Dilma e Aécio iniciam segundo turno com reuniões para definir estratégias

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

Por Luana Lourenço

Os candidatos à Presidência Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), confirmados no segundo turno das eleições, começaram hoje (6) nova fase da campanha. Eles se reúnem com assessores com o objetivo de definir agendas e estratégias para os próximos 20 dias.

Dilma – que terminou o primeiro turno na frente, com 41,59% dos votos – está reunida com integrantes da coordenação de campanha no Palácio da Alvorada. Além de encontro com assessores ao longo do dia, a candidata à reeleição pode ir à Bahia ainda nesta segunda-feira, estado em que o candidato petista Rui Costa surpreendeu e foi eleito governador no primeiro turno.

Ontem (5), após a confirmação do segundo turno, Dilma agradeceu os votos recebidos, criticou o PSDB, pediu votos de eleitores de Marina Silva – terceira colocada – e reforçou promessas de campanha para um eventual segundo mandato.

Aécio Neves, que teve 33,55% dos votos no primeiro turno, viaja nesta manhã para São Paulo, onde fará reuniões fechadas ao longo do dia. O presidenciável não deve ter compromissos públicos hoje e deve trabalhar na definição do calendário de viagens de campanha até as eleições do segundo turno,  marcadas para 26 de outubro.

O candidato do PSDB acompanhou a apuração em Belo Horizonte, onde deu entrevistas após a confirmação do segundo turno. Aécio disse que os resultados do primeiro turno superaram suas expectativas e fez um discurso agregador, lembrando o ex-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, e pedindo união da oposição em torno das propostas de mudança.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Folha já prepara o terreno

    A Folha já prepara o terreno para o presidenciável tucano, afirmando que “integrantes do comitê de Dilma se preparam psicológicamente para empate ou mesmo ultrapassagem de Aécio nas pesquisas eleitorais”.

    É a velha receita: Datafolha e Ibope vão soltar pesquisas ainda nesta semana dizendo que Aécio está em alta e Dilma em queda, e na semana seguinte outras pesquisas dizem que Aécio ultrapassou Dilma.

    Aí, o eleitor bovino tende a ir com Aécio.

    Simples.

     

     

    1. Concordo e digo mais: se o

      Concordo e digo mais: se o PiG for esperto, vai colocar o Aécio nas pesquisas com menos do que já tem, forçando um viés de alta do início ao fim do segundo turno. É bobagem colocá-lo numa posição favorável logo de cara, pois algum fato novo poderia cortar a tendência de alta e beneficiar a candidatura do PT.

      Ai ai, estou maquiavélico demais hoje, espero que ninguém do PiG leia isso rs

  2. Preocupado com a derrota da

    Preocupado com a derrota da seleção canarinho na Copa do Mundo durante o governo Dilma Rousseff, o cãodidato a presidente do PSDB prometerá programa “É-bola no Brasil”?

  3. Que “estrategias” seriam

    Que “estrategias” seriam essas?  Aecio so “ganhou” onde a mirdia local eh toda PIG!

    Dilma teve 4 anos pra pensar em “estrategia” que compensasse isso.

    Tem mais:  eu NAO acredito em grande parte  dos numeros de “votos” de Aecio.  Eh impossivel:  um em cinco brasileiros?  Impossivel.

  4. facam o favor de ler ou escutarem
    O agradecimento da Dilma e a materia mais importante nao foi pedir os votos dos eleitores de Marina, mas sim ” mudancas” o recado das urnas ” ideias” e mais.
    Se reuni na manha e a tarde vai para Bahia, PT vencedor no primeiro turno.

  5. Qual é o futuro que queremos?

    Parece-me que a estratégia tucana seguirá os mesmos passos dados até aqui, que representaram para eles uma grande ascenção. Existe um teto?

    Sobre a estratégia petista não sei o que esperar. O percentual alcançado é bastante sólido e estável. A estratégia petista até o momento defendeu esta posição.

    Para a atual situação, a questão principal me parece ser descobrir como ganhar os votos sonháticos que não se identificam com o discurso direitista de que vivemos numa ditadura de esquerda bolivarianista comunista, corrupta até o último fio de cabelo, que somente se interessa pelo aparelhamento do estado visando se locupletar da riqueza do povo dissimulando um discurso de redução da desigualdade enquanto vive sem produzir nada e à custa do povo e trata os proprietários dos meios de produção como criminosos, e que a título de combate à fome e à desigualdade social distribui os impostos gerados pelos empresários em programas assistencialistas que somente criam vagabundos que votam apenas para manter as tetas conquistadas ou que exportam nossos impostos para ditaduras comunistas decadentes em troca de trabalho escravo.

    Para a atual oposição a questão será descobrir como ganhar os votos sonháticos que não se identificam com o discurso esquerdista de que existe um complô contra o povo, gerido por rentistas e pela mídia de direita, visando implantar uma ditadura de direita dominada pelo capital, que visa entregar as riquezas nacionais para o capital estrangeiro se apropriando do resultado, espoliando o povo e o estado, que precisa impedir que os direitistas que se apresentam como salvadores da pátria e únicos com capacidade de evitar o fim do mundo ganhem o poder, pois na verdade eles visam mesmo manter os privilegiados e os sacrificados de sempre, impossibilitando a redução das desigualdades sociais e perpetuando eterna condição brasileira de subdesenvolvimento, negando ao povo brasileiro seu futuro de glórias caso a esquerda perca as eleições.

    É a velha luta entre direita e esquerda? Só o fato de haver um eleitorado dividido em relativo equilíbrio demonstra que existem problemas reais a serem enfrentados pelo vencedor (qualquer que seja) e que existem radicalizações dos dois lados. E despidos destas radicalizações ideológicas, estes diagnósticos podem indicar questões importantes e oportunidades de melhoria.

    Reconhecer os problemas, propor soluções, com honestidade intelectual, sem radicalismos, sem incitar ódios, sem agressividade gratuita, com firmeza e clareza de propósito, me parece terreno firme para ambos os lados. Em minha opinião estamos decidindo como desejamos progredir como nação, como civilização. A avaliação deveria ser se o diagnóstico de cada candidatura está correto, se os objetivos propostos são claros e em benefício da nação como um todo, e se a estratégia apresentada para alcançar estes objetivos é capaz de propiciar a aproximação da nação destes objetivos no menor prazo e com o menor sacrifício coletivo, como resultado de um processo de melhoria contínua.

    Num mundo ideal, o debate político de alto nível proporcionado pela eleição presidencial é a oportunidade de construir o futuro em bases sólidas. Entretanto, sempre há os que preferem seguir o caminho mais fácil de destruir o adversário e suas ideias, ao invés de construir algo.

  6. como sempre, é preciso muita

    como sempre, é preciso muita paciencia e perseverança.

    e especialmente estomago para guentar

    essa guerra do segundo turno…

    ver os eternos profetizadores do óbvio na tv

    e ler as matérias distorcidas  dos jornalões é dose pra elefante.

    só aguenta quem tem muito senso crítico 

    e esperança de vencer esse terrorismo

    e provocações idiotas dos de sempre….

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador