Irã quer assinar acordo sobre programa nuclear polêmico com AIEA

Sugerido por Gunter Zibell – SP
 
Do Terra

Irã prevê acordo sobre o programa nuclear com AIEA na segunda

 
O Irã prevê assinar um acordo com o diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, Yukiya Amano, na visita que ele fará na segunda-feira a Teerã para falar do programa nuclear iraniano, declarou neste sábado o embaixador do Irã na AIEA.
 
“A República Islâmica do Irã apresentou uma nova proposta que inclui ações concretas e prevemos que o texto seja finalizado na segunda-feira e que as duas partes alcancem um acordo”, declarou Reza Najafi à televisão pública.
A AIEA anunciou na sexta-feira que Amano viajará na segunda-feira a Teerã para retomar negociações sobre o polêmico programa nuclear iraniano.
 
“Paralelamente (…), os especialistas do Irã e da AIEA se reunirão em Teerã para abordar questões técnicas”, acrescentou.
 
O objetivo do encontro será, segundo a agência, “reforçar o diálogo e a cooperação”. O anúncio ocorre num momento de importantes negociações em Genebra entre o Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).
As duas partes negociam um acordo sobre o programa nuclear iraniano, centrando-se, sobretudo, no tema do enriquecimento de urânio que preocupa as potências ocidentais.
 
Os países ocidentais e Israel temem que Teerã enriqueça urânio para fabricar um dia uma bomba atômica, mas o país sempre desmentiu, afirmando que seus objetivos são puramente civis.

 
 
 
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apenas acordo nuclear.

    Apenas acordo nuclear. “Polêmico”, é uma invenção dos judeus.

    Em resumo: o Irã quer usar a tecnologia nuclear (que já usa) para energia, remédios, medicina, etc.

    Qual seria o problema?. Inclusive o Brasil já faz isso desde a década de 70 do século passado.

    Os judeus querem continuar com o monopólio da covardia, do terror,das humilhações, etc.

    Os EUA já viram que outro conflito naquela região será uma tragédia tanto para os EUA quanto para o Irã. Mas os judeus querem a guerra a qualquer custo, pois eles não perdem nada (não perdiam), em geral, os custos ficam com a viúva que emite dólares, consequentemente com o feijão e sangue dos americanos mais pobres, especialmente os negros.

    O acordo é simplesmente o seguinte: da parte do Irã, eles se comprometem a não usar a tecnologia para fins bélicos (que os judeus nao cumprem) e da parte dos EUA, admite-se que eles usem para todos os outros fins, menos bélicos. Baixam-se as restrições econômicas e políticas (embargos) e evita-se mais uma guerra.

    Os únicos prejudicados neste acordo serão os judeus. Bom para a humanidade.

    1. Nassif,

      Se isto transcrito abaixo não é antissemitismo, o que é então?

       

      “Os únicos prejudicados neste acordo serão os judeus. Bom para a humanidade”.

       

      Toda vez que em que se abre a oportunidade, quando os temas tangenciam Israel ou os judeus, esse comentarista aproveita para empestear o blog, com o seu visceral antissemitismo. Seus comentários andam tão asqueirosos, que em outra postagem, até mesmo quem resvala no antissemitismo reclama, do primarismo do antissemitismo explícito dele. Providências, por favor, é uma questão de saúde pública dos seus leitores.

      1. Evitar uma guerra não é tudo

        Evitar uma guerra não é tudo de bom para a humanidade? especialmente nas proporções de envolver o Irã, que é um país organizado economicamente e muito bem armado, além de politicamente muito bem articulado? vocês estão achando que o Irã é a Libia, que será passeio? 

        Quem quer guerra não são os judeus? leia o jornal Haaretz http://www.haaretz.com

        Você queria que eu dissesse o que? que os judeus querem a paz, parem com essa estorinha, caozinho surrado, não cola.

        Peço desculpas, mas aqui não são leitores da Veja/OESP/Globo/FSP, aqui é blog do Nassif.

        Os judeus são tão articulados que inventam um monte de mentiras para continuar fazendo uma série de selvagerias, especialmente com os palestinos e ainda lançam mão de calar quem se revolta com isso.

        Aqui vocês podem gritar a vontade que não cola. Pior, quanto mais vocês gritam, mais o povo fica revoltado com vocês. Basta ver o próximo post que diz do suposto aumento do anti-semistismo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador