O uso de áreas públicas pelos clubes de futebol em São Paulo

Sugerido por MiriamL

Do blog da Raquel Rolnik

Por que clubes de futebol não pagam aluguel para usar áreas públicas?

Um projeto de lei que propunha a extensão da concessão de áreas públicas a clubes por 70 anos foi arquivado pela câmara Municipal de São Paulo esta semana, por determinação da Justiça.

Apresentado em 2012, o projeto procurava regularizar a situação de ocupação de áreas públicas, favorecendo os principais clubes da cidade, como São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Portuguesa, além de Juventus, Círculo Militar, Ipê, Penha e Esperia.

A cessão de grandes áreas municipais para os clubes é tema cercado por fortes pressões políticas, além de grandes irregularidades. Segundo o juiz que barrou o projeto, por exemplo, os quase 200 mil metros quadrados na Água Branca cedidos para os centros de treinamento do Palmeiras e do São estão previstos no plano diretor para serem transformados em parques.

A Portuguesa, por sua vez, invadiu não um terreno público, mas uma rua, no Canindé. Além disso, este clube, por dever R$ 13 milhões de IPTU, estaria tecnicamente impedido de receber cessões pela prefeitura. No caso do Corinthians, de acordo com os termos da cessão, de 1988, o terreno cedido em Itaquera deveria abrigar um centro de treinamento e não um estádio.

O projeto de 2012 previa “contrapartidas ambientais”, além de uma contrapartida onerosa mensal de 0,025% do valor venal de cada imóvel. Com o seu arquivamento, a prefeitura deverá agora rever cada caso individualmente ou propor um novo projeto de lei para resolver a situação.

O futebol faz parte da alma da cidade, mas além de mobilizar multidões de torcedores apaixonados, também gera milhões em negócios. Fico me perguntando, então, se os clubes de futebol, que têm grandes patrocinadores e fazem contratos milionários com seus técnicos e jogadores precisam mesmo ocupar áreas públicas, muitas vezes explorando-as comercialmente, e com contrapartidas ínfimas ou inexistentes. Por que estes clubes não pagam aluguel simplesmente?

Será que essas áreas – disputadíssimas pela enorme necessidade que a cidade tem de parques, clubes públicos, habitações e outras tantas finalidades socioambientais – precisam mesmo subsidiar os clubes de futebol? Será essa a prioridade da população de São Paulo?

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ta mais do que na hora da

    Ta mais do que na hora da cidade doar essas áreas.

    Mas sabe como é, ninguém quer bancar a decisão política.

     

    Os times são patrimônio das suas cidades.

  2. O centenario CLUBE DE REGATAS

    O centenario CLUBE DE REGATAS TIETE estava em area publica, por cem anos, era um clube com historia e tradição,a Prefeitura de São Paulo na gestão Kassab RETOMOU a area que está COMPLETAMENTE ABANDONADA,

    virou um LIXÃO, tudo quebrado, sujo,cheio de mato, a piscina quebrada e COM AGUA SUJA, a grande area que poderia ser um excelente centro esportivo publico  DESTRUIDA.

    Qual a logica dessa retomada? Retomaram para que? O Poder Publico não tem capacidade por completo apagão operacional em viabilizar nAda..

    Outro exemplo, a PRODAM, empresa municipal de processamento de dados estva desde sua fundação em um dos grandes predios do Parque do Ibirapuera. Na gestão José Serra resolveu-se tirar de lá a PRODAM, que foi transferida para a Agua Branca, pagando altissimo aluguel, com o pretexto de que o predio no Ibirapuera seria usado para museus, exposições. Isso Faz 8 anos.

    Resultado: O predio está abandonado e sujo há 8 ANOS.

    1. O CR Tietê foi fechado por

      O CR Tietê foi fechado por dívidas de IPTU, não por ser uma área pública retomada, ainda que a concessão tenha acabado em 2009. Há, contudo, outras dívidas acima da capacidade de pagamento da instituição.

      O clube já vinha mal há muito tempo, segundo entrevista do presidente Lauro de Melo Carvalho, em novembro/2012, o clube tinha 1,5k sócios, pagando R$40,00 a mensalidade. O clube como um todo já sofria problemas de falta de manutenção.

       

      A proposta da prefeitura é abrir um Clube Escola no local, o que por si já justifica a execução da dívida.

      1. E porque inves de fazer o que

        E porque inves de fazer o que quer que seja a area foi deixada DETERIORAR completamente?

        IPTU de clubes? Quantos pagam?

        1. Tenho que me retratar da

          Tenho que me retratar da questão do IPTU, pois não tenho certeza. Há matéria que cita esse como o motivo, e muitas outras falam apenas do fim da concessão, em 2009, além das dividas trabalhistas e do descompasso entre receita e despesas.

          A área vai ser transformada em Clube Escola, segundo a prefeitura. Convenhamos, já estava em decadência total e deteriorado. O que parece é que o projeto que se tem para o terreno ainda não foi executado, causando a deterioração posterior.

          http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/10/1362849-com-despejo-clube-tiete-e-abandonado.shtml

          Em minho opinião, já não havia motivos para a prefeitura permitir o uso do terreno, mas que ela deveria permitir o uso público o quanto antes, além de preservar a rica memória da instituição.

           

  3. Acho que a melhor decisao em

    Acho que a melhor decisao em relacao a times eh o aplicado pelos EUA e Inglaterra, onde times sao empresas e mudam de cidade (nos EUA) e podem falir. A melhor aplicacao do neoliberalismo!

    No Brasil serve para ganhar votos (politicos) em troca de dim dim para os dirigentes, que andam cada vez mais ricos. Estah pra nascer algum politico com peito de mudar isso.

    Esse tipo de esquema, onde politicos ganham, empresarios ganham, dirigentes ganham e o povo paga a conta nao tem como acabar jah que todo mundo sai ganhando!

  4. Sem terra.

    É o Movimento Sem Terra Na Surdina, dos ricos no Brasil.

    Isto vc não vai ver em rede nacional.

    E a polícia não vai lá desapropriar.

  5. O próximo local a ser abandonado será…

    O próximo local a ser abandonado (a exemplo do clube do Tietè) será o estádio do Pacaembu com a construção dos estádios do Palmeiras e Corinthians este estádio deixará de ser usado em exclusividade pelos 2 times da capital. Hoje, o estádio não consegue se manter sem as verbas extras oriundas do aluguel para estes times, quicá sem este dinheiro a partir de 2014.

    Uma ideia, na minha visão, seria transformar aquela área em um grande parque público, mantendo-se a fachada atual e o museu do futebol, além de integra-lo ao clube ali existente. Acho até q um projeto de reconstrução da famosa concha acústica seria possível…

    A cidade já possui um estádio de pequeno para médio porte localizado no parque do Ibirapuera para eventos de atletismo. Este mesmo estádio teria condições de abrigar finais de campeonatos de futebol amador (como já ocorre no Pacaembu) e shows.

    O maior receio é que este patrimonio seja colocado a venda (como tentou o governando Alckmin) a exemplo do complexo esportivo do Ibirapuera, e por fim acabe se transformando em mais uma herança da elite paulistana…um amontoado de varandas “gourmet”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador