Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

Torcidas precisam isolar os violentos, por Percival Maricato

Jogadores são trabalhadores (até que fiquem milionários e esqueçam das origens) e têm sido agredidos nos estádios, nas ruas, nos hotéis.

Reprodução Redes Sociais

Esporte Bretão

Percival Maricato

TORCIDAS PRECISAM ISOLAR OS VIOLENTOS

Jogadores de futebol são trabalhadores e merecem respeito.

O problema que o país viveu, extrema direita (violência,  golpe) x resto da nação (democracia, lei), vem se refletindo no futebol em uma de suas formas: manifestações de violência de bandos de torcedores. Há outra característica comum com a dos “bolsonaristas raiz”: são ínfima minoria.  Torcedores violentos se acham no direito de jogar rojões em jogadores de seu time ou do adversário, brigar entre eles ou com os diferentes que no entanto têm o mesmo DNA. Os jogadores são trabalhadores (pelo menos, até que fiquem milionários e esqueçam das origens) e têm sido agredidos nos estádios, nas ruas, nos hotéis. O último episódio foi a invasão de um motel onde estava o corintiano Luan, pouco importa o que fazia, estava nos limites de sua liberdade, seus direitos, para agredi-lo.

A invasão do motel por si só já é crime, o tipo de agressão pode ser tecnicamente tentativa de homicídio. O jogador  poderia, evidentemente, ter sido morto por um dos irresponsáveis, todos devem ser punidos com rigor.

Na prática, estes valentões de botequim se assemelham aos que invadiram os prédios dos Poderes da República no dia 8 de janeiro. não aceitam lei, e devem aceita-la e, mais ainda, as normas da convivência civilizada.

Têm jogadores que não são talentosos, mas são esforçados, fiéis a seus clubes, não merecem essas agressões, fazem o que podem. Cabe aos clubes, se quiserem atletas de melhor qualidade, contrata-los. Os torcedores deveriam encontrar fórmulas de controlar cartolas e ajudar nesse mister. Importante para isso que os times sejam mais democráticos e não propriedades privadas de ricos, “clubes empresas”, ou de cartolas inamovíveis.

O  direito de protestar é legítimo, mas não contra quem cumpre suas obrigações, não com violência. Ninguém, nem mesmo jogadores bem pagos podem ser agredidos por ter limitações. Portanto, cabe aos torcedores civilizados colocarem ordem na casa, isolar os agressores, deixar que se entendam com a polícia e o Ministério Público. Cabe aos jogadores, enquanto trabalhadores, se unirem, repelir de vez os violentos, esforçar-se para honrar a camisa do time..

PALMEIRAS E FLAMENGO EMPATAM e O BOTAFOGO REVERENCIA O TIME DE DIDI, NEWTON SANTOS E GARRINCHA

O fim de semana mostrou que Palmeiras e Flamengo têm times equivalentes. O Mengo tem mais craques no meio de campo, o Verdão jogadores mais velozes e oportunistas no ataque. Empataram por 1 x 1 no Allianz. O primeiro tempo foi do Palmeiras que fez 1 x  0 , no segundo o Flamengo foi reforçado por De Arrascaeta e Everson, dominou e empatou. Em Porto Alegre o Fogão venceu o Grêmio com facilidade, 2 x 0 confirmando que é o melhor time da temporada. Ainda não lembra o de Newton Santos, Didi, Garrincha e outras estrelas, mas o futebol moderno dificulta tanto destaque como acontecia meio século atrás. O Fogão merece o primeiro lugar destacado no Brasileirão.

Vejamos os jogos e a tabela :

14ª Rodada – Campeonato Brasileiro 2023

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador