Para 52%, Bolsonaro não é culpado pelas mortes da pandemia

A imagem do político ocorre enquanto o mandatário segue menosprezando a pandemia no Brasil, que já matou mais 181 mil brasileiros

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Jornal GGN – Para 52% da população, o descaso do presidente Jair Bolsonaro não é responsável pelo desastroso cenário da pandemia no Brasil, que ocasionou mais de 181 mil mortes por Covid-19. É o que mostra pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda (14).

Mais especificamente, a pergunta feita à parcela representativa dos brasileiros, os 2.016 entrevistados, foi se Bolsonaro é o culpado pelas mortes na pandemia. A maioria, 52%, considerou que não. Mas outros 46% enxergam alguma ou toda a responsabilidade no presidente.

Porque 38% apontou Jair Bolsonaro como “um dos culpados, mas não o principal” e uma minoria de 8% vê o presidente da República como o principal culpado.

A imagem do político ocorre enquanto o mandatário segue menosprezando a pandemia no Brasil, que já matou mais de 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo, chegando a chamar a doença de “gripezinha” e, mais recentemente, em pleno novo aumento do número de casos com a segunda onda, afirmar que estamos “vivendo um finalzinho de pandemia”.

A mesma pesquisa, feita em agosto, indicava que 47% diziam que Bolsonaro não tinha culpa nenhuma. Agora, são 52%.

Por outro lado, o Instituto Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre a imagem do chefe do Executivo. E a maior porcentagem critica a atuação do mandatário frente ao combate do coronavírus: 42%. Outros 30% avaliam como “ótima ou boa” e 27% enxerga como “regular”.

Ainda, a maioria dos consultados, 53%, acredita que o país “não fez o que era necessário para evitar esse número de mortes”. De forma chamativa, contudo a outra metade da população ou acredita que “nada que o país fizesse evitaria esse número de mortes” ou que o país “fez o que era necessário para tentar evitar esse número de mortes”, ficando ambas interpretações divididas em 22% cada uma.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora