Enem tem o menor índice de abstenção desde 2009

Da Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feito este ano registrou o menor índice de abstenção desde 2009: 25,5%. A informação foi divulgada hoje (25) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na edição do ano passado, o índice foi 28,9%.

“Temos conseguido reduzir as abstenções progressivamente”, disse Mercadante durante coletiva de imprensa.

O ministro reforçou que os estudantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição este ano, mas não justificaram ausência na prova só farão o Enem em 2016 mediante pagamento.

Ainda durante a coletiva, Mercadante avaliou a aplicação das provas em 2015 como um trabalho exitoso.

“Tivemos um excelente exame, apesar do tamanho extraordinário que tem o Enem”, disse. “Tivemos todas as premissas que asseguram que os candidatos possam fazer a sua prova em condições adequadas”.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite ao vivo, a partir das 20h30, o programa Caiu no Enem, com comentários de professores e especialistas sobre as provas aplicadas no fim de semana.

O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de JaneiroNacional FM BrasíliaNacional da Amazônia Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30. Na Rádio Nacional AM Brasília, o programa será transmitido apenas no domingo.

Os estudantes poderão participar e enviar perguntas aos professores usando a hashtag #EnemDia1 (no sábado) e #EnemDia2 (no domingo). Também é possível enviar comentários diretamente nos perfis da EBC nas redes sociais, pelo Facebookhttps://www.facebook.com/ebcnarede?fref=tsou pelo Twitter https://twitter.com/ebcnarede.

 

O Caiu no Enem será veiculado pela TV Brasil, à meia-noite do dia 25 e à meia-noite e meia do dia 26.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nós mais velhos não sabemos a importância do ENEM…

    Tenho muita inveja desta galerinha que tem a oportunidade de fazer um “vestibular” livre…

    O ENEM é a libertação total!!!

  2.      Participo do ENEM desde
         Participo do ENEM desde 2009, ano que o novo formato da prova passou a vigorar. E tenho uma crítica a fazer: o que era um conceito fantástico, de priorizar o raciocínio lógico em detrimento do chamado “decoreba” – mera decoração de fórmulas – acabou. Ao que parece, a máfia dos cursinhos venceu. Os próprios cursinhos, após a aplicação das provas, reconheceram que as provas desse ano foram “conteudistas”. Fico imaginando os alunos da rede pública de ensino – excetuando aí aos alunos dos CEFETs e ETECs que vivem uma realidade um pouco melhor – tentando resolver as questões do ENEM desse final de semana. As chances, que já eram baixas mesmo nas provas que priorizavam o raciocínio lógico, praticamente foram a zero. Através do ENEM de 2009 consegui um a bolsa integral para cursar uma ótima faculdade pelo PROUNI. Fiz o ENEM desse ano pensando em cursar uma segunda graduação em uma universidade pública. Mesmo com a dificuldade da prova, acho que tenho grandes chances. Porém, essa não será a realidade para a maioria dos alunos, e todo o histórico do exame de representar uma oportunidade real para jovens de baixa renda mudarem de vida pode estar acabando depois do que vi esse final de semana. Uma pena.    

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador