receber.

        Genial, seria o fim do defict da previdência.

    3. sem entrar no mérito. A

      sem entrar no mérito. A fórmula 85/95 não é idade para aposentadoria. Para se aposentar a SOMA do tempo de contribuição + idade para as mulheres deve dar 85 e para os homens 95. Por exemplo: uma mulher de 55 anos que contribui há 30 anos pode se aposentar.  

  14. muito estranho …

    Renannão é aquele que estava praticamente liquidado e prestes a ser denunciado criminalmente pelo MPF  ? E agora de repente ressurge das cintas com força total ? Essa história está mal contada, tem alguma coisa por trás disso.

  15. Momento crítico.

    Vivemos um momento de anomia política.

    O Executivo está acuado por insanos e corruptos do Legislativo.

    O Legislativo está acuado por processos do Judiciário

    O Judiciário está acuado por forças mobilizadoras da “opinião pública”

    A “opinião pública” é propriedade dos grupos de mídia.

    Os grupos de mídia estão aberto para negócios.

    Ou seja, no Brasil, hoje, manda quem pagar mais.

    1. E quem pode pagar mais é a Chevron & Cia

      E quem pode pagar mais é a Chevron & Cia

      E o corretor internacional de propinas pré-saleiras, com vasta experiência na privataria tucana, está em plena atividade no congresso dito brasileiro.

      Com apoio explícito do réu por propinas da Mendes Junior para manutenção de harém e com apoio explícito de Delcídio Amaral e outros vigaristas.

  16. Navalha…rsrsrsrs…

    Resultado de imagem para Renan e cunha

    “Não me convidaram
    Pra essa festa pobre
    Que os homens armaram pra me convencer
    A pagar sem ver
    Toda essa droga
    Que já vem malhada antes de eu nascer”

    1. A resposta pode ser…

      Ao invés de “mostrar a cara”, mostrar a “força”.

      Tá feia a coisa; Tipo “sequestro relâmpago”

      Vamos esperar a 2ª quinzena do mês…

  17. O PMDB assumiu o comando.

    Não é dificil de entender, enquanto o PT afunda na corrupção, Dilma descontrolada, apática, impopular e desgovernada e o PSDB sem rumo, O PMDB deu golpe silêncioso, que poucos perceberam, assim como sempre esteve no poder desde 1984, quer seja apoiando Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma, sem nunca se colocar na linha de frente, sem liderar, sempre no fundo das fotos e sem nunca pegar o ônus do comando. O vice vai a TV a diz que o País está sem rumo, sem comando e que a presidente não é uma lider e não será ela que irá tirar o País da lama…vem se apresentando como esse “lider” e seu partido a nova liderança salvadora. Cunha e Renan era do contra, ficaram mais do contra depois da Lava-jato e Cunha ficou ainda mais depois, mas ai a coisa muda, Renan é aliviado e passa a ser aliado, não do governo, mas sim do PMDB e do vice e ainda, vejam bem, Renan apresenta 28 pontos para ele e seu partido salvarem o Brasil. A que pontos chegamos…o fundo é bem mais fundo…roubar é ruim, mas combater a corrupção é ruim pq afunda o PIB…Presidente não governa, mas cassado e alvo da justiça mostra como sair da lama e é ovacionado pelo PT. Por favor, o último a sair do Brasil apague a luz…senão a bandeira vermelha aumenta.

  18. Tão estranha essa proposta do SUS

    O que ela significaria na prática?

    Na vida real, quem tem dinheiro, não passa nem na porta do SUS – o cara tem um plano de saúde e vai para a rede privada. Ou seja: chance de arrecadar um extra por meio do atendimento das classes A e B tende a zero.

    Então,… fica a pergunta: quais os valores de cobrança e para quais faixas de rendimentos? Quem vai pagar esse pixuleco extra? Será a tal da “nova classe média” que ganha menos de 500 dólares mês? Putz! Se for isso, é imoral demais, até para os padrões dilmísticos (que já não são muito altos).

    Vale lembrar: programa da base aliada também é do governo. Não tem essa de dedinho em riste e mãozinha na cintura, dizendo “isso não é da Dilma!” É sim – o PMDB é governo, é base aliada desde 2002. E é quem está garantindo que ela continue seus passeios ciclísticos em Brasilia – do contrário, ela já estaria em outro lugar, quem sabe na ciclo faixa do Haddad… 

    1. Não é verdade.
      Para diversos

      Não é verdade.

      Para diversos procedimentos mais caros, as classes A e B vão sim ao SUS em vários ocasiões.

      1. Os números são infimos

        Não é o suficiente para gerar o número que o Estado precisa.

        Continuo achando que essa proposta tem que ser melhor esclarecida. Que preços são esses e se destinarão a quais faixas de renda? 

      2. Debater com esse tipo de

        Debater com esse tipo de gente, Daniel, é perda de tempo. Agregam a ignorância com a má fé. 

        Conheço pessoas de classe média alta que se valem do SUS. Na maioria dos casos para doenças raras e cânceres. 

        È claro que eles não vão enfrentar  filas atrás de consultas e/ou procedimentos simples. 

  19. uma iniciativa/agenda

    uma iniciativa/agenda proativa deveria ser do executivo, mas melhor que haja alguma para início de conversa.

    sobre o SUS, um arranjo jurídico-politico-institucional fruto de árduas lutas desde os 70s, não há que procurar “soldados graduados”: o SUS tem que ser “imexível”. seu modelo/arcabouço serve inclusive para a assistência social e para a segurança pública. a participação social, uma das três diretrizes (descentralização e atendimento integral, as outras duas) é a perna manca e caso funcionasse a contento, não teríamos tantos problemas, afinal os conselhos têm poder de ingerência. o que assistimos é a cooptação dos membros, um verdadeiro imbroglio promovido principalmente pelos prefeitos que embaralham as cartas. como é possível que denúncias de desvios apareçam aqui e alí senão pela desídia/despreparo dos conselheiros? (ver, por exemplo, resolução conselho nacional saude 453.)

    que fique registrado: proposta de desmonte como esta sugerida encetará uma reação de muitos e servirá para chamar atenção (lado positivo) para o que realmente é o maior plano de saude do mundo (quiçá o melhor!). que a sociedade assuma o SUS como seu.

  20. “Carta ao Brasileiros” da Dilma

    Ao que tudo indica, esse pacote é a “Carta ao Brasileiros” do governo Dilma.

    Como a anterior, que Lula assinou, tem o caráter de “pedágio” ou “chantagem velada” da oligarquia contra os proletários que OUSARAM vencer (pela oitava vez seguida) as eleições. Tipo: “Não vai ter golpe, não vai ter Cunha, MAS o preço…”

    Há pontos bem interessantes e algumas rotoeiras.

    Contudo – o essencial – é que não menciona o que é essencial para mudar o Brasil de vez: juros da dívida; taxação de grandes fortunas; taxação do lucro dos bancos; regulação da mídia.

    Ahh… e nem chega perto da PEC “Pré-Sal-Caracu” do Senador Serra (os americanos entram com a cara e o povo brasileiro com o resto).

  21. O sr, sempre apocalíptico !!

    Eita, sr. Nassif, sempre apocalíptico. Será que Dilma ira interpretar bem o pacote, ou, será seu fim!!!

    E se for seu fim, o sr. preve “reboliço nas casas legislativas, desordem nas ruas, luta pelos  “nacos” tão suculentos do poder,e ficar mantido  o “status quo” ou, vamos crescer como povo e fazer essa transição bem ordenada?

    Uma vez, ouvi de um sábio :” Filho, as vezes, precisamos mundar para que tudo continue na mesma”.

    Ouço dizer, há várias décadas, que o mundo vai acabar a qualquer momento “” Será que chegou a hora?

    O momento de maior tensão foi na virada do século!!! Ufa, os “Maias só estão brincando de cachangá !!!

    Será que não seria o caso, da mídia séria como e o caso de V.Sas, chamar as falas  os setores  fortes e organbizados da sociedade, para pressionar uma mudança de verdade?

    Entendo que a sua função e comentar e analizar os fatos !! , claro.

    À proposito, a OAB, sempre omissa, se manifestou forte com uma atitude racista, não sei onde e nem contra quem !!!

     

  22. Troca troca…

    Vejamos: Renan troca o apoio ao planalto pelo não-indiciamento por Janot, que o troca por sua recondução ao cargo pelo… planalto e senado.

    É. Faz sentido.

  23. 24 x 7

    Se Dilma aceitar o fim da gratuidade no SUS, é o fim do governo de esquerda no Brasil 

    Vigília 24 horas por dia, 7 dias na semana. 

     

     

     

    1. Nada disso…

      Se algum segurado de plano de saúde privado utilizar o sisema SUS…..fatura neles !!

      Igualzinho a  rede conveniada de cada um !!

      Nada  de empurrar a  conta prá viúva !!

      1. SUS de rico e SUS de pobre. É isso?

        Se mudar a base fundamental do SUS, Mestre Carpina, o SUS passará a reproduzir a lógica perversa do capital:

        quem tem dinheiro, seria bem atendido,quem não tem, que se foda-se na fila. 

        Bacana, né?

         

         

         

      2. Explica melhor
        Porque não entendi. Se eu tenho plano privado, eu não preciso pagar pelo SUS, exceto se eu usar? Que bacana; diz aí onde eu que ir para parar com o desconto no meu salário.

  24. SUS para todos

    A gestão do SUS é compartilhada pelos entes federados. Qualquer ajuste passaria obrigatoriamente pela aplicação de Lei de Responsabilidade Sanitária, chamando todos os gestores a cumprirem sua parte. Não sei a quantas anda a tramitação desse projeto no Congresso. O Governo Federal repassa recursos financeiros para estados e municípios, mas os gestores locais podem fazer desastres no SUS. Isso precisa ser dito com clareza à população, sobretudo porque em 2016 candidatos a prefeitos e vereadores poderão fazer média com o eleitorado fornecendo remédios e serviços no SUS até para quem tem plano privado de saúde, sem exigir o ressarcimento ao SUS pelos planos. Que tal discutir a federalização da saúde e educação para se criar um padrão nacional de serviços?

  25. Uma medida o governo Dilma,

    Uma medida o governo Dilma, que toma decisões no ritmo de Zzzzzzzzzzzzzzzzz é Eduardo Cardoso vai resolver de imediato. Entregar as terras indígenas. Ela e o Lula fizeram muito pouco pelos indios e não vai ser agora, ja que os indios que não tem poder de voto e nem poder político, que não vão ser “massacrados” novamente. Massacrados porque a terra tem um outro significado para as nações indígenas e sem a terra se transformam nos “molambos” que vemos especialmente no Norte e Nordeste do país.

    Sou contra o impeachment, mas a Dilma tem uma credibilidade comigo… Por falar nisso: quando será que o Ministério da Igualdade Racial terá um ministro indígena? Ah! Esqueci. Indio não tem título de eleitor.

     

  26. Dilma sai e tudo se modifica.

    Primeiro Dilma renúncia, depois se entende detalhadamente o que significa esta proposta. Com Dilma no poder e o aparelhamento continuo do Estado é impossível que qualquer proposta siga adiante. De nada adianta um agenda positiva se este governo continua gastando rios de dinheiro com benesses para manter aliados no poder. Reduzir ministérios nem pensar, né? Olha é o seguinte: Não se faz tratos com quem delepidou o patrimônio público e continua se fazendo de inocente. Dilma sai e tudo se modifica.

    1. Dilma fica e governa.

      Quem dilapidou o patrimonio publico foi Fernando Henrique Cardoso, quando vendeu as estatais e preço de banana e enriqueceu meia duzia de apaniguados. Dilma fica, e esta governando. Foi eleita com 53 milhões de votos.  Redução de ministerios é conversa de idiotas. Como se reduzir ministerios fosse reduzir, automaticamente, as despesas.  Que tal acabar com as “pautas bombas”  tipo equiparação salarial  de pessoal da AGU, delegados da PF e procuradores? E que  tal o aumento do pessoal de judiciário em 78%??  Nesse momento cada um procura tirar sua casquinha, e é seguido pelo côro dos insensatos e irresponsáveis.

      1. Dilma fica e governa

        Em relação a pauta bomba com certeza você tem razão, porém em relação a estatais melhor não te-las, visto o exemplo da petrobras que serviu de banco para os corruptos. Quanto aos ministérios também é óbvio que deveriam haver no máximo 20, também deveriam ser afastados os mais de 100.000 funcionarios apadrinhados com salarios bem acima da media brasileira.Quanto a permanencia de Dilma discordo totalmente, ela não tem condição nenhuma de gerir o Brasil, pois não tem capacidade, ela no mínimo foi omissa em relação a corrupção gigantesca que se alastrou pelas estatais. Outro fato é que ela fez exatamente o contrário do seu discurso de campanha, como responder a isto? O próprio Lula afirmou que ela mentiu, e isto é fato.

        1. Fato uma ova

          E você lá sabe o que Lula disse? A proposito, boa mesmo é a Sabesp, que deixou o povo de São Paulo sem água, mas promove gordos rendimentos para seus acionistas. isso é que é bom …  

        2. Eterna discussão entre a

          Eterna discussão entre a empresa privada e a empresa pública! Recomendo ler um autor americano chamado Paul Kennedy. Não tem nada a ver com a família conhecida. Resumo do pensamento dele: nem toda empresa privada é boa e nem toda empresa pública é ruim. Sempre dependerão de como são admnistradas.

    2. Maria Silva

      O troll coxinha antônio barbosa, Não está falando que dilapidou o patrimônio público, e sim “delepidou”. O que será que isso significa?

  27. O cenário se de risco ou

    O cenário se de risco ou oportuno,  dependerá da posição no ranking de prioridades para votação de alguns tópicos, como por exemplo, a taxação sobre heranças e  a revisão de terras costeiras.

  28. Dica para aprovar qualquer coisa.

    É só tacar a palavra “social” na frente de cada uma das propostas.

    Fica bonito, parece uma coisa para o bem de todos e cai bem entre os artistas e os socialistas e social democratas vão aprovar sem nem entender direito do que se trata ou quais os efeitos. E quando alguém for contra, o coro do “você não se importa com o povo” ou “neoliberal” vai cala qualquer argumento mais sério – ainda que este venha de alguma mente absolutamente não liberal. 

     

  29. ESTE CARA SOU EU

    Michel Temer, homem de discurso refinado e desesperador, vislumbrou  uma oportunidade de se promover com o discurso de Salvador da Pátria, convocando o país para uma composição de forças frente a uma crise que até então ele não admitia. Como Lula, tratava a crise econômica e política, como uma “Marolinha”.

    Mas como ficou só no discurso e, teve que dar explicações que apesar de sua má intenção ter dito à todos que o colocaram na parede, que estava imbuído d boas intenções somente para colaborar com a Dilma, ou seja; mostrar a ela que não tem a capacidade de tirar o país da crise que ela mesma colocou, não apresentou nenhuma proposta e, não apontou o caminho.

    Daí surgiu Renan Calheiros, o “Salvador da Pátria”. Homem sensato, “Honesto de vida iliba”, seu nome na lista dos denunciados pela Operação Lava Jato,  é uma mera injustiça, com as suas 28 proposta, com abertura para sugestões e críticas. Diferentemente  da dupla Presidente e Vice-presidente, respectivamente Dilma e Temer, Renan mostrou um documento-proposta com conteúdo. Isso, para um bom entendedor, é uma clara declaração, que a dupla encimada, não tem capacidade de governar este país. Renan escancarou a porta para instalação do tão comentado impeachment.

    Vamos ver o resultado dos reflexos da passeata do dia 16.

  30. Estranho meter o sus nessa cumbuca.

    Estranho meter o SUS nessa cumbuca. A quem interessa acabar com a gratuidade do SUS? Aos planos de saude? Ao setor privado? E o que eles esperam ganhar com isso? O proximo passo seria o fim da gratuidade nas universidades publicas … 

      1. 1º O SUS está na

        1º O SUS está na Constituição.

        2º Todos pagamos impostos. Nada é de graça.

        3º Todos podemos escolher se queremos médico particular, conveniado ou SUS.

        4º Os convênios cobram e não oferecem o que prometem.

      2. Aqui não é primeiro mundo

        No primeiro mundo quase não existem pobres e miseráveis. Pobre, nesses países, são pessoas cuja renda é de cerca de 4 mil dólares. Mesmo assim, o estado mantém assistência de saúde gratuita ou subsidiada, tanto aos pobres, quanto aos ricos. Então, como cobrar participação de quem mal consegue manter as contas em dia, numa situação de subconsumo e alta carga tributária, como no Brasil?

         

  31. Não vejo um pingo de

    Não vejo um pingo de sinceridade nesse “pacote”. O ponto central da ação é somente desviar o foco da discussão do impeachment legal deste desgoverno para vários assuntos importantes e/ou polêmicos. Assim ganha-se tempo, e tudo continua na mesma… ou seja, quem “parte e reparte o bolo, continuará com a melhor parte”. E todos lá, entendem dessa arte… E os programas sociais são somente migalhas para ganhar o apoio dos que sonham chegar lá.

  32. BIZARRO

    Perái. Eu sempre pensei que as propostas para o país fossem elaboradas pela presidente e seus acessores. quer dizer que agora ela passou tal incumbência ao legislativo? isso nada mais é reconhecer o próprio fracasso.

  33. BIZARRO

    peraí!!! eu sempre pensei que a responsabilidade pela elaboração e condução de propostas para o país fosse da presidente e seus ministros (inúmeros). agora ela passa essa incumbência para o presidente do senado. isso nada mais é que admitir o próprio fracasso.

  34. O que interessa é: quando acabamos com esse PT?

    Esta “agenda” não é mais do que uma nova enganação do PT para passar o tempo.

    É tão infantil quanto pífia. A maior parte das medidas tenta regrar assuntos burocráticos dispensáveis. De resto, nada de importante se apresenta.

    Quando ao personagem Renan, me parece alguém que diz qualquer coisa, ou que faz qualquer coisa, desde que a ordem venha de cima, não importa quem ou a qual tendência pertence. É um indivíduo a ser usado, nada mais.

    Qualquer proposta de medida que não venha de encontro à redução de carga tributária (ou de contribuições) vai acabar em nada. O governo se recusa a entender que A SOCIEDADE NÃO CONSEGUE MAIS BANCAR O ESTILO DE GOVERNO POPULISTA DO PT. Acabou a festa. Não há mais dinheiro.

    De nada adianta ficar embrulhando a opinião pública com mudanças espúrias de leis e de regras. O assistencialismo está definitivamente comprometido. Não haverá mais casas com financiamento a perder de vista, nem financiamento para estudantes que nem se sabe se vão terminar o curso, nem saúde gratuita para toda a população, nem desenvolvimento de infraestrutura nos estados do nordeste para valorizar terras de políticos, nem empréstimos do BNDES para empresários vigaristas, nem financiamentos para investimentos em Cuba, chega, isto acabou!

    Chega de enrolação. Chega de PT. Polícia e cadeia para políticos corruptos e fora Dilma. O PT teve sua chance de mostrar a que veio, e mostrou: um governo de criminosos e corruptos. E Dilma vai sair, não porque é mulher, mas porque é incompetente e mentirosa. Lula será investigado, oxalá preso, condenado à duras penas.

    Ontem soube que tentaram fazê-lo ministro para blindá-lo das investigações, inserindo na reforma ministerial para redução de ministérios uma “necessidade” de sua nomeação. Ora… veja-se se isto não é o cúmulo!

    Sabe, às vezes chego a duvidar que deixarão o governo nas normas da lei se for decidido o impedimento. É bem capaz de tentarem um golpe com ajuda de forças militares para permanecerem no poder. Cara de pau para isso eles tem. 

    1. Ai… ai…ai…ai… seu

      Ai… ai…ai…ai… seu Jarbas (ou Antenor?)… esqueceu de tomar o remédinho hoje?… carminha cumpade…assim cê num guenta inté domingo.

    2. Este PT…

      O PT ainda vai acabar matando seus adversários do coração.

      Ódio mata sabia?

      É melhor tomar o remedinho e se acalmar, para viver bem em uma democracia tem que saber respeitar a decisão da maioria senão morre de infarto.

    3. Chega de vocês!!!

      Pois bem!!!

      Embora eu saiba que tú não se chama Jarbas, e que teu post é fruto das horas pagas pelos governos tucanos aos inuteis que não conseguiram trabalhar em nada, mas têm uma escrita meia-boca, e abrigam-se em ong’s  ditas “culturais”, vou lhe responder. Para que, aproveitando o gancho dado por ti, eu possa exclarecer algumas coisas.

      No geral, o “Modus Operandi” de vocês é o seguinte:

      Acusar o PT de fazer ou pretender fazer o que vocês de fato fazem ou pretendem,

      Assim:

      Quando citicam os empréstios do BNDES, na verdade, querem impedir o crescimento das empresas nacionais;

      Quando criticam o “Minha Casa, Minha Vida”, querem a volta do círculo vicioso da favelização urbana, onde angariavam seus votos com cestas básicas e favores;

      Todo governo que defende os interesses do povo e dá rumo ao país, é chamado de populista. Ora, a primeira regra da constituição é: “todo poder emana do povo, pelo povo, para o povo” O que governa para o povo, então, está correto.

      Renan está sendo usado, mesmo, pelos teus patrôes. Após pressionarem e encurralarem o governo popular através da mídia, pelo Cunha, pelo próprio Renan, pela ignorância do povo, manipulado pelas palavras de crápulas como você, pelo judiciário corrupto.

      Renan não têm cabaça de fato para apresentar esta “agenda”, e tuas palavras confirmam minha intuição. Vocês sempre acusam o PT daquilo que estão fazendo. Esta agenda é um retrocesso nas conquistas trabalhistas, por isso precisam pressionar, encurralar tanto o governo, para que vocês consigam fazer com que o PT implemente estas barbaridades, e pague o custo político das aberrações neoliberais.

      Tenho plena convicção de que a semente do “Lula Ministro” foi jogada por vocês, para terem o quê repercutirem, e assim desfilarem seu discurso fracassado usando o nome do Estadista em Vão.

      Também, para confirmar o que afirmo, citas manipulação da “Opinião Pública”, provando que de fato é este teu interesse em tuas previsíveis linhas.

      “Assistencialismo”!!!! Falas disso como se fosse um defeito em uma administração; quanta pobreza de hombridade, humanidade, honradez, altruísmo. A conotação pejorativa que dá ao termo, em forma de crítica ao ato estratégico de grande nação, em preparar seus cidadãos para interagirem num país com condições de se tornar potência mundial é para ti assistencialismo? Se fosse, qual o problema nisso?

      Para desenvolvermos nossas potencialidades,precisamos de um povo nutrido, saudável, estudado, treinado. O povo que temos é o nosso,  é este que o PT assistiu, como tú diz, que vai operar o país. Temos que assitir muito mais, nos próximos anos, para lhes dar condições, assim os filhos dos pobres vão se tornar de classe média, que vai trabalhar, produzir, e nos levar à condição de justiça social.

      Como percebes estas possibilidades, precisas assustar os incautos, e avivar as chamas dos mais incautos, falando em golpes, militares ou não. e chaga a acusar as forças armadas, que de fato poderiam ficar do lado da nação desta vez,  pois dpois que deixaram o poder, só tiveram respeito e investimento com o governo que “assiste” seus cidadãos, até os militares.

      Colocando-me sempre à disposição, desde já, agradeço;

      João Teodoro.

       

  35. O Renan age como aqueles

    O Renan age como aqueles médicos anestesistas que esperam as mulheres optantes por parto normal estarem no maior pico da dor para lhes oferecer uma cesáriana.

    Cobrar por atendimento do SUS é desviar sua finalidade.

    Vou chamar a Mônica para dar um jeito nele.

  36. Alguns pontos do pacote de

    Alguns pontos do pacote de Renan Calheiros parecem bons, mas a presidenta tem que examinar cuidadosamente as propostas. Dilma tem que ter muito cuidado para não perder a chance de ter a vitória dessa vez.

  37. NO SUFOCO, JACARÉ SERVE DE TOCO

    Este governo está tão perdido que qualquer proposta, vindo de onde vier, vira “tábua de salvação”.

    Isto mostra que tudo que tentaram implementar, deram com os burros n’água, e aí, alguém vem com um papel cheio de teorias sobre “salvação” político/econômico/social e se torna o centro do poder no País. Se não fosse cômico seria trágico, ou vice-e-verso!

    Olha só o que foram desenterrar: José Sarney, Lula, Renan Calheiros (MEU DEUS!!!!).

    Afinal, o que esse Lula tem a ver com o Planalto, com o Congresso e com os assuntos de governabilidade do País?

    A minha impressão é a seguinte: Se o governo afundar de vez, ele afunda junto e leva o PT com eles. Assim, adeus aspirações para 2018.

    Está valendo até usar dinheiro público para financiar caravana de “MARGARIDAS”?????

    Caixa Econômica e BNDES deram milhões para essas senhorinhas aí irem protestar contra Eduardo Cunha, em Brasília??? Alguém tem que investigar essa “ciranda” com nosso dinheiro…

    Eles estão em DESESPERO DE CAUSA. Essa é a verdade.

    1. Qua! Qua! Qua!

       Do Toco.

      E na topada anda*

      Desespero foi a “bomba” que iam soltar no Lula e cai no colo destes seus corruptos e moralistas!

      Mulheres do campo, você não sabe o que eh isto!

      Não existe causa menino existe brasileiro! Ha! Meninos não se importam em gastar e sim com o gasto com o social.

      Ser o governo afundar e levar o PT, meninos boiam né, sabe pq m@#$%^&* não afunda!

      E outra para menino, escuta baixinho, este movimento das “margaridas” não é de agora, do hoje, leia mais historia do Brasil e escute mais a velha guarda também fora da varanda e das suas panelas.

      kkk a bomba caiu no colo do Cunha!

      Fora cunha, fora cunha!

      Qua!qua!qua!

      Quem está no desespero são vocês e vamos a rua nos encontrar!

      Não vamos morrer na praia!

      *

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=nr7i8eWOYXM%5D

  38. AGORA ENTENDÍ MELHOR ESSA

    AGORA ENTENDÍ MELHOR ESSA AGENDA BRASIL OU SERIA “AGENDA P EMPRESÁRIO$$$$”

      QUANTO À PROPOSTA SOBRE O SUS,SÓ IRIAM OFICIALIZAR O Q JÁ OCORRE

         VIDE NO HOSPITAL SP!!!!!VALEEEU PELO ESPAÇO DEMOCRÁTICO AQUI!!!!!!!!!

  39. Festa estranha com gente esquisita…

    Tô falando do Blog. 

    As vezes entro num Post, como este aqui, e me deparo com comentaristas mui estranhos…saídos das páginas amarelas do esgoto. Cadê o pessoal a que eu estava acostumado?

    1. Eu não ganho nada para fazer

      Eu não ganho nada para fazer o que gosto.

      E você se preocupa com isso para ganhar dinheiro?

      Conte nos como é sua moral.

  40. Nossinha! tem gente que

    Nossinha! tem gente que envergonha! Não sabem nada do Brasil!!!!!! Eu rio ou choro? A ignorância sempre foi a porta para os oportunistas antidemocraticos abrirem o chiqueiro e sairem lascando no lombo dos que sabem nada, não entendem nada, nem sobre o  movimento das margadas a criatura está informada!. Eta ignorância vergonhosa!  Se não sabe, não entende e nem se interessa em saber, fique quieto porque os oportunistas necessitam dos ignorantes para terem seus desejos realizados e acabam oferecendo capim como  alimento. A mídia sempre disse que necessitava de asnos para ter poder. Não sou eu que estou dizendo, a própria mídia, no seu submundo, diz isso. Tenho orgulho de nunca ter sido esse asno que a imprensa diz necessitar para defender seus próprios e podres interesses e SEMPRE contra o cidadão e meu país..

  41. Há uma luz no meio do túnel

    Há uma luz no meio do túnel do tempo para o passo número um do governo: aprovar o ajuste fiscal para o mercado financeiro.

    O Congresso recebeu o sinal exterior e foi, através de Renan, procurar fazer as reformas com a luz temporal da Selic; se não as fizer o TCU prorrogou só mais 15 dias de plantão para avaliar as pedaladas.

    Marco Aurélio e Eduardo Cunha estão esperando o PMDB de Temer desembocar no final do túnel, porém, quando as reformas passarem o sinal vermelho fecha, e o governo não poderá dar o passo seguinte, porque a crise vai se aprofundar com os parlamentares do PMDB denunciados pela Lava Jato. 

    Subtamente o povo vai entender que foi enganado mais uma vez por Dilma, sem perguntar quem está por trás da trama – e a mídia convense o congresso do impeachment; desta vez, parte do PMDB insurge.

    O Reino mercado financeiro, que prende o país no subterrâneo da terra, é invisível; ele é assim como não posso ver os meus pensamentos, mas os possuo. 

  42. prá que golpe?

    enquanto os fanáticos lulistas e governistas se debatem contra o histerismo golpista, o golpe já foi dado:

    1. Levy se reúne com os companheiros para discutir a “Agenda Brasil para os banqueiros”;

    2. Câmara aprova em segunda sessão a privatização das campanhas eleitorais via financiamento empresarial;

    3. Câmara tipifica como terrorismo os movimentos sociais;

    golpe? prá que golpe! basta de intermediários, Joaquim Levy na Presidência!

    a tirania financeira abre suas enormes asas negras sobre nós…

    quem são os vândalos e baderneiros? quem são os terroristas?

    ao invés de acusarem confortavelmente e cinicamente no ambiente virtual uma heróica juventude que resiste nas ruas a implantação da tirania financeira, ainda dá tempo de se juntarem aos que habitam o deserto do real.

    golpe se combate é nas ruas!

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=AWxTLoiXg0g&feature=youtu.be%5D

    .

  43. A democracia – sem tempo e

    A democracia – sem tempo e sem limite – nunca será o poder das coisas e das pessoas existirem como categoria real, mas legitimou os porta-vozes da crise, a integridade dos corruptos, e se tornou dependente da equação da reforma fiscal em que os danos colaterais das classes exploradas superam os benefícios para os exploradores das nações.  

    Nossa democracia, quando o político sabe que não é ele que vai liderar o governo, o sistema dissolutamente faz a desconexão social, e o antes playboy cai na real que era apenas mais um intermediário do mercado financeiro, porque a substância econômica das coisas carece de rejeições maiores para se aumentar na batalha das circunstâncias imprevisíveis.

    Da mesma forma, o “valor” da própria democracia não pode fluir livremente como substância na cabeça dos políticos eleitos, porque o segredo dos exploradores é ter a relação marginal das classes sociais – para decidirem o que quiserem da liberdade, em razão de nenhuma palavra se usar para corrigir a sua totalidade.

    A nossa liberdade termina no voto, e outros farão aquilo que nós devemos tomar emprestado.

    Podemos supor que democracia significa chamar para si as coisas que são certas, como se já não fossem, para serem imediatamente mudadas sob a direção do capitalismo. 

  44. Único político honesto

    “Lendo essa maravilha de relatório administrativo (na verdade isso é uma belíssima peça literária!) percebo, quase supreso, quase surpreso, que o Brasil já teve um único político honesto, esse Graça que é uma graça de homem público, literato, pensador, e cidadão do mundo. Que diferença de hoje em dia hein?”

    Calma pessoal, estamos a citar um comentário sobre o relatório de um prefeito alagoano, de Palmeiras dos ìndios, em 1930:

    http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/relatorio-da-prefeitura-municipal-de-palmeira-dos-indios-1930

    Boas leituras!

     

  45. Baixar dois pontos

    Baixar dois pontos percentuais na taxa de juros básica e taxar em 2% as grandes fortunas já bastariam para sairmos do sufoco. 

  46. O PT começou a entregar as
    O PT começou a entregar as suas bandeiras na “carta ao povo brasileiro”, de Lula. Essa entrega ficou mais clara com a escolha de Levi para o ministério.
    Também está ficando clara a relação do PMDB como partido determinante das decisões no país.

  47. O PT se afundou quando optou
    O PT se afundou quando optou por trocar sua ideologia pelo pragmatismo.
    Pragmatismo que torna uns iguais aos outros.
    Ou seja, o PT tomando as medidas pedidas pelo mercado e anunciadas pelo PSDB e ainda assim sendo bombardeado pela mídia e o resto da oposição.
    Triste implosão.

  48. Nassif,
    Conversa mole pra
    Nassif,

    Conversa mole pra boi dormir. Tive sono ao ler o que esqreveu.

    Você nunca entendeu os princípios fundamentais do Estado.

    Passará o restante sem o entender.

    1. Princípios Fundamentais do Estado, by Cavalo Manso

      Meu querido Cavalo Manso, seja altruístico e brinde a Humanidade com a enumeração dos “princípios fundamentais do Estado” e, claro, com uma explicação didática do que cada um deles é, pois nem todos têm a impressionante capacidade intelectual com que a Natureza o dotou, sábio. Por toda a Eternidade o Universo lhe será grato, e tenho certeza de que nada mais será como antes, aqui e mesmo em outras galáxias, após sua transcendental explicação.

  49. Parafraseando: é melhor um

    Parafraseando: é melhor um malfeitor na mão do que dois voando.

    Seria cômico se não fosse trágico! Isso é política.

  50. A Dilma chegará ao fim do seu
    A Dilma chegará ao fim do seu mandato.

    Embora seja vergonhoso ter que mencionar tal fato.

    O problema é com qual peso chegará ao fim.

    E com qual peso consegue implementar reformar de Estado.

    Estado, Nassif, que diz respeito ao muito longo passo no sentindo da civilizacao.

    A esquerda falhou.

    E falará o juízo crítico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador