Sebrae lança cartilha de eficiência energética

Jornal GGN – Na última segunda-feira (21), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia) lançaram uma cartilha com dicas para a indústria economizar energia e lucrar mais. O material de 18 páginas foi entregue para empresários, funcionários e estudantes do setor elétrico no 11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE).

A relevância do material é justificada pelos altos índices de desperdício de energia na indústria brasileira. Consta na cartilha que o setor industrial é o que mais consome energia no Brasil, chegando a demandar 33,9% do total produzido.

Com o preço alto da energia na comparação com mercados internacionais, a cartilha trata a economia elétrica como diferencial competitivo da indústria. O material explica que com a implantação de ações de eficiência energética, é possível obter uma economia de 25 a 40% na conta, e ensina os primeiros passos para essas ações.

No COBEE, empresários do setor elétrico compartilharam suas experiências em economia de energia. Entre eles, Wagner Cardoso, consultor da Votorantim falou sobre o sucesso do programa de racionamento da empresa durante o apagão do setor em 2001/2002, quando eles conseguiram reduzir em 22% o consumo derrubando a produção em apenas 5%, o que acabou resultando em um projeto permanente de gestão de consumo.

Além da cartilha, o Sebrae agora passa a divulgar o assunto em reuniões, seminários e congressos, como no 4º Seminário Sebrae de Sustentabilidade, que acontece de 29 a 31 de julho, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT), onde o tema  “Uso eficiente de energia nas empresas” será um dos destaques.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador