Prepare seu coração, por João Sucata

Esporte Bretão

Prepare seu coração

por João Sucata

O ano começa e aí vêm os campeonato estaduais, brasileiro,  continental e mundial. Na Europa, os desfiles de times que são verdadeiras seleções mundiais disputando os campeonatos nacionais e europeus.

Vivemos uma era maravilhosa nesse aspecto, pois podemos escolher o que ver na TV, em nível ótimo de imagens. E cá para nós, não está fácil assistir jogos de times brasileiros depois de ver os grandes times europeus jogarem. Estamos perdendo em estratégia, tática, e até em garra e talento, pois os melhores jogadores são logo contratos pelos times europeus. Este fim de semana vimos Gabriel Jesus e Gabigol, ex Palmeiras e ex Santos em seus novos times. Quando bem mais velhos, eles nos devolvem os craques. Eis aí, chegando, Felipe Melo, juntando-se a muitos outros (bom de bola, mas um cavalo, como ele mesmo se reconhece). Fala-se da vinda de Drogba. Robinho há muito corre pelos campos brasileiros. Seedorf, que atuou no Botafogo, se foi, mas mesmo vindo idoso (para o futebol 40 anos já é velhinho), deixará saudades, tanto como Zé Roberto, ainda brilhando no Palmeiras.

Felizmente, mesmo que atuem na Europa, o tempo maravilhoso dos avanços tecnológicos que vivemos permite que continuemos a vê-los jogar. Isso não acontecia nos tempos de Falcão, Julio Botelho, Mazzola e tantos outros pioneiros. Por isso, alegre-se, sente-se, arme-se com cachacinha, cerveja (álcool em excesso faz mal…?), chinelo e controle da TV, escolha entre Real, Barça,  Juve, PSG, Bayern, Dortmund, Chelsea, Liverpool, os manchesters e tantos outros. Jamais tivemos tantas opções.

COPA SÃO PAULO NOS FINALMENTES

Depois de disputas eletrizantes a Copa São Paulo chega ao fim. Deu para ver que muitos dos garotos tem tudo para serem craques e novos ricos, mas muito devem ir para casa e quando muito tentarem algum lugar ao sol… na várzea.

Mais uma vez o Palmeiras decepcionou e Corinthians e Flamengo brilharam. O São Paulo diz que facilitou o trabalho da Chape, que o eliminou. Será? O que é pior que entregar o jogo, mesmo a Chape? Atlético MG, Fluminense e Botafogo perderam fôlego nas proximidades da etapa final. E como sempre surgiram times surpresas, de onde não se esperava tanto:  além do Corinthians, Paulista de Jundiaí, Juventus e Batatais foram finalistas. Após os jogos de domingo, sobraram o Timão e o Paulista. Este pode ser eliminado por ter usado um jogador com nome e idade falso. Haja estupidez.

MACHAO, DESELEGANTE E INCONVENIENTE

Felipe Melo veio da Europa para jogar no Palmeiras. O tempo no alviverde estava calmo demais, então resolveu-se que tudo deveria ser como antes.

A diretoria voltou a ser o que era, um querendo comer o outro. O ex presidente Paulo Nobre já brigou com o que foi eleito, que por sua vez já fez acordo com ….as torcidas organizadas. Quem sabe se leva uma coça, muda. Cada um desfilará sua curriola nas brigas internas, tentando impor opiniões.

E por que não fazer o mesmo no plantel? Daí que trouxeram o Felipe Melo, recordista de  cartões vermelhos na Europa. Mas desembarcou e já foi falando que se precisar dar tapa na cara de uruguaio ele dará etc. Machão, deselegante, inconveniente, Melo pode implantar a cizânia e por a perder o trabalho feito por Cuca.

ROONEY, UMA JOGADOR QUE TODOS QUEREM EM SEU TIME

Rooney fez um espetacular gol de falta pelo United, no último minuto da prorrogação do jogo de seu time na Liga Inglesa. Foi o 250º que marcou, o que mostra que a marca de Pelé, um mil, não é nada fácil de atingir. O importante é que o inglês é o cara que todos querem no time. Discreto, leal, esforçado, corajoso, solidário, competente, humilde, bem ao contrário de alguns outros que andam por aí, fominhas, arrogantes, ambiciosos, covardes e pernetas.

DESTAQUE PARA FIRMINO

Destaque ainda para Firmino, brasileiro que vem jogando no Liverpool. O cara está jogando muito. Neste fim de semana matou no peito uma bola vinda de longe, caindo na área, chutou antes dela tocar o chão, fez um gol lindíssimo. Lembrou outro antológico de Rivaldo no Barça contra o United, disputa da Taça dos Campeões da Europa. Pode-se dizer que os dois melhores brasileiros na Liga Inglesa são Firmino e Felipe Coutinho, eles mudam a qualidade do Liverpool. Gabriel Jesus estreou no Manchester City, foi muito bem. Mas tem muito brasileiro esquentando o banco.

João Sucata

 

 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antes do 7×1 gostava de

    Antes do 7×1 gostava de futebol. Não consigo mais , penso futebol e associo a corrupção, a FIFA e não é preciso dizer mais. Perdi a confiança de que o jogo se vençe entre as quatro linhas…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador