Centro de São Paulo será palco de um jogo para detetives

Do Centro de Referências em Educação Integral

“Caminhar pelos segredos escondidos da cidade. Uma série de desafios vão testar seus conhecimentos e habilidades de detetive.Um jogo pra se jogar a pé.” Este é o mote da iniciativa promovida pelo Portal Aprendiz, da Associação Cidade Escola Aprendiz, para a Virada Educação, movimento que reunirá mais de 50 atividades educativas no próximo sábado (17/5) na região central de São Paulo.

enigma centro

A proposta tem como objetivo convidar crianças, jovens e adultos a olhar coletivamente para a história, cultura e relações que se estabelecem na cidade. Por meio de uma série de missões, os participantes percorrerão uma trilha que revela causos, histórias e até mistérios sobre a capital paulista.

Para encorajar diferentes olhares para a região, o grupo realizará duas rotas diferentes. Uma na parte da manhã (das 11h às 13 h) e uma no período vespertino (das 14h às 16h). Os participantes poderão caminhar pelos dois percursos – e ainda, nos intervalos, aproveitar as demais atividades oferecidas no dia. O ponto de encontro para ambas atividades será a Escola Estadual Caetano de Campos, localizada na Rua João Guimarães Rosa, 111.

Podem participar crianças acompanhadas de responsáveis, adolescentes, jovens e adultos. Segundo os organizadores, recomenda-se o uso de roupas confortáveis e tênis, levar uma garrafinha com água e, se chover, um guarda-chuva.

Virada Educação e a aprendizagem no território

A Virada Educação, que terá início a partir das 9h, na Praça Roosevelt, contemplará uma série de atividades que mostram como a educação pode extrapolar os muros da escola, fazendo de toda a cidade um espaço educador.

Segundo um dos organizadores e integrante do Movimento Entusiasmo, André Gravatá, o evento surgiu da necessidade de fazer uma conexão entre a escola e o território. “Como fazer a cidade respirar educação com mais força? Para isso, precisamos consolidar uma comunidade de aprendizagem no território”, defende.

Todas as ações educativas são gratuitas e estão divididas em quatro categorias (Diálogos, Exibições, Trilhas e oficinas e Intervenções). Até agora, mais de 30 atividades foram inscritas para o evento, que deve terminar às 17h.

Ocupar a cidade

De acordo com Gravatá, essas atividades não foram propostas apenas pelos organizadores, mas a partir da demanda de alunos das escolas públicas localizadas na região, que cederão seus espaços para o evento, assim como o grupo teatral Os Satyros.

“A partir do momento que as pessoas estiverem na praça, elas poderão aproveitar o evento sem pegar nenhum transporte”, enfatiza, lembrando que as distâncias entre as atividades poderão ser percorridas a pé. “Teremos a sensação de ocupar a cidade de um jeito diferente e perceberemos que é possível aprender em todos os lugares, seja na rua, na praça ou na escola.”

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador