O flanelinha de estádio – retrato do Brasil verde-amarelo, por João Sucata

O flanelinha de estádio – retrato do Brasil verde-amarelo

por João Sucata

Retrato fiel da atual situação vivida pelo país são os “guardadores de carros”, também conhecidos como flanelinhas que cercam campos de futebol, cinemas, restaurantes, teatros etc,  muitos dos quais achacam as pessoas que querem estacionar na via pública. São milhares pelo país, mostrando de um lado sua face miserável, de outro a violência às escancaras, incontida, pública.

Em volta dos estádios, duas ou três horas antes, grupos violentos disputam espaços onde se pode estacionar carros, inclusive casas e terrenos particulares se abertos para a rua.  As gangues mais fortes se impõem e restam aos mais fracos ficar com pontos mais marginais, onde só aparecem veículos buscando estacionamento quando o estádio enche.

Mas todos tem um ponto comum: o achaque, a chantagem, a exigência de pagamento de valor determinado  e antecipado, às vezes R$ 50,00, ou um pouco menos mas com muita conversa e não pouco risco. de ao voltar. encontrar o carro riscado, o vidro quebrado, o pneu no chão. O pretexto da cobrança é “olhar o carro”, mas após receber pelo achaque nenhum fica ali para esse fim.  Entre as guangues, muitas guardam ostensivamente os lugares, chegam a por cones, e só encosta quem paga o preço.

O mesmo acontece nos demais eventos onde a população se dirige de carro para lazer ou até para prestar serviço. Em volta do teatro municipal o valor sobe e como.  Na ida ao cinema gasta-se mais com o flanelinha que com o ingresso.

Nem todos agem de forma criminosa,  ostensiva, sendo que muitos apenas tentam sobreviver; com a falta de empregos,  encontram nesse expediente forma de ganhar alguns trocados para levar comida à família. Estes não se atrevem a disputar espaço nos locais citados.

A coação, o pagamento de propina para estacionar veículos nos locais referidos generalizou-se. Trata-se de crime aberto,  ostensivo, acontecendo diariamente. Não falta  policiamento para ações espetaculares visando políticos, quase uma centena para transferir um governador preso, sem que haja o mínimo risco de que ele tentará fugir,  mas por que se importar com o crime tido como menor, que não recebe luz de holofotes?

Há dois anos atrás a polícia até tentou proibir essa prática, chegou a ir a alguns estádios e teatros deter os meliantes, mas pelo jeito, capitulou e reconhece que em nossa sociedade, certos lugares já são dos mafiosos, não tem como nos proteger.

ESTADUAIS A TODO PANO

Os tão criticados estaduais já começaram e com a maioria dos jogos deficitários. Talvez sirvam para ativar times pequenos dentro dos estados, ajudar a preparar os grandes para aperfeiçoar os seus, integrar jogadores adquiridos ou que chegam vindo da base, apresentá-los às torcidas, mas não despertam mais grandes emoções, como acontecia como antigamente, onde eram a principal atração.

                                    As primeiras rodadas em São Paulo destacaram Palmeiras e Corinthians, o São Paulo empatou, hoje joga o Santos (20 hs). No rio Flamengo e Vasco empataram. A maior surpresa foi o Grêmio perder em Poa para o Caxias, 5 x 3.

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JR: PORTUGUESA, A GRATA SURPRESA

A Portuguesa de Desportos é uma das gratas surpresas da copinha de futebol Jr. Outrora foi um time que se equiparava aos grandes, ou pelo menos quase. Chegou uma época em que tinha jogadores com Djalma Santos e Julinho, esteios da seleção brasileira. Por incompetência e briguinhas de diretores começou a decair e foi parar na terceira divisão. Eis que na copinha a Lusa vem vencendo, tudo bem que mais da metade dos jogos nos pênaltis, mas tem enfrentado galhardamente os grandes. Contra o Palmeiras, venceu nos pênaltis porque jogadores foram para a disputa  para chutar e marcar. Os do Palmeiras estavam mais preocupados em fazer bonito, dar paradinhas etc, do que marcar. A Lusa foi classificada, os Leões da Fabulosa comemoraram. Agora disputa com o São Paulo, Internacional e Flamengo. Quem sabe o time principal também reage.

DANIEL ALVES DERROTA O PSG

O PSG continua liderando o campeonato francês, mas neste último fim de semana foi derrotado pelo Lyon. Neymar não jogou, fez falta, mas D Alves foi decisivo na derrota: deu para gritar com o árbitro que o mandou para o chuveiro mais cedo. O PSG até que conseguiu equilibrar o jogo, mas em um descuido sofreu um segundo gol  e perdeu de 2 x 1.

Na Inglaterra o Manchester City continua absoluto, 12 pontos na frente do segundo colocado, o Manchester United.  Chelsea e Liverpool vem logo a seguir.  Na Espanha o Barça mantém a liderança.

João Sucata

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador