Diário da Peste 3

Eu moro na periferia de uma cidade periférica. O ritmo dos acontecimentos no bairro onde moro é sempre mais lento. Mesmo assim, devo informar que observei pequenas mudanças no comportamento das pessoas.

No ônibus retornando para casa ontem notei um idoso usando luvas de látex. Ao entrar na portaria do condomínio cruzei com uma moradora de máscara. Ao cumprimenta-la ela respondeu, mas virou o rosto para o outro lado. Ela estava de avental. Portanto, presumo que ela seja professora ou profissional da saúde.

Ao preparar minha primeira refeição da minha auto imposta quarentena parcial notei que acabou o sal. O pacote fechado no armário estava vencido há alguns meses. Numa situação normal isso seria um problema para ser resolvido amanhã. Numa pandemia tudo é urgente.

Imediatamente venci a preguiça e fui ao Supermercado mais próximo comprar um pacote de sal. Uma pessoa saudável não pode ficar sem consumir algumas gramas desse produto diariamente. Além disso, ninguém merece comer comida de hospital em casa.

O governo de São Paulo afirmou há alguns dias que vai testar apenas os casos mais suspeitos de COVID-19. Jair bolsonaro demorou para alocar os recursos indispensáveis para o SUS. O especialista ouvido pelo jornal da DW disse de maneira enfática que a única maneira de conter a pandemia é testar, testar, testar…

https://m.dw.com/en/the-day-with-brent-goff-shops-borders-closed/av-19049331?maca=en-Facebook-sharing

Testar e imediatamente isolar as pessoas contaminadas e localizar as pessoas com as quais elas tenham tido contato nos dias anteriores para testa-las também. Foi assim que a China controlou a pandemia. Isso não foi feito na Itália e não será feito no Brasil.

O Procurador Geral da República está vacilando. O STF já poderia ter proferido uma decisão determinando a obrigatoriedade de testes em todos os casos suspeitos. O que os partidos da oposição estão esperando para requerer essa providência emergencial? Bolsonaro já demonstrou que apoia a pandemia.

Eu podia interromper esse relato aqui, mas não farei isso. A vida cotidiana não é preenchida apenas pela pandemia. Hoje minha advogada me mandou a decisão favorável proferida num processo que estou movendo contra o Banco do Brasil.

3. TJ-SP
Disponibilização: segunda-feira, 16 de março de 2020.
Arquivo: 1365 Publicação: 111
OSASCO Juizado Especial Cível
Processo 1030134-78.2019.8.26.0405 – Procedimento do Juizado Especial Cível – Indenização por Dano Material – Fabio de Oliveira Ribeiro – Banco do Brasil S/A – Vistos. Foi concedido prazo de cinco dias para que a requerida se manifestasse quanto ao pedido liminar feito pelo autor. A requerida apresentou contestação na qual fundamenta a improcedência da ação, dentre outros, no fundamento de que não é realizado débito da conta do autor desde 2007, fato este que não corresponde à verdade diante dos documentos de fls. 20/21. Assim, concedo a tutela antecipada, determinando que a requerida cesse qualquer débito automático referente ao serviço de ‘tv por assinatura’, sob pena de multa que fixo em R$ 300,00 por cada ato. No mais, manifeste-se o autor em réplica e, após, conclusos para julgamento antecipado. Int.

Boas notícias são importantes. Elas desviam nossa atenção do ambiente opressivo criado por uma pandemia num país que está desgovernado desde o golpe de estado que derrubou Dilma Rousseff.

Uma última observação, desta vez lúdica. Ao que parece o desgoverno Bolsonaro seguindo o roteiro do filme Antz. Ele deixa o Brasil afundar no caos e na mortandade da pandemia para que ocorra um novo começo.

https://m.youtube.com/watch?v=6PrFocPT-Rs&feature=youtu.be

Quem desempenhará o papel do oficial decente que se recusa a sacrificar o povo e prefere dar um fim no regime genocida?

Fábio de Oliveira Ribeiro

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador