Operadoras de telefonia celular estudam regras para SMS eleitoral

Jornal GGN – As operadoras de telefonia celular estão estudando eventuais regras e restrições para o uso de mensagens de texto (SMS) como ferramenta de comunicação entre candidatos e eleitores. A Claro foi a segunda empresa a adotar o serviço, após a Vivo. Tim e Oi ainda estudam a possibilidade. Está prevista uma reunião das operadoras com o Mobile Entertainment Forum (MEF) para tentar alinhar as regras de mercado para o SMS eleitoral.

As eleições deste ano serão as primeiras em que as operadoras vão permitir oficialmente o envio de SMS com viés político. Em pleitos anteriores, mesmo não sendo permitida, a prática acontecia de forma clandestina por meio de brokers não homologados de SMS. A medida vinda das empresas tem o objetivo de organizar esse mercado e criar regras que garantam o respeito ao eleitor e viabilizem o uso adequado deste tipo de canal.
As operadoras reconhecem, contudo, que a prática de envio de SMS eleitoral – já autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – não vá coibir automaticamente tentativas de mensagens “piratas” por candidatos. Mas a prática, segundo as empresas, será combatida durante as eleições. A Claro, que anunciou a adesão a este tipo de serviço, anunciou que ainda aguarda definição junto ao TSE e ao MEF. Paralelamente, a empresa anunciou também regras e orientações (veja no quadro abaixo) do serviço como forma de se adequar à legislação eleitoral.

Com informações do MobileTime.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Item 05

    Item 05 — O que vai impedir o partido X de enviar uma lista de números de telefone para as operadoras, mesmo que os donos destes numeros não tenham autorizado o envio dos SMS? Quem vai controlar?

  2. “As operadoras de telefonia

    “As operadoras de telefonia celular estão estudando eventuais regras e restrições para o uso de mensagens de texto (SMS) como ferramenta de comunicação entre candidatos e eleitores”:

    E como o Brasil inteiro sabe que as operadoras nao sao tucanas, o Brasil inteiro respira aliviado…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador