Ibope: Com 22%, Haddad aproxima-se de Bolsonaro e ganha em segundo turno

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Pesquisa ainda registrou a vitória de Haddad contra Bolsonaro em um segundo turno, por uma diferença de 6 ponto percentuais. O candidato da extrema direita só empata com Marina Silva, perdendo para todos os presidenciáveis em segundo turno
 
 
Jornal GGN – A mais recente pesquisa eleitoral aproxima Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência da República, ao até então líder isolado Jair Bolsonaro (PSL). Haddad aparece com 22% das intenções de voto e o presidenciável da extrema direita mantém 28% no IBOPE, divulgado há pouco.
 
A pesquisa também mostra que, agora, Haddad ganha de Bolsonaro em um segundo turno, com 43% contra 37%, respectivamente. O candidato do PSL perde de todos os presidenciáveis questionados em segundo turno, empatando apenas com Marina Silva (Rede).
 
O candidato do PT apresentou um crescimento de três pontos percentuais, em comparação à pesquisa anterior, feita a menos de uma semana atrás. Já Bolsonaro mantém a liderança com o mesmo nível de expectativa de votos do dia 18 de setembro.
 
Os resultados do candidato escolhido por Lula demonstram, também, um isolamento na possibilidade de ir a segundo turno contra Jair Bolsonaro. Isso porque até então empatado com Haddad no IBOPE, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) mantém os 11%, sem crescimento.
 
Assim, Fernando Haddad agora registra o dobro das intenções de voto que marca Ciro. Já o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin mantém as baixas intenções de voto, com 8%. E Marina Silva, da Rede, cai um ponto percentual para 5%.
 
Reprodução G1
Foto: Reprodução G1
 
Abaixo, os resultados da pesquisa IBOPE:
 
Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 22%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 5%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Cabo Daciolo (Patriota): 0%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 12%
Não sabe/não respondeu: 6%
 
E os questionamentos para o segundo turno:
 
Haddad 43% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
Ciro 46% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
Alckmin 41% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 4%)
Bolsonaro 39% x 39% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 4%)
 
A pesquisa divulgada hoje ouviu 2.506 eleitores entre este sábado e domingo (23) e apresenta um nível de confiança de 95% da população, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dormirei contente esta noite!

    Faz um bom tempo que não consigo dormir bem pensando na possibilidade de uma vitória bosalnarista! No inicio não sabia se seria o Alckimin ou o Bolsa, porque o Alckimin poderia modificar os resultados da votação na nossa urna nada confiável! Já o Bolsa não tem condições de fazê-lo, pois pior que ele impossível e mesmo o direito mais homofóbica teria mêdo!

    Vamos Haddad!  

     

  2. tudo igual

     

    Noam Chomsky deu uma entrevista à BBC, publiquem-na.

    BBC News Brasil – Então quando o senhor defende o PT, admite que houve corrupção?

    Chomsky – Quem defende o PT?

    BBC News Brasil – O senhor acha que a sentença seria diferente para membros de outros partidos?

    Chomsky – Radicalmente diferente. Acho que seria incomparável. O presidente (Fernando Henrique) Cardoso seria sujeitado a essa sentença de prisão por uma acusação semelhante?

    …………………………………………………………………………………………………………

    “A corrupção no Brasil e em toda a América Latina é chocante, e isso já há muito tempo.”

    1. Chomsky não deveria se conter

      Chomsky não deveria se conter e falar claramente que Lula é inocente. Odeio quem defende o Lula deixando pedrinhas sem explicação, deixando um ar de “apesar de”, que só reflete o não conhecimento dos detalhes que poderiam muito bem ser acessados e analisados sem muito esforço. As coisas ficam assim como se ele pudesse ter feito “alguma coisa”, embora sem muita importância. Tem de ficar muito claro que Lula nada recebeu de ninguém como propina ou “presente”. Contra esta constatação de fácil conclusão, os argumentos da Globo, por exemplo, são escandalosos: “Então o senhor está duvidando da sentença de três juízes?”. Nada de mais duvidar de mil juízes, quando se tem certeza absoluta da verdade.  

  3. Ibope: Bolsonaro congelado em 28, Haddad subindo e com 22

    Aposto uma grade de cerveja que Haddad vai somar no  primeiro turno 5 pontos percentuas à frente do Coiso. 

    Essa é a semana da virada, que começou em Recife sábado passado (22). Na próxima pesquisa do Ibope vai dar empate na certa. 

    A próxima semana, a última antes do 1º turno, Haddad colocará 5 pontos à frente do Coiso. 

    No segundo turno, o debate será entre os dois candidatos: Haddad e o Coiso. Eu tenho até pena do Coiso e espero que ele esteja bem de saúde para suportar o massacre. O Coiso é um analfabeto político.

     

  4. Com esse resultado do Ibope,
    Com esse resultado do Ibope, matou o que diziam os Ciristas, que Ciro Gomes era o único que tinha condições de ganhar do Bozo no 2o turno .

    Agora votar no Ciro é apoiar Bolsonaro.
    Se a esquerda fosse unida, despejava votos na reta final em Haddad. Mas infelizmente isso não vai acontecer.

    Aliás, segundo uma pesquisa, mais de 70% dos eleitores do Boulos votam em Bolsonaro no segundo turno.

    Juro que é difícil acreditar nisso .

    1. O PHA falou lá no seu site
      O PHA falou lá no seu site que toda pesquisa do globope que chegava na globo passava pelo crivo do RMarinho que mandava tirar 2 pontos aqui 3 acolá e colocar no candidato de sua preferência.
      Não leve à sério essas pesquisas pois elas são feitas nas coxas e ajustadas para agradar o contratante.

  5. Está dada a senha para a
    Está dada a senha para a união dos democratas, aumentando a pressão sobre o esquema dos golpistas, que irão fazer de tudo para não entregar o poder. É uma situação peculiar. Fica difícil admitir que depois de afastar mantendo preso o Presidente Lula, que certamente ganharia o pleito no primeiro turno, tantas mentiras, tantos urros de gorilas, de todos amedrontar pregando o ódio, os golpistas possam agir com algum republicanismo, que vão agir democraticamente. Que fiquem restritos aos 15-20% das viúvas da ditadura de 1964, como sempre. Só que dessa vez, está visto, só uma candidatura de oposição chegará no primeiro turno com chances ganhar. Para os demais partidos, realmente de oposição e democratas, não está difícil decidir já, que rumo tomar. Juntos seremos muito mais fortes. Democratas brasileiros, uní-vos, Lula livre, Haddad/Manuela. 

  6. Desculpa

    Qual será a “desculpa” ou o “arranjo” que o candidato, que está à frente nas pesquisas, apresentará para não debater com Haddad na campanha eleitoral do 2° turno?

  7. Pesquisa fraudada?
    Ontem, a Globo e a diretora executiva do Ibope mudaram, sem qualquer explicação, o mapa político do país, unindo as regiões Norte e Centro-oeste.
    Hoje, fui ver melhor os dados publicados em matéria do G1.
    Se a pesquisa anterior foi divulgada em 18 de setembro, há sérias possibilidades de esses dados de ontem serem manipulados: além de não registrarem os votos do Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná e Espírito Santo, o que já é um absurdo, há uma discrepância de uma semana entre os dados coletados, pretensamente, entre 13 e 20 de setembro, o que esbarra no período de apuração da pesquisa anterior! Outra coisa: Quatro dias para divulgar?
    Auditoria nessas pesquisas! Estão nos fazendo de idiotas!

  8. Nem mesmo o Presidente do Ibope confia na pesquisa Ibope

    “Carlos Augusto Montenegro, Presidente do Ibope, afirma que a verdadeira rejeição do Haddad é maior do que os 30% indicados na pesquisa. Ele diz que o questionário capta a aversão à “pessoa física” do candidato. Seu desgaste tende a aumentar quando o eleitor que não deseja a volta do PT passar a identificá-lo como inimigo”.

     

    O que o Presidente do Ibope esqueceu de dizer é que quando o eleitor que deseja a volta do PT passar a identificar o Haddad como amigo, sua aprovação tende a aumentar.

    Acho que a coisa tá mais feia do que parece para o Bolsobosta.

  9. Haddad no poder

    Eu não sou Bolsonaro mas eu sei que eleger Haddad é burrice. 
    O cara estragou completamente São Paulo, não cumpriu nem quase todas as metas. 
    Querem elegar um cara desses? Só porque um presidiário ordenou? 
    O Brasil precisa de uma nova política. 
    De um povo mais civilizado e educado. 
    Olha o que estamos nos tornando. 
    Não conseguimos achar um ideal, tem um extremista apelando. 
    Corrupção sendo descortas, politicos chefeados ao PCC. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador