Os diálogos para extinguir o visto entre Brasil e EUA

Da Época

Brasil e EUA criam grupo de trabalho para acabar com exigência de vistos

Os governos de Brasil e Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (11) que vão criar um grupo de trabalho para avaliar medidas que levem ao fim da necessidade do visto de entrada nos dois países.

O grupo foi criado pelo ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e pela secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano. O objetivo é propor medidas para que cidadãos dos Estados Unidos e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto de entrada.

Segundo o Blog do Planalto, o grupo de trabalho é um dos resultados da viagem da presidente Dilma Rousseff a Washington em abril deste ano.

Naquela ocasião, Dilma e Obama divulgaram comunicado conjunto em que “se comprometeram a trabalhar em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto”. A primeira reunião do grupo deverá ser realizada em Washington até novembro deste ano.

Desde o início do ano, o governo americano vem apresentando medidas para facilitar a entrada de turistas brasileiros nos EUA. Em janeiro, o presidente Barack Obama disse, em discurso na Disney, que iria diminuir os entraves aos brasileiros. Em abril, os EUA abriram consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre, e criaram um sistema de pedido de vistos pela internet.

Bruno Calixto

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador