Indecisos parecem querer Marina

Jornal GGN – Agora candidata, Marina Silva derruba número de indecisos no pleito que se aproxima. Com Dilma, Aécio e Campos, eram 27%. Com Marina são 17%. O sentimento das ruas de junho passado ainda está presente nas pesquisas de opinião. Enrolada na aliança da Rede Sustentabilidade com o PSB, desafio de Marina é não alienar os eleitores que já não vêem diferenças entre PT e PSDB.

Enviado por Assis Ribeiro

Marina Silva e o voto dos desencantados

José Antonio Lima

Da Carta Capital

Charge publicada em 16 de maio de 2010 no blog Trágico e Cômico. Partidos mais fortes do sistema, PT e PSDB são vistos por muitos eleitores como iguais

pesquisa Datafolha divulgada na segunda-feira 18 trouxe uma série de novidades com a inclusão da provável candidatura de Marina Silva (PSB) entre os postulantes ao Palácio do Planalto. Uma das principais é a volta à disputa de uma parte importante do eleitorado, os desencantados que seguiam indecisos ou cogitavam anular o voto. São brasileiros para os quais os políticos parecem ser motivo de receio e os partidos, indistinguíveis em sua precariedade ideológica.

Este não é um grupo pequeno de eleitores. Chegava a 27% com Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) como principais candidatos, mas cai para 17% com a entrada de Marina no páreo. A diferença de dez pontos migra para o colo da ex-senadora com a simples menção a seu nome, mas a campanha começa nesta terça-feira 19. E o eleitor vai se deparar com uma Marina Silva enrolada na aliança de sua Rede Sustentabilidade com o PSB, onde está abrigada, lutando para não alienar esses eleitores.

A missão de cultivar este grupo, cuja existência ficou escancarada na explosão das manifestações de junho de 2013, não será simples. Os protestos ficaram para trás, mas os motivos que levaram milhões às ruas continuam presentes, como mostra o livro Trágico e Cômico (Primavera Editorial, 69 pág.), coletânea de cinco anos do trabalho do chargista Diogo Salles no falecido Jornal da Tarde e no blog que levava o nome do livro.

O trabalho de Salles dialoga com o sentimento que eclodiu nas ruas em 2013 e segue presente nas pesquisas de opinião. O chargista dedica bastante espaço aos erros comuns de PT e PSDB, bem como a seus aliados, como o senador José Sarney (PMDB-AP) e o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), um dos alvos preferidos do chargista. Há também muitos retratos tragicômicos sobre inúmeros casos de corrupção dos últimos anos, que fizeram do Brasil, segundo Salles, uma “valetudocracia” e, de Brasília, uma “cargolândia”.

Salles critica sem pudores tanto petistas quanto tucanos e relembra no posfácio da obra as ofensas que sofria por conta de seu trabalho. Basicamente, era chamado de “golpista” por governistas e de “comunista” por opositores, um drama comum a qualquer integrante da imprensa brasileira nos tempos atuais. O trabalho do chargista, como o dos jornalistas e dos jornais, precisa ser visto de forma global, entretanto. Essas críticas extremadas, ervas daninhas da internet, são também alvo do trabalho de Salles, que dedica algumas charges aos apoiadores radicais de PT e PSDB na imprensa e no submundo da internet. Do ponto de vista de uma análise em conjunto, é fácil ver que o alvo de Salles não é este ou aquele partido, mas o sistema como um todo.

O trabalho de Salles é, assim, retrato do tempo em que está inserido. Trata-se de um período no qual PT e PSDB polarizaram a política brasileira, e passaram a sofrer do mesmo mal dos partidos de centro-esquerda e centro-direita da Europa: uma aproximação ideológica no centro do espectro político que torna difícil a distinção entre eles. E que, lamentavelmente, acaba abrindo espaço para uma espécie de autoritarismo anti-política que faz mal à sociedade como um todo.

O agravante no cenário brasileiro é que este centro é povoado por partidos fisiológicos sem os quais, aparentemente, é impossível governar. Em 2010, Marina Silva fez campanha com o mote de “governar com os melhores”. Em 2014, Campos seguia na mesma linha, até sua trágica morte. Marina pegará o fio da meada, mas precisará mostrar aos desencantados que, apesar de estar no PSB, um partido de firmes alianças com o PSDB e o PT, é o algo “diferente” esperado por eles, e não mais do mesmo.

Redação

126 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pequeno e “enxuto” PSB é mais corrupto do que o inchado PT
    “Trata-se de um período no qual PT e PSDB polarizaram a política brasileira”Ao contrário do que repete todos os dias a velha mídia, PT e PSDB não se parecem (nem mesmo no item corrupção)Essa campanha de demonização do PT merece um estudo aprofundado, como pode ser visto como iguais partidos tão díspares em termos, por exemplos, de política econômica, política externa, combate à corrupção. Demonizam uma agremiação, quando Dilma baixa os juros ao patamar de 5% a Neca Setúbal, Soros e cia se insurgem e colocam no ar todo um aparato midiático e grandes corporações convocando para a rebelião, A Fiat convoca com o #VemPraRua para o que qualquer motivo serve, os mestres colocam os alunos com faixas pedindo a derruba da PEC 37 que, como se sabe, facilitou para os corruptos que, continuam tendo a proteção dos procuradores do MP sem que estes possam ser acusados de prevaricação,  a Ana Maria Braga aparece esbravejando com um colar de tomates, os jovens vão às ruas, Marina aparece encarnando o voto niilista, a sem partido que, graças à morte, ganhou um partido e até campanha do TSE com o slogan #VemPraRua por Daniela Mercury. Ah sim, Neca Setúbal vem ai. y. Segue link para texto na íntegrahttp://www.josecarloslima85.blogspot.com.br 

      1. José Antônio Lima não pensa assim, apenas fez uma resenha

        Não creio que o autor concorde com o texto que, no caso, é sobre um livro, uma espécie de resenha, francamente não dá prá acreditar nisso que, como disse, não é opinião do articulista da Carta Capital e sim do autor do livro prá lá de sem noção, aproveite e leia este artigo de José Antônio Lima.

        Esforço de Dilma contra corrupção cria padrão mundial, diz Hillary

        Após divergências, Brasil e Estados Unidos fazem esforço conjunto por maior transparência; projeto é uma resposta controlada aos efeitos do Wikileakspor José Antonio Lima — publicado 17/04/2012 16:54, última modificação 17/04/2012 18:34 Hillary_Dilma

        Hillary e Dilma durante conferência da Parceria para Governo Aberto, em Brasília

        Leia também 

        Em seu segundo dia de visita ao Brasil, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, pareceu empenhada em desfazer o clima de desconfiança entre Brasília e Washington surgido na semana passada, durante a passagem da presidenta Dilma Rousseff pelos EUA. Após defender uma vaga ao Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, Hillary fez nesta terça-feira 17 um elogio significativo a Dilma. De acordo com Hillary, o empenho de Dilma “em favor da abertura e da transparência absoluta contra a corrupção cria um padrão mundial”. Hillary fez o comentário durante a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para Governo Aberto, realizada em Brasília.

        A Parceria para Governo Aberto é uma iniciativa conjunta de Brasil e Estados Unidos. Firmada em setembro de 2011 por Dilma e Barack Obama, ela prevê ações que proporcionem “maior participação popular nos assuntos públicos” (confira aíntegra da declaração) e que busquem tornar os governos mais “transparentes, ágeis, responsáveis e eficientes.” Em Brasília, 43 países assinaram acordos de adesão à parceria e anunciaram medidas para ampliar a transparência. Entre elas estão novos mecanismos para monitorar as ações dos governos, o lançamento de sites para divulgar informações públicas e até prêmios para cidadãos e empresas que utilizem bem as informações governamentais.

        A principal iniciativa do Brasil para cumprir o proposto pela Parceria para Governo Aberto é a Lei de Acesso à Informação. A legislação entra em vigor em 16 de maio e regulamenta o acesso a dados públicos, por jornalistas e cidadãos. Segundo Dilma, os esforços de seu governo não ficarão apenas nesta lei. Ela prometeu melhorar a forma como o dinheiro público é usado. “Queremos também aprimorar a qualidade do gasto público, reduzir gastos e racionalizar processos”, disse. “O bom uso dos recursos públicos, a eficiência e combate à corrupção são duas faces da mesma moeda que devem caminhar juntas”, completou.

        A Parceria para Governo Aberto é um tema no qual Brasil e Estados Unidos podem unir esforços. Se divergem quanto aos rumos da economia mundial e quanto à forma de lidar com países como a Síria, o Irã e Cuba, Brasil e Estados Unidos defendem que os governos de todo o mundo procurem agir de maneira mais transparente. Para os dois governos, a busca pela transparência é a busca por eficiência. Nas palavras de Hillary Clinton: “A corrupção mata o potencial de um país, drena recursos, protege pessoas desonestas”. O tema é caro aos EUA. Nesta terça, Hillary afirmou que o mundo no século XXI não será dividido em termos geográficos, ideológicos ou religiosos, mas sim de acordo com o nível de abertura de cada país. “Aqueles governos que se escondem da opinião pública vão encontrar dificuldades crescentes”, disse Hillary. “Esses governos vão descobrir rapidamente neste mundo da internet que serão deixados para trás.”

        Não há dúvidas quanto ao fato de que a Parceria para Governo Aberto é uma iniciativa louvável. Uma democracia floresce e melhora à medida que os cidadãos ganham a capacidade de monitorar as ações do Estado. Mas é preciso notar que a Parceria para o Governo Aberto surgiu depois que o governo dos Estados Unidos foi duramente afetado pelas divulgações de informações secretas por meio do WikiLeaks. Assim, ao mesmo tempo em que a Parceria para o Governo Aberto é um reconhecimento de que os governos estão mais vulneráveis na era internet e precisam ser mais responsáveis diante das demandas de seus cidadãos, a iniciativa é uma tentativa de manter este delicado processo sob controle do Estado. Ter isso em mente é fundamental para os cidadãos que desejam entender e fiscalizar seus governos.

        http://www.cartacapital.com.br/politica/esforco-de-dilma-contra-corrupcao-cria-padrao-mundial-diz-hillary

    1. Gunter, eu gostaria que

      Gunter, eu gostaria que fizesses uma análise das propostas econômicas da Marina, pois que tenha lido, vc. se concentra somente no discurso sobre os direitos do LGTS, que , conforme ela mesma afirmou, não teriam direitos acrescidos, pois é contra o casamento homosexual , já que casamento é um sacramento , mas a favor dos “direitos civis” dos mesmos. Direitos estes já amplamente reconhecidos pela justiça brasileira. 

      1. Eu li pouco sobre economia.

        Apesar de eu ser economista! 😉

        Mas como eu não fui muito contra FHC (exceto aquela politicagem de elevar eleitoralmente juros e fazer privatizações em ponto de baixa no mercado) nem contra Lula (exceto por não reconhecer como foi dependente da elevação tributária – promovida por FHC – e da valorização de commodities), e fui um pouco mais contra Dilma (exceto a tentativa de baixar juros, que durou pouco) e como Marina pareceu meio-termo disso tudo, pra mim está bom.

        O que era importante mesmo, uma reforma tributária coerente com a globalização, que aguardamos desde Collor, ninguém mexe mesmo. Aí eu fico nem aí.

        Privatização para mim não é algo ideológico, é troca de portfólio.

        Serviços essenciais privados também, estimular classes médias a pagar por saúde e escola é um modo disfarçado de fazer tributação progressiva.

        A equipe de Marina avançou no discurso pró-LGBT, fala em criminalização da homofobia. Se a própria Marina endossará isso não sei. Mas Dilma não convence mesmo na área, a gestão dela é tida como um desastre total no assunto, a pior desde João Figueiredo.

        Mas o Beto é super popular entre LGBTs. Erundina também. 

        Falta mesmo retornar com os projetos do PT (PLC 122 e kit antihomofobia) que o próprio PT pediu para comissões e ministérios enterrarem. Grave erro político, não?

         

        1. Parece que temos uma Alice aqui

          Não esta nem aí para economia,mas acredita que Marina vai fazer um reforma tributária. Vai sim, com a trupe de FHC e banqueiros. Ricos não vão pagar mais impostos, a tributação na fonte vai a 50% do assalariado, os programas socias vão para o brejo, os juros aos ceus da marina e seus apóstolos, os empregos já eram e salários arrochados. Mas a Alice acha que a pregadora Marina vai ser a favor das minorias sexuais. Acorda Alice. E deixe de olhar o próprio umbigo.

          1. Tu vai dormir com a Marina

            E acordar com o Serra! E vai ver a merda da década de 90 vir a toda a tona novamente. Não sei se é tolo ou tem mesmo é algo por fora para ganhar com isto. Estou começando a acreditar que sua ênfase nela não é só ideologia pura. 

  2. Dilma é uma mulher de mãos limpas

    Honestidade por honestidade, prefiro a honestidade pessoal, então vou de Dilma, pois Marina se corrompeu ao adotar o Itaú como seu partido, baqueiro mandando no Brasil não podemos permitir, a Neca Setúbal, dona do Itaú, é quem está coordenando o programa de Marina Silva e já decretou a autonomia do Banco Central para que os bancos possam colocar os juros nos céus. Vou de Dilma, muito mais honesta que a Santa Marina.

  3. “Se é para ferrar o PT,

    “Se é para ferrar o PT, qualquer um serve”.

    “Vou votar na Marina, se der merda, 4 anos passam rápido”.

    Engraçado é que Collor ganhou a eleição, mas hoje não se encontra um que tenha votado nele.

    A história vai se repetir?

  4. O analfabetismo político leva

    O analfabetismo político leva a crer que PT e PSDB são iguais?

    Parem o mundo que eu quero descer.

    Quem elegeu Jânio, Collor e agora quer eleger a verde, para não citar outros de igual quilate.

    São Paulo tenta conduzir mais uma vez o Brasil para o buraco.

  5. Conhecendo Marina.

    Quanto mais se conhecer a Marina e o PSB(que não é seu partido) e a Rede(extremistas ambientais), ela vai perder essa áurea de novo. Isso porque ela não é nada de novo mesmo. Financiada pelo Itaú, PSB fez alianças com partidos da velha política. O que a de novo? Nada, é só marketing político..

    1. Talvez, não, Franklin; dê uma

      Talvez, não, Franklin; dê uma recuada e veja que o que tentou se impôr simulando participação popular em junho ( com os mesmos financiadores de, agora ) volta como se fosse algo já decidido. De uma certa forma, são alterações profundas sem qq consulta ou participação popular. Explico melhor, um projeto já pronto ( desconhecido pela quase totalidade da sociaedade ) tem que ser implantado a qq preço, se puder contar com apoio popular, ótimo; se não der, azar… 

      Candidaturas avulsas, lembra? Pois bem, o que é a candidatura Marina, senão uma candidatura avulsa? O PSB empresta a legenda mas não se compromete e nem exige compromisso da candidata…

      Mudar de qq jeito mesmo sem saber o que vai acontecer… Uma eventual vitória de Marina é isso;  não terá base no congresso pq não tem partido ( o tal ” sem partido, taí ) e deve alegar que governará com o “povo” ( democracia direta ). Obviamente o fiador de um governo como esse, sem Legislativo ( crise de representatividade ) será o Judiciário com o tal de Novo Direito e o tal de protagonismo do Judiciário.

      Marina e Aécio são dois lados de uma mesma moeda simulando conflito; ao fim e ao cabo, um apoiará o outro e ambos tem a Mídia. Assim como JB ( que provavelmente voltará a cena ) tinha a função de condenar lideranças políticas para arrebentar a base aliada no Congresso; Marina tem como função, apenas catalizar votos para legitimar o projeto e depois sairá de cena ou figurará como uma rainha da Inglaterra… Depois de apear os trabalhistas do Poder, é só lançar mão do tal de Ficha-Limpa e temos aí mais 20 anos do sionismo midiático.

      Qdo a gente dá uma olhada no mundo, percebe que estão correndo contra o tempo e que o Brasil não poderá passar de outubro de 2014. Todas as forças unidas contra o trabalhismo e, é óbvio, no dia seguinte às eleições, não terá sido ninguém.

  6. Indecisos preferem Marina!

    Ø Indeciso expectador e covarde: Não quero me comprometer com nada do que “está aí”

    Ø Indeciso cria do PIG: A política e os políticos brasileiros são todos corruptos;

    Ø Indeciso LGBT: São todos machistas e homo fóbicos! Vamos ao novo a ver se sai o casamento gay.

    Ø Indeciso consumista: vamos mudar, quero algo novo.

    Ø Indeciso individualista: Não sei o que é melhor para mim. Vou experimentar Marina.

    Ø Indeciso hesitante: medo de errar o leva a decisão amorfa e alternativa;

    Ø Indeciso irresoluto: Quer mudar a cada quatro anos (se possível em dois);

    Ø Indeciso trêmulo: Espera consultar o Ibope antes de votar, para “ganhar” a eleição

      1. Animado ou antecipando emoções eleitoreiras?

        Sonhos de uma noite, digo, eleição de verão

        Como há muito eu acredito no Brasil e nos brasileiros, mantenho a convicção de que Marina é uma (incrível) viagem na maionese. Não derrota Dilma nem nos melhores sonhos ou piores pesadelos.

        Se tanto, derrotaria(m) a si mesmo(s).

         

    1. Alexis.

      Não precisa pegar pesado. É só mostrar as contradições da Marina. Se um pouco desse pessoal vir pra Dilma ela ganha a eleição.

    2. A construção do voto niilista

      Alexis, concordo. Essa pregação do contra tudo o que está ai (leia-se sistema) como se Marina represente esse novo, o que é fazer rir e muito se não fosse trágico.

      Sob o signo da morte nasceu a candidatura da “sem partido” Marina Silva.

      A morte garantiu-lhe um partidoO Brasil não pode eleger essa mulherO Brasil não pode ser governado pelo signo da morte, como querem as forças ocultas mas não tão ocultas assim: A Neca Setúbal está ai, já falando como se fosse presidenta, mais do que alguém que é responsável por traçar e determinar o programa de governo de Marina Silva, ela já disse a que veio: Quer a autonomia do Banco Central para que, assim, os juros sejam determinados pelo Itaú e banqueiros, 5% de juros, como fez Dilma, o que provocou a ira geral,  se depender de Neca, nunca mais.

      Sem sombra de dúvida Marina Silva se beneficiou-se da construção do voto niilista, um processo que ocorreu na Espanha e que desaguou num governo de austeridade, o mercado não perdeu o controle, ao que tudo indica, aqui também não, pois Marina Silva, exatamente a representante de Soros e cia, conseguiu apresentar-se como representante e catalizadora do voto niilista, um voto baseado na descrença o que não deixa de ser um voto baseado na morte,,.tmbm…

       

       

      1. E tem mais..

        Ø Indeciso curioso: Vou votar na Marina e ver que acontece

        Ø Indeciso mineiro: Estou decidido a ser indeciso, vou ficar em cima do muro com a Marina

        Ø Indeciso Religioso: Deus mandou uma mensagem através da morte do Eduardo Campos

        Ø Indeciso radical: Sou radicalmente contra a política e os políticos. Marina vai dar um basta radical nisso

        Ø Indeciso precipitado: Não agüento mais quatro anos, eu quero agora o futuro prometido.

        Ø Indeciso até o final: Vou aguardar até o dia da eleição.

    3. Indecisos

      Ø Indeciso mal informado :  Não conheço os pontos fracos da Marina, mas sou contra os outros candidatos porque assisto à Globo e leio a Veja

      Ø Indeciso irresponsável :  Como sou contra tudo, vou dar meu voto de protesto em Marina. Se trouxer o caos, que se dane.

       

      1. Existe um grupo grande de

        Existe um grupo grande de pessoas que coloca questões pessoais como questões de Estado. Eu não sei bem como isso funciona; não compreendo como pessoas comuns colocam interesses particulares a frente do país. Grupos empresariais, grandes conglomerados, etc…, eu posso entender mas pessoas comuns, não.

        1. Cristiana

          Ainda hoje fiz essa mesma reflexão.  Também fico indignada quando vejo pessoas que votam em função de seus interesses pessoais. E, o pior, geralmente pessoas com uma situação social e financeira confortáveis. Individualismo puro, egoismo, ignorância ?

  7. Eu acho que destituir o PT do

    Eu acho que destituir o PT do poder é excencial, depois de 12 anos de absurdos e mentiras, mais do que necessário trocar a merda. 

    Marina não, então???

  8. Pensar no futuro…

    A pesquisa Trecking já aponta, com crescimento, a vitória de Marina no segundo turno (by post do Edu)

    Desta vez creio que não tem mais jeito, anos e anos de imprensa hegemônica dão nisso, agora é colher os cacos e pensar em 2018.

     

     

    1. É “tudo farinha do mesmo saco!”: média de “6 com meia duzia”?

      O inesgotável argumento de igualar diferentes, para arrumar uma brechinha “indecisa”…

      Uma “terceira via” que é um disfarce da primeira com a segunda.

      Ou nem isso, mas que permitirá o pior uso de cada uma.

      A “diferente” agora até serve para causas incongruentes com os velhos (e farsescos) argumentos.

      Mas as verdadeiras “causas”, tentativamente dissimuladas, são as de levar a engatar uma marcha a ré.

      Ao invés de sair de uma marcha (ainda) baixa para outra mais alta.

      Mas para a frente, acelerando.

  9. PT =PSDB. O novo eleitor,

    PT =PSDB. O novo eleitor, nascido das ruas de 2013 já sabe disto e não vai repetir duas décadas de mesmice.

    São facetas de uma mesma moeda, de um mesmo modelo que só muda da roupagem.

    São 20 anos se alternando no poder num joguinho de cartas marcadas. Mas isto cansa e já deu o que deveria dar.

    É óbvio que esta eleição pende agora para o lado de MARINA. 8 anos de tucanato e 12 de petismo.

    O PSDB já sabe disso, a ficha começa a cair agora para o PT.

    E o PT já está desesperado: MARINA catalisa o voto dos descontentes, dos cansados, dos desesperançados, dos inconformados, enfim, tem pelo menos 40% do eleitorado sem contar a rejeição baixíssima de 8% (Dilma tem 38% de rejeição). Aécio é cavalo paraguaio, sem chance alguma!

    Nem PT nem PDSB, a hora agora é da mudança! MARINA PRESIDENTE 2014!

    1. Mais um

      que acredita que marina é diferente do PSDB. Com a trupe do Banco Itau que mais desemprego criou enquanto mais seus lucros cresceram, a corja do DEM e PSDB que como ratos fugiram da conoa furada do Aécio, os economistas do plano real que ficaram bilhionários e quebraram o país, a dona do Itau que vai mandar no banco Central, aumentar os juros, reduzir os salários e criar outra recessão brutal como na década de 90 e agora a cereja do bolo, o Serra e a volta das privatarias marineiras. É isto o diferente para você do PSDB?

    2. Moreira!
      Uma pergunta, se PT

      Moreira!

      Uma pergunta, se PT = PSDB como se explica que o “imaginário povo” quer mudança e votará em Marina para Presidenta e votará, por exemplo, em Alckmin para Governador?

      A mudança vale só para o âmbito Federal?  Mas, como assim, se o Alckmin é PSDB e Dilma é PT e o “imaginário povo” não os quer mais, então, deveria haver pesquisas apontando que Alckmin e Dilma não seriam reeleitos, se a Eleição fosse hoje. Não estariam líderes, sendo que Alckmin com mais votos do que o necessário para vencer no primeiro turno.

      Por que se falar em mudança no plano Federal por estarem lá faz 20 anos: 8 anos PSDB e 12 o PT (se não são nem dissidências de um mesmo partido) considerado muito tempo!

      E em São Paulo não se quer mudança? PMDB e PSDB (dissidência do PMDB) estão no poder desde 1982 – 32 anos seguidos? PMDB 12 anos e PSDB 20 anos. Não há cansaço aqui? 

      E é interessante, o “imaginário povo” quer a nova política para Brasília e a velha política para São Paulo.

      Um abraço,

      Alexandre!

       

      1. Nem fala o nome do Lula!

        O que a figura dessa senhora me causa é um medo de algo sinistro. Ela assusta-me como me assutaria um extra-terrestre. Esse sentimento se consolidou muito após a trágica morte de E. Campos. Tira o Lula disso!!!!! E a Dilma também!!! Cruz Credo!!!

  10. Os indecisos

    Indecisos não são “indecisos”. São Mal informados.  Não conhecem a fundo nenhum dos candidatos.

    Mas como só lêem manchetes e assistem ao Jornal Nacional, pensam que tem informações fidedignas.  E como Marina ainda é mais desconhecida deles, querem acreditar que ela é uma santa.

    O voto desses indecisos mal informados em Marina é também mais uma vez o voto de protesto, que pode levar o Brasil ao caos.  E o caos é desejado também por muitos, porque facilitaria um golpe.

    Seria muito bom entrevistar  novos eleitores de Marina, prá ver o que eles sabem sobre os candidatos. Aí ficaria claro que eles são os ingênuos que não se preocupam em buscar outras fontes de informação que não seja Globo, Veja e outros da mídia vendida e raivo$$$$$a.

    1. Deixa eu adivinhar qual é a petição de princípios (?)

      Quem conhece verdadeiramente os candidatos são os eleitores da Dilma, certo? Ou seja, para saber se alguém conhece verdadeiramente os candidatos, basta averiguar se vota na Dilma. Se votar, conhece.

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Piada pronta: arrogância tosca fantasiada de falácia. Clara petição de princípios: A tese (quem vota na Dilma conhece verdadeiramente os candidatos) é tomada como verdadeira simplesmente porque é.

      1. Alessandre, não é isso… Um

        Alessandre, não é isso… Um candidato sem programa e sem partido… Quem reponde por um governo assim?

        1. Quem vai responder?

          Primeiro a dona do Itau que vai tomar conta do banco central e elevar os juros. Segundo, os economistas do plano real que vão aumentar o superavit primario, cortar os investimentos públicos, os programas sociais, os investimentos em educação, os salários, elevar a tabela o imposto de renda dos assalariados para pagar a conta, cortar os concursos públicos, mandar os médicos de volta para Cuba, deixar os nordestinos de volta as frentes de trabalho e dieta de calango e finalmente o Serra e seu novo programa de privataria Marineira. 

  11. Não entendo uma coisa. Se

    Não entendo uma coisa. Se esse alto percentual  de eleitores está tão descontente, porque não se prepara para combater e melhorar tudo isso que está aí? Afinal, representam os jovens e, portanto, o futuro. Vão se contentar com as sobras dos acordos que condenam? E Marina, para mim, significa exatamente isso, uma sobra para o PSB, o PSDB, para o PPS, para o DEM, para o Itaú e, talvez, muito provável, até para a mídia corporativa. Ela pode até levar, mas sobras não governam. Com ou sem personalidade, não governam.

    1. Não é bem descontentamento, é

      Não é bem descontentamento, é o antipetismo se dividindo para depois se juntar. Antipetistas de “esquerda” com Marina e antipetistas de direita com Aécio…

  12. É evidente que, em um

    É evidente que, em um primeiro monmento, os indecisos acabem indo para Marina. Era uma via que não se rpopunha antes. A pergunta que deve ser feita agora é…quantos destes “indecisos” consolidaram seu voto em Marina? Não acredito que isto ocorra tão rapidamente. Possivelmente com o desenrolar da campanha, que começou de fato esta semana, com o início do horpario eleitoral gratuito, estes irão consolidar seu voto. Penso que Aécio não tem muito para onde ir e que Marina vai ter que se expor. Quem leva vantagem agora é Dilma. Resta saber o quão eficientes vão ser seus programas eleitorais para mostrar o que fez ao longo estes 4 anos. Os programas deste semana foram muito bons. Se continuarem assim, acredito na vitória de Dilma.

  13. Parabéns PT

    por ser um partido de fruxos. 

    Um aviso para o partido dos frouxos: se a direita raivosa voltar com a mulher verde, não vai ter 2018, 2022 etc porque mesmo com o PT no Governo Federal há quase 12 anos o PIG faz o que bem quer. Agora imagina a direita raivosa no poder. 

  14. Rs..
    Engraçado pensar , quase

    Rs..

    Engraçado pensar , quase um exercício..Marina vence e tudo que

    ela fizer de errado vai prá conta do PT. Um dia teremos um presidente

    avangélico,um presidente negro ( se já não tivemos) um presidente gay

    (se já não tivemos) operário( já tivemos e deu certo)..mas de boa ainda

    estamos na fase Marina  Russomano.

    1. Os abutres estão batendo asas no rumo de cá

      Os abutres já começara bater asas pro rumo de cá? Será que os descrentes com “tudo o que está ai” sabem quem é André Lara Resende? Será que os universitários que, guiados por seus mestres foram as ruas sabem que Eduardo Giannetti defende o ensino pago nas unversidades. Será que os descrentes(não revoltados, pq quem fica viajando de avião prá cima e prá baixo não deve estar tão revoltado assim, talvez descrente, uma descrença inoculada pelos abutres e suas mídias) sabem o que é política do estado mínimo para o povão e máximo para os abutres, a Argentina, Espanha, Itália, Grécia sabem…

      http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/08/politica-economica-o-conservadorismo-de.html

      1. Avatar, vc tocou no ponto que

        Avatar, vc tocou no ponto que eu considero o mais importante de todos que é deixar muito claro para todo mundo quem foram os facilitadores/fiadores do projeto Soros; as universidades públicas ( mestres e alunos ) foram os grandes entusiastas e abriram as portas do país para essa entrega. acho muito importante deixar isso claro pq, depois, é aquele papo de comissão da verdade… tudo sobra para os militares e quem armou a arapuca mesmo desaparece e continua fazendo mais do mesmo até hoje. Basta que se entrgue um milico de pijama com103 anos e o pessoal entende resolvida a questão da ditadura. Collor, foi eleito por ninguém e derrubado por “caras pintada”; ou seja, eleito e derrubado por ninguém. As ” ruas” apresentaram alunos e professores, fortemente financiados, com rostos cobertos tentando passar-se por ” povo” para garantir o anonimato eximindo-se de qq responsabilidade acerca do que viria depois. O que quer que aconteça, será atribuído a ninguém. Só essa intenção já deveria deixar claro o que esse projeto significa para o país e a consciência plena dos que estão envolvidos nele.

  15. Desgraça!

    Quando Collor ganhou a eleição lá no finzinho de 1989, eu adoeci. Fiquei de cama. Fiquei de luto. Sentia que uma desgraça havia se abatido sobre o país. Nunca votei em Fernando Henrique, mas não fiquei assim qdo ele ganhou em 94 nem mesmo em 98 (quando eu já sabia muito bem o que poderia esperar). Essa mulher me inspira um sentimento muito semelhante ao que Collor me inspirava, inclusive pela irracionalidade vinculada à opção por ela, essa história do “novo” pelo “novo”, com a recusa de ver o quanto de velho esse pretenso novo traz embutido. Deus nos defenda! 

    1. Ana, minha solidariedade

      Ana, minha solidariedade contigo, na história e no sentimento.

      O semblante de Marina não me remete a boas coisas, tem algo de sinistro por trás, pelo menos pra mim.

      Alguns dirão que é preconceito ou discriminação, chamo isso de intuição e lembrança de experiências passadas.

      1. E a minha também

        Eu me pergunto como é que podem olhar para essa pessoa sinistra e sentir alguma confiança ?!     Tudo o que ela almeja me causa horror, mas mesmo que ela mentisse falando de projetos de governo que fossem benéficos ao país, o que não é o caso, jamais mereceria meu crédito.  Não é mesmo uma pessoa do bem.

        Marina Silva (ABr)

  16. Prevendo que Marina seja

    Prevendo que Marina seja eleita, ela já sinalizou que vai fazer um mandato de 4 anos,

    vamos supor que ela faça um bom governo,o eleitor vai querer continuidade,ela não pode abandonar assim os que acreditaram nela, já sabemos que ela vai criar a rede quem será o seu nome forte para sucessão dentro da rede?

    Neca Setubal!

    Caso não seja ela deseje apoiar outro quem será ,Serra?ele não vai largar o Poder do PSDB Paulista.

    Caso aceite ela não vai trair seus eleitores que estão cansdos do PT/PSDB?

    Estranho isso parece que existe um “plano maior”,já visando passar o Bastão  no Futuro.

    Ela não está me parecendo a Mesma Marina de 2010.

     

    Att

  17. continuo achando que é melhor


    continuo achando que é melhor esperar as próximas pesqwuisas par qualquer decisão.

    é impossível que as pessoas escolham candidatos sem propostas e deixem de escolher a candidata que continua e continuará realizando o que realizou nestes últimos doze anos. duvido que parte destes votos dito indecisos não sejam para dilma tb, é uma questão de probabilidade.

    o horário eleitoral gratuito já começou e o pt já mostra realizações que a grande mídia jamais divuigou.

    pra mim, sinceraemente, é aposta na continuidade deste governo federal ou o caos, este simbolizado na a vitória da classe expropriatória do nosso país, do patrimonialismo, da financeirização da economia, desemprego, exclusão social. recessão, regressão, e por aí vai a mistificação.

     

  18. SEIS COISAS QUE NÃO DEVEM SER FEITAS ESTE ANO

    1 – Viajar de avião

    2 – Passar debaixo de viaduto

    3 – Mexer com animais em zoológico

    4 – Jogar contra a Alemanha

    5 – Conversar com Willian Bonner

    6 – Ficar indeciso eleitoralmente

  19. O bom é que Neca chegou para avisar sua turma a direita

    Como Neca chegou para avisar sua turma, acaba expondo quem é e quem é Marina.  O que chama a atenção é como estão jogando pesado para trazer a grana pra cá,tirando de aécio.Nessas mostram seu jogo.Resta avisar aos desavisados quem é Marina, um joquete dos BANCOS.

  20. Quem, ou o quê, é o dedo?

     

    O psdbista chega num restaurante psbista e pede uma sopa midiática.
    Logo vem o garçom psbista com uma terrina fumegante e um dedo enfiado dentro da sopa midiática.
    – Ei, meu amigo – reclama o psdbista. – O que é isso?
    – O que é isso, o quê?
    – Você está com o dedo dentro da minha sopa.
    – Ah! Sabe o que é? É que eu estou com uma ferida no dedo – e mostra o dedo todo purulento – e o médico me disse que eu devo deixá-lo o maior tempo possível num lugar bem quente.
    – Ah, é? Então por que você não enfia ele no rabo ?
    – Mas tava lá, eu só tirei pra servir sua sopa!

    Ops!

     

     

  21. Vergonha de ser do povão brasileiro

    Como ser brasileiro rasgado e apreciador de baião e chorinho, se o “Dr. mandou cantar com a língua enrolada”? So, “everybody macacada”. Que indecisão…

  22. Os indecisos são indecisos!

    Atenção ao fato, os indecisos são indecisos, isto quer dizer que por algum tempo eles perdem a indecisão, mas com o tempo ela pode voltar!

    Bobagem?

    O que vai decidir é no fim da campanha!

    1. Gunter na minha opinião o PT

      Gunter na minha opinião o PT não deve aceitar compor ministerios,pois quando quizerem promover qualquer ,factoíde,

      vão encima dos ministérios que for ocupados por petistas,só para desgastar mais ainda a imagem do PT.

       

    2. Bem Gunter, de fato, eu não

      Bem Gunter, de fato, eu não acharia divertido mas concordo com vc num aspecto; muitos petistas seriam sim convidados mas não pq Marina estaria disposta a dialogar e sim pq já estão nesse projeto, desde o início, especialmente no RJ e no Sul. Pessoas que, a meu ver, não merecem qq crédito pq sabotaram ao longo de anos, partido e governo em nome de interesses próprios. Mas isso não é exatamente uma novidade.

      1. PT não tem que ocupar

        PT não tem que ocupar ministérios, agir com independência, votar favoravelmente nos projetos que tem haver com seu programa partidário, já que a Marina se diz apartidária.

        PT teve um ministro no início do governo FHC (Francisco Weffort), que depois saiu do PT pela rejeição ao governo

          1. Verdade alex, e minha

            Verdade alex, e minha resposta, a tua, da Cristiana… vão ficar assim… boiando.

            Mas a minha vou manter aqui mesmo, afinal o assunto são os indecisos e os medos de nós, os “não sonháticos”.

          1. Certo ” sabichão não de uma

            Certo ” sabichão não de uma de  “João sem braço”..voce deletou seu comentário

            e eu comentei  a  exclusão ,  voce ou alguem excluiu meu comentário, isso

            posteriormente. Como fez isso? Quero aprender e usar tambem..ou voce é  um

            dos operadores do blog?

    3. É mesmo Gunter?

      Medo?

      Até quando  vão continuar com essa cantilena, até alcançar e ganhar eleitores de Dilma inclusive?

      Como se já não bastasse Marina Silva ter se aproveitado e ainda estar se aproveitando da morte de Eduardo Campos para ganhar corações e mentes?

      Nós só queremos que Marina diga ao que veio, sem rodeios, sem subterrâneos e ininteligíveis sentenças messiânicas, que de tão enigmáticas se tornam enfadonhas e até, em alguns casos, aterrorizantes, como essa tal proposta de reviver o famigerado “tripé” econômico.

      Que ela tenha coragem de dizer que seus gurus em economia pretendem promover arrocho salarial como forma de alcançar o tal e “sonhático” equilíbrio fiscal.

      Que ela tenha coragem de dizer que acredita sim na Bíblia Sagrada como único texto capaz de levar o Brasil ao Nirvana e que com a sua posse dará o ponta pé para que deixemos de ser o Estado Laico que somos, com tudo de ruim e tenebroso que esse tipo de coisa pode nos trazer, como por exemplo, a perseguição de cultos religiosos “não condizentes com as escrituras sagradas” e a criminalização de práticas culturais-religiosas como a Umbanda.

      Que ela tenha coragem de dizer que faz parte de uma tal International Organization que entre outros membros tem Soros, o mega especulador internacional.

      Que ela tenha coragem de dizer aos seus eleitores e simpatizantes, agora festivos pois têm a certeza da vitória que ainda não aconteceu, que um dos braços fortes e financiadores da sua arrancada para o Planalto é o Banco Itaú, um  instituição bancária que presta um dos piores serviços à população (principalmente a pensionistas do INSS) e umas das empresas campeãs de sonegação fiscal no Brasil.

      Que ela tenha coragem de dizer que dentro de uma das “sonháticas” propostas econômicas de um de seus oráculos, está o aumento de preço da carne e do leite como forma de dar um freio no crescimento do nosso rebanho como forma de reduzir a poluição (isso mesmo, o iluminado economista disse que o pum do gado polui mais que o CO2 ou o CO).

      Que ela tenha coragem de dizer que o mesmo pensador (Giannetti) disse com todas as letras que estimular o consumo no Brasil, Índia ou China era contribuir para a destruição do meio-ambiente mundial.

      Que ela tenha coragem de dizer que a implementação da ecologia utópica que ela tanto defende vai nos levar, sem sombra de dúvida, ao início efetivo da desindustrialização com duas das suas consequências mais nefastas: o desemprego em massa e a dependência externa até para obter um sapato.

      Esse discursinho fajuto de vitimização de Marina Silva já encheu a mais da conta, disputa política se faz com embates serenos e propostas e, quando se obtém êxito eleitoral, de cobranças aos políticos daquilo que foi prometido, e Marina é política apesar dessa papo malandro de “nova política” e “contra tudo que está ai”; portanto, lembre-se de cada palavra e texto que você está jogando aqui pois, caso você e sua candidata consigam esse intento, o de apear o demoníaco e nefasto PT e sua demoníaca e nefasta Dilma Roussef do Planalto, juntamente com o Mephysto de Garanhuns (Luís Inácio Lula da Silva), muito do que foi escrito será lembrado, alguns trechos até para te lembrar dos “medos” que nós, os “não sonháticos”, estamos tão enfaticamente lembrando desde agora.

  23. A míRdia Xeiquespiriana e o “fora PT”.

    Marina é a bóia da vez para os pretensos (e seculares) donos do Brasil.

    Eles não tratam de uma eleição, mas de um plebiscito:

    To PT ou NOT to PT ..

    Détis dê cuéstion…

     

  24. Marina Silva e a construção do voto niilista

    Isso é fato: Tal como o Brasil, a Espanha se viu assolado por uma onda de manifestações contra “tudo o que está aí” e, como fruto disso, pariu um governo conservador e adepto do estado mínimo para o povão e máximo para o 1%, tal como este que está sendo desenhado pela equipe econômica de Marina Silva, aquela que no qual o voto niilista fomentado e construído no decorrer do tempo por grandes corporações, rentistas e banqueiras, tende a depositar sua confiança.

    Tudo bem que os jovens tenham se rebelado contra “tudo o que está ai”, nunca souberam ao certo do seu alvo e elegeram uma tábua de salvação: Marina Silva, hoje candidata propensa a receber o voto dos indecisos que, em grande parte são os jovens descrentes e, com muita razão, com o a política, o sistema…
    Mas logo a Marina que, hoje, em público diz que inaugurará uma nova prática politica e, por debaixo dos panos tem seu programa sendo escrito por Neca Setúbal(leia-se Itaú) que, sugeriu por exemplo a autonomia do Banco central?
     

    Tudo bem que Marina tenha surgido no rasto da morte,,.da morte de tudo,,da morte da política…da morte do “sistema”(????)…da morte de Eduardo Campos….

    Tudo bem que Marina tenha surgido como representante dos jovens desencantados.

    Mas quem é Marina, essa eira nem beira(mas apoiada pelo Itaú) que, sem partido, ganhou da Morte(de Campos) um partido? 

    Quem é Marina? Erundina sabe mas, como o mundo dá muitas voltas, hoje ela coordena sua campanha, solução encontrada para conter a insatisfação do PSB, um pequeno partido, menor do que o PT mas que, em termos de prática de corrupção, é maior do que o PT, aliás, no ranking da corrupção o PT é lanterninha, embora aqueles que se dizem contra “tudo o que está ai” não saibam, que tal consultar o inforgráfico  sobre os partidos que carregam a maior quantidade de fichas-sujas, veja lá a posição do PSB, se bem que o partido dela é mais o Itaú do que o PSB.Segue link para texto na íntegra: http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/08/a-construcao-do-voto-niilista.html 

  25. Simbiose

    Marina iniciou a carreira política no Partido Comunista Revolucionário, passou pelo PT, pelo PV e da tentativa ainda frustada de criar a Rede, chegou ao PSB, de onde anuncia sua saída para fundar finalmente a Rede. Teve que passar por vários partidos até descobrir que não gostava deles…

    Por isto os indecisos votam na Marina.

  26. Sinceramente não sei se o

    Sinceramente não sei se o eleitor médio, agora obcecado pela Marina (elevada a Nossa Senhora dos Desiludidos) é tão arguto para entender uma linha do seu discurso ou mesmo ter a compreensão mínima do que ela representa e que forças a mantém de pé. Quando um nome, por mais inconsistente que seja, se torna um mantra, não há Cristo que faça o povo voltar a razão. Aconteceu com Collor em 1989 e acontece agora denovo. Mesmo esquema. Mesmo erro.

    Olhando de longe entendo que ela é vista como o novo Jânio, o novo Collor, ou seja, a política desconhecida,  cujo nome tem a aura mística do Salvador da Pátria.  

    Quero ver a cara dos incautos quando, em nome da governabilidade, ela tiver que se aliar com os mesmos Sarneys, Malufs, Calheiros, et caterva que a massa ignara tanto abomina. Quero ver a cara dos incautos quando, em nome da governabilidade, ela tiver que formar uma aliança suicida com (provavelmente) os restos do PSDB, ou na melhor das hipótese com o PT (o que aliás, duvido). Quero ver a cara dos incautos quando ela começar a arrochar salários, subir juros, gerar desemprego e bagunçar a produção agrícola. Sim. Os desiludidos querem Marina porque querem mudar “em tudo isso que esta ai”. Temo que a mudança não será propriamente do jeito que eles esperam. Temo que o sonho vai durar no máximo 6 meses. Temo ainda que ela acabe como Jânio e Collor.

  27. A indecisão dos Anti-PT

    Marina ou Aécio, eis a questão. Somam-se aos anti-PT os eleitores egoístas de partido próprio, de eu mesmo, daqueles que querem um Governo inteiro para o serviço do seu único desejo pessoal.

    Os anti-PT começaram com Aécio e, por assuntos aeronáuticos, de uma e outra candidatura, a melhor opção para essa turma hoje parece ser a Marina. Apenas isso. Os “indecisos” mesmo esperavam alguma alteração no quadro para entrar.

    Dilma sempre teve que enfrentar os dois, de uma forma ou de outra.

  28. Por outro lado, há muitos

    Por outro lado, há muitos “indecisos” , “apartidários” e até mesmo gente da “esquerda que a direita adora” que estão reavalidando por entender o significado das únicas propostas apresentadas até o momento .  E não vi ninguém que apoia a candidatura de Marina defender: a desgulamentação da economia via Bacen, a liquidação da valorização do salário mínimo e dos reajustes salariais acima da inflação.  Mas discutir isso pra que? É o bastante vencer o PT… o que vai colocar no lugar, dane-se.

    Devem ser as unicas propostas, pois a questão da “nova política” permanece no vazio, uma vez que não há manifestação alguma quanto a profunda reforma política necessária para uma “nova política”. Só falácia.

  29. Brasil pode entrar numa aposta arriscada:

    Esse povo não tem ideia do que estão armando para a Marina.

    A escolha do Beto Albuquerque como vice deveria preocupar quem pretende votar nela.

    Não que o Beto seja má pessoa (nada disso), mas ele é ligado ao agronegócio, Marina pode não terminar seu governo pelas ciscunstâncias que todos conheçem, a bancada ruralista enfim teria “um dos seus” no comando da nação.

    Isso é que dá desvalorizar tanto os partidos e apostar em estratégias messiânicas, Marina teria que se agarrar em um lado para se manter e o lado que ela optar (banqueiros) representaria grande retrocesso ao país.

    1. Marina Silva terminou por se beneficiar da PTfobia

      Sim Felipe, concordo.  Marina Silva terminou por se beneficiar da PTfobia alimentada pela imprensa tucana por anos 

      Ultimamente tenho me perguntado o seguinte: Se Marina for eleita, por quanto tempo ela será a “santinha” que caiu do céu para salvar o Brasil? A resposta que me vem a cabeça: Ela será “santa” até o dia em a Globo quiser. A Globo vai querer até o dia em que a dona Neca Setúbal estiver mandando no Banco Central e, portanto, na política econômica. De forma que não seriam necessários 4 anos de ininterruptos ataques(como estes que Dilma tem sofrido) para ela ser demonizada, ela não se sustentaria sequer  por uma semana. De forma que a vejo como uma santa dos pés de barro, ela(Marina) representa sim, uma política econômica das mais retrógradas e danosas, talvez bem pior do que aquela que já experimentamos na década de 90, prá isso basta que prestemos atenção no pensamento e nos personagens que norteiam a política econômica de Marina Silva. Segue link para texto na íntegra

      http://josecarloslima85.blogspot.com.br/2014/08/como-oposicao-tem-se-beneficiado-da.html

    2. Vejo algo mais

      Vejo algo mais sinistro:

      Marina é a tão sonhada bala de prata que a direita e extrema-direita vem buscando desde 2003; na hipótese de ela ganhar e não terminar o mandato, teremos não o vice assumindo ou novas eleições, mas a instalação da tão desejada crise institucional com que eles tanto sonham pra tomar o poder de fato, inclusive por vias jurídicas.

  30. Começou a desmontagem

    Da série “Os mortos não falam”: 

    http://oglobo.globo.com/brasil/vice-de-marina-propriedade-de-aeronave-nao-problema-nosso-13708916

     

     

    Vice de Marina: propriedade de aeronave ‘não é problema nosso’

    Beto Albuquerque comentou sobre possível crime eleitoral enquanto Marina Silva não quis entrar no assunto

    POR LETÍCIA LINS23/08/2014 15:59 / ATUALIZADO 23/08/2014 16:26

    PUBLICIDADE

    Marina Silva em primeiro dia de campanha, no Recife, ao lado do candidato a vice na chapa, Beto Albuquerque -Divulgação

    RECIFE – A propriedade da aeronave Cessna prefixo PR-AFA que caiu com Eduardo Campos ganhou destaque no primeiro dia de campanha nas ruas da candidata à Presidência Marina Silva (PSB), em Recife. Vice na chapa e líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque disse, neste sábado, que o assunto não é problema da chapa e voltou a pedir justiça e cobrar esclarecimentos sobre as causas do acidente que levou à morte sete pessoas.

    – Quem comprou, quem vendeu não é problema nosso, mas dos proprietários da aeronave. O que queremos saber é o que ainda não foi explicado: como caiu esse avião que matou o nosso líder e como não tinha nada gravado na caixa preta – declarou Albuquerque, sob gritos de “sabotagem”, por centenas de militantes. – Em relação a isso, a direção do partido está apurando as informações para prestar o esclarecimento necessário – acrescentou.

     

    VEJA TAMBÉM

    PSB admite erro no uso de jato que matou CamposUso de jato que matou Eduardo Campos violava lei eleitoralMorte de Campos: empresa que bancou gastos de jato dá endereço de escola

     

    O assunto foi abordado durante entrevista concedida por Marina na capital pernambucana onde ela deu o pontapé na campanha para o Planalto na manhã deste sábado. Mas ela não falou sobre o tema, passando o microfone a Beto Albuquerque.

    PUBLICIDADE

    Como trouxe O GLOBO, além das investigações sobre o acidente, as autoridades apuram a propriedade do jatinho, sobretudo por causa do seguro destinado a familiares das vítimas e moradores dos edifícios atingidos.

    Na Anac, o avião está registrado em nome da empresa AF Andrade, sediada em Ribeirão Preto (SP). De acordo com a empresa, a aeronave teria sido repassada a empresários pernambucanos (Apolo Santana e João Carlos Lyra), supostos acionistas da Bandeirantes Companhia de Pneus S.A.

    Na noite da última quinta-feira, a Bandeirantes, em nota, negou a compra da aeronave. Trecho do documento, entretanto, confirma interesse da empresa na aquisição da aeronave, mas que a negociação estava condicionada à aprovação da Cessna. O grupo afirma que não pagou nenhuma parcela assim como “qualquer despesa, como tripulação, combustível etc”.

    Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/vice-de-marina-propriedade-de-aeronave-nao-problema-nosso-13708916#ixzz3BFOuzJvd

    1.  Espera aí.
       O vice está

       Espera aí.

       O vice está lançando suspeição sobre o acidente, encampando, portanto, a conversa de conspiração, falando em justiça? E a ponto de inflamar a militância que entoava “sabotagem, sabotagem”? E isso ao lado da candidata que nada comentou sobre o assunto, mas não desautorizou seu vice?

      É de se perguntar: a sugerida sabotagem vai para conta de quem?

      Do Aécio certamente não é, pois já foi ultrapassado.

      Das forças não tão ocultas do além mar? Nem pensar. 

      Sobra o alvo a ser vencido.

      É essa a tal campanha limpa?

      Começou pior que a de 2010. Barra pesadíssima.

       Não caberia interpelação judicial? Ou é exagero?

  31. A manchete diz: “indecisos parecem querer Marina”

    Aí, os comentaristas que preferem Dilma, no lugar de tentar seduzir o eleitor indeciso, tentar entender o que ele busca, o que fazem?

    Malham Marina, malham o eleitor. Usam de sarcasmo e discurso de desesperança.

    Beleza.

     

    1. Paquerando votos?

      Você acha mesmo que aqui, neste blog, poderia ser mudado o voto de alguém?

      Defeitos do governo atual e do PT? Muitos! E eles devem ser corrigidos dentro da discussão partidária, onde existem diversas correntes e democracia para elas serem representadas.

      A maior parte de nós está aqui apenas conversando e discutindo. Às vezes até brincando. Os conceitos que aqui escuto e observo, espalho pelo meu circulo de amizades. Minha mulher faz o mesmo. Bem distante deste blog, através do nosso dia-a-dia talvez encontremos algum indeciso e, naturalmente, falaremos para ele. 

    2. Gunter

      Você acha que alguém aqui iria convencê-lo a votar em Dilma? 

      Se responder “sim”, você não é o nosso Gunter. Se responder “não”, seu questionamento estará igualmente respondido.

      1. Convencer a mim?

        Acho que ninguém aqui tentaria isso. Mas não era esse o meu questionamento, então não está igualmente respondido.

        Um post com título de “indecisos”, possivelmente lido por 50 mil pessoas, e comentado por quase 100…

        Ora, se as pessoas quisessem convencer indecisos seria uma boa oportunidade.

        Mas em geral não se esforçam para isso, a maior parte dos comentários é dirigido para o eleitor já convencido a votar em Dilma.

        Os argumentos usados são sempre para os já decididos.

        Não são, acho, para agradar a públicos mais amplos, indecisos.

        Em 1998 FHC teve 54%. Em 2002 Lula teve 60%. Por óbvio há um grupo de uns 15% que mudou então.

        É esse grupo que pode ser necessário reconquistar agora. 

        Mas talvez ninguém queira convencer ninguém mesmo. Só expor como já está contente com suas escolhas.

        Agora, se alguém acredita mesmo numa escolha, deveria buscar que essa fosse pelo menos a mesma de 50% + 1.

        E quanto mais melhor, pois facilita o apoio futuro da opinião pública.

        Só acho.

         

         

         

         

        1. Gunter

          Isto aqui é um blog onde 100% das pessoas sabem onde estão e aonde querem ir. Cada um escreve sua opinião da forma que achar mais conveniente, sem patrulhamentos e sem “tutorismos”. Ou nada escreve.

          A função de catar votos e convencer eleitores indecisos não é de ninguém aqui, o que não impede de um ou outro o fazer.  Sobe o palanque eleitoral quem quer, desce quem quer, fica em cima do muro quem quer e qualquer uma destas coisas, às vezes, sem querer também.

          Contraria contrariis curantur!

    3. Hehe, faz isso o tempo todo aqui

      Critica os “petistas” o tempo todo, como se não saibam o que fazem (ex: este comentário).

      E olha que além de nunca ter sido comunista, nunca fui petista!

      Mas sou brasileirista, e se nestas eleições tem um candidato a ser levado a sério para o país, começa com D.

      De Dilma.

    4. Seria também uma oportunidade para defender Marina

      e para elencar talvez suas qualidades, seus pontos positivos.  Que características dela poderiam contribuir para o desenvolvimento do país ?  Eu não conheço nenhuma e gostaria de saber se alguém conhece.

        1. Apenas sonhos e blábláblá, nada mais

          De concreto mesmo, nada. 

          E no programa eleitoral de hoje, o que ela disse que possa ser considerado programa de governo ?  Absolutamente nada.  Só disse que vai melhorar a saúde, educação, tudo.  Mas, como sempre, não disse COMO.

          O que ela disse é o mesmo que dizem todos aqueles bizarros candidatos a deputado, que causam vergonha alheia.

  32. Resultados das eleições de 2006 e 2010

    As eleições de 2014 caminham para o resultado parecido com o que ocorreu em 2006 e 2010, com um detalhe, o enfraquecimento do PSDB, que teve 41% dos votos válidos  em 2002, 32% dos votos válidos em 2010, e caminha para obter menos de 25% dos votos válidos em 2014.

    Marina Silva vem obtendo apoio de boa parte dos eleitores de Heloísa Helena de 2006 e parte considerável dos eleitores do PSDB.

    O que pode explicar o motivo de alguns economistas que apoiavam o PSDB, hoje apoiarem Marina Silva.

    anexos

    url:
    http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2010/estatisticasurl:

    http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2006/resultado-da-eleicao-2006

     

      1. Eh mesmo neh. Ateh parece o

        Eh mesmo neh. Ateh parece o djpt departamento de jornalismo do pt. Mas a maio semelhanca eh com o Dieese. Acho que acertei na mosca.

    1. Essa seria uma ótima pergunta

      Pergunta a ser feita aos antes indecisos que resolveram votar na Osmarina.  E aí, o que diz o programa de governo dela ?  Como ela vai conseguir todas as melhorias prometidas na Saúde, na Educação, na Segurança … ?  Se como Ministra do Meio Ambiente não conseguiu nada, como iria conseguir algum sucesso na Presidência, brigando com todo mundo e criticando todas as políticas sem apresentar nada de novo ?

  33. vejo como algo bom…

    jamais gostei de ver as praias, clubes e pousadas lotadas de indecisos em dia tão importante para a Democracia

    que a indecisão deixe de ser habitual e inexpressiva

  34. pelo que C. Acácio colocou…

    desejo muita sorte para os indecisos

    desejo que Marina passe a mostrar que é totalmente diferente dos outros e consiga convencê-los

    porque convencer essa galera, no caso de ser a mesma que saiu às ruas, nem Deus consegue

  35. Senhores: conforme o horário

    Senhores: conforme o horário de propaganda eleitorl for acontecendo, muitos que esperam por algo mais consistente, verão o vazio dessa personagem repentina e só os analfabetos póliticos, e são muitos, seguirão essa senhora, marina, a nova-velha política sem nada a apresentar, a não ser blablas sobre os partidos que competem com ela. E, se a elegerem, não durará no cargo muito tempo. Os lobos que a estão “apoiando” no momento, tomarão o lugar da chapeuzinho verde, assim que quiserem. Ela, marina, está participando de um golpe por puro desejo de poder, que será efêmero.

  36. O grave problema da campanha da Marina é este

    Não são os indecisos. São os D-E-S-C-O-N-T-E-N-T-E-S. 

    E ser o guru de pessoas descontentes, os riscos e as responsabilidades são E-N-O-R-M-E-S. Rm hipótese alguma, pode se correr o risco de frustrar os acomodados.

  37. Se querem Marina, não são indecisos

    O verbo “parecer” não muda nada disso e é apenas retórica vazia. Indeciso é quem não sabe o que quer ou ainda não decidiu dentre as opções. Se sabem, não são indecisos.

     

    1. Isso é o resultado da desconstrução do PT

      à velocidade da luz que o PIG vem fazendo durante vários anos  e o PT o que fez? Nada. E o Lula o que fez?Nada.  E a Dilma o que fez? Ela fez sim. Ela foi fazer omelete na maria brega. Diante de tudo isso, eu afirmo: a direita vai volta ao poder com a marina verde e nunca mais vai sair, pois se a direita desinforma o povo com o PT no Governo, imagina quando essa direita estiver no poder. Vai ser a festa dos neoliberais com a marina verde na presidência. Nem o Lula vai conseguir ganhar mais para presidente. Até porque o PT vai deixar de ser um partido de frouxos para ser um partido nanico. 

  38. Moro num bairro classe média

    Moro num bairro classe média (média mesmo) em Maceió. Aqui é relativamente sossegado, de modo que qualquer movimentação maior chama a atenção.

    Hoje (sábado 23/8) de manhã, no semáforo de uma grande avenida aqui perto, havia movimento. Um grupo, homogêneo na aparência, distribuía um adesivo para os carros. Muitos motoristas aceitavam.

    Eu já tinha visto esse adesivo no vidro traseiro de alguns veículos na cidade. Ele diz: “Fora Dilma – e leve o PT junto”.

    O grupo tinha montado uma tenda. (Disse há pouco que tinha aparência homogênea; é  porque eram todos gente branca, de aparência rica, senhoras cheias de pulseiras, óculos escuros de grife etc.)

    Reconheci um deles, presidente de uma entidade médica daqui, já o havia entrevistado. Eu estava a pé, ia a um supermercado perto de casa, ele acenou, eu parei, nos cumprimentamos, fui rodeado por três ou quatro dos outros. Estavam entusiasmados com a receptividade dos adesivos. “Daqui a pouco vai esgotar!”, disse um deles.

    Aí eu entrei na brincadeira, só que zoando com eles:

    – Não adianta, a tucanada vai levar outra surra de votos…

    – Olha aí como todo mundo quer o adesivo!, gritava o médico.

    – Pra cada dono de carro que pega um adesivo, tem mais de dez dentro do ônibus que vai votar na Dilma, disse eu.

    Uma dona emperiquetada fez cara feia:

    – Ih, você é Dilma, é?

    – Não, eu não sou Dilma, sou Plínio. Mas voto na Dilma, sim.

    – Ah, aqui não é lugar pra você não.

    Ela estava rindo, mas com aquele sorriso que certa classe média dedica ao estranho que não sabe o seu lugar. Aqui não é lugar pra você.

    Eu ia falar alguma coisa, mas alguém do grupo dela falou baixinho e ela se afastou. Eu também tinha mais o que fazer, não queria encrenca numa manhã de sábado e fui andando.

    Mas fiquei pensando nesse adesivo em plena campanha eleitoral para presidente.

    Fora Dilma – e leve o PT junto.

    Tenho que arrumar um pretexto para perguntar a esse pessoal: sim, fora Dilma, e põe quem no lugar?

    Esses caras propõem o quê, exatamente?

    Aécio? Marina? Eymael? Luciana Genro? Ninguém?

  39. A classe média e os adesivos

    Moro num bairro classe média (média mesmo) em Maceió. Aqui é relativamente sossegado, de modo que qualquer movimentação maior chama a atenção.

    Hoje (sábado 23/8) de manhã, no semáforo de uma grande avenida aqui perto, havia movimento. Um grupo, homogêneo na aparência, distribuía um adesivo para os carros. Muitos motoristas aceitavam.

    Eu já tinha visto esse adesivo no vidro traseiro de alguns veículos na cidade. Ele diz: “Fora Dilma – e leve o PT junto”.

    O grupo tinha montado uma tenda. (Disse há pouco que tinha aparência homogênea; é  porque eram todos gente branca, de aparência rica, senhoras cheias de pulseiras, óculos escuros de grife etc.)

    Reconheci um deles, presidente de uma entidade médica daqui, já o havia entrevistado. Eu estava a pé, ia a um supermercado perto de casa, ele acenou, eu parei, nos cumprimentamos, fui rodeado por três ou quatro dos outros. Estavam entusiasmados com a receptividade dos adesivos. “Daqui a pouco vai esgotar!”, disse um deles.

    Aí eu entrei na brincadeira, só que zoando com eles:

    – Não adianta, a tucanada vai levar outra surra de votos…

    – Olha aí como todo mundo quer o adesivo!, gritava o médico.

    – Pra cada dono de carro que pega um adesivo, tem mais de dez dentro do ônibus que vai votar na Dilma, disse eu.

    Uma dona emperiquetada fez cara feia:

    – Ih, você é Dilma, é?

    – Não, eu não sou Dilma, sou Plínio. Mas voto na Dilma, sim.

    – Ah, aqui não é lugar pra você não.

    Ela estava rindo, mas com aquele sorriso que certa classe média dedica ao estranho que não sabe o seu lugar. Aqui não é lugar pra você.

    Eu ia falar alguma coisa, mas alguém do grupo dela falou baixinho e ela se afastou. Eu também tinha mais o que fazer, não queria encrenca numa manhã de sábado e fui andando.

    Mas fiquei pensando nesse adesivo em plena campanha eleitoral para presidente.

    Fora Dilma – e leve o PT junto.

    Tenho que arrumar um pretexto para perguntar a esse pessoal: sim, fora Dilma, e põe quem no lugar?

    Esses caras propõem o quê, exatamente?

    Aécio? Marina? Eymael? Luciana Genro? Ninguém?

  40. Com o nosso presidencialismo
    Com o nosso presidencialismo de coalizão e sem tocar uma inadiável e necessária reforma política (radical e profundamente democratizante…) não há como se promover a tal “nova política” proposta por dona Marina dos Bagres (ela própria um amontoado de contradições… – uma espécie de Jânio Quadros repaginado e de saias, noves fora o palavrório difícil e rebuscado do homem da vassoura…).Só que não vejo dona Marina dos Bagres defender com tanta veemência essa necessária (e inadiável reforma política) tanto quanto acena para os banqueiros (do Itaú e de outros poderosos conglomerados do financismo ladrão e lesa-pátria) com a tal autonomia do Banco Central, que coloca a política econômica definitivamente fora da esfera do governo para colocá-la à serviço dos mercados financeiros e dos seus interesses imediatos ($$$).Sinal de que a tal “nova política” da ambientalista dos bagres não deverá passar de mais um engodo contra o povo e contra a Nação. E que a decepção e a instabilidade política não tardarão… Infelizmente são esses os meus temores, e gostaria muito de estar errado e de que não se concretizassem… mas temo que não esteja tão errado assim…

  41. Só na simpatia…
    Serra e Marina, só na ‘simpatia’

    Da coluna de Mônica Bérgamo na Folha:
     

    Marina Silva não apoiará mais Eduardo Suplicy, do PT, ao Senado em SP. E sim dirá que a aliança que representa apoia José Serra, do PSDB.

    É assim que Marina retribui o apoio que recebeu de Suplicy, um petista histórico, quando da tentativa frustrada de fundar sua REDE, como noticiou o Uol em fevereiro do ano passado:
     

    O senador petista Eduardo Suplicy (SP) foi ovacionado no início da noite deste sábado (16) ao apresentar apoio à amiga e ex-colega de Senado Marina Silva. Suplicy chegou já perto do fim do evento de lançamento do partido “Rede Sustentabilidade”, de Marina. 

    Após um longo discurso no qual contou as experiências que partilhou com Marina Silva, Suplicy assinou a lista de apoiadores  – que precisa ultrapassar o número de 500 mil assinaturas de eleitores, em pelo menos nove Estados, segundo exigência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

    Agora, nos braços de Serra, Marina abandona quem lhe deu a mão e empurra a candidatura do tucano Aécio Neves telhado abaixo. Sem Rede de Sustentabilidade.

  42. A “moça” estava até de batom

    A “moça” estava até de batom no programa eleitoral hoje. Mas o que daria muito para saber :

    Como procederá a Globo/Bonner na entrevista com a candidata;

    O que estará passando pela cabeça do “pessoá” do PMDB;

    O candidato Aécio vai ser lançado pro lixo ?.

    É, parece que o dono do avião está num mato sem cachorro;

    Terá os EUA tamanha petulância ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador