Professores de São Paulo entram em greve a partir de segunda-feira

Desde a assembléia realizada no último dia 15 de março, na Praça da Sé, os professores das escolas públicas de São Paulo sinalizam a intenção de paralisar a rede estadual. O fracasso das negociações com o governo do Estado levaram ontem à decretação oficial da greve, conforme relata notícia publicada ontem pelo IG São Paulo.

Professores anunciam greve na rede estadual de São Paulo

iG São Paulo |

Professores da rede estadual de São Paulo decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira, dia 22. A decisão dos docentes ligados ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeopesp) foi tomada nesta sexta-feira durante assembleia no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, capital do Estado. Também nesta tarde (19), milhares de professores bloquearam a avenida .

A principal reivindicação dos professores é um reajuste de 36,74% e recomposição de aumento previsto de 10,2% para 2012, que eles entendem ter sido apenas parcialmente pago. Os docentes também pedem cumprimento da lei que determina que um terço da jornada de trabalho seja destinada a atividades de formação e preparação de aulas e a extensão dos direitos da categoria aos contratados temporariamente.

Em nota emitida nesta quinta-feira, o governo de São Paulo informou que cumpre integralmente a lei do piso, inclusive no que se refere ao limite máximo de dois terços da carga horária total para a jornada de trabalho docente em classe.

Nesta semana, o governador encaminhou projeto de lei complementar para a assembleia que define que docentes e servidores da educação terão aumento de 8% neste ano , em vez dos 6% previstos quando foram definidos reajustes para quatro anos em 2011. A decisão tenta compensar a perda pela inflação, mas representantes sindicais dizem que o índice representa apenas 2% de aumento real.

“Dois por cento de reajuste é vergonhoso para nós e para o estado mais rico da nação”, afirmou a presidente do sindicato, Maria Isabel Noronha.

*Com Agência Brasil

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lei do piso
    Assista ao documentário gravado por Dr.Valdecy Alves em que debate as principais violações à Lei do Piso do professor, Lei Federal nº 11738/2008, gravado na manhã de 06/03/2014. Além da análise de cada uma das violações desde 2008, demonstra as principais fraudes praticadas contra direitos dos professores contidos na lei e da educação de qualidade. http://valdecyalves.blogspot.com.br/2014/03/documentario-sobre-lei-do-piso-violada.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador