Governo Lula trabalha para que Bolsa Família seja sempre imune ao Teto de Gastos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Lula e Congresso negociam para que o Bolsa Família, ex-Auxílio Brasil, seja imune ao Teto de Gastos de forma permanente

O governo do presidente eleito Lula e o Congresso já estão negociando para que o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, seja imune ao Teto de Gastos de forma permanente para o ano que vem.

Enquanto a PEC de Transição ainda não é detalhada e acertada junto aos atuais parlamentares, Lula e seus articuladores do plano de governo já querem estabelecer que o benefício de R$ 600 não seja apenas parte da PEC, mas que o investimento social não precise, nunca, depender do limite gastos imposto pela lei.

A informação foi dada pelo relator da proposta do Orçamento de 2023, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), após o encontro com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

O tema entrou na mesa de conversa entre o relator, o vice-presidente, os presidentes da Câmara e do Senado e outras lideranças do Congresso, nesta quinta-feira (10).

Castro afirmou que a PEC já irá tratar da exceção do Bolsa Família nos recursos gastos do Teto. Mas que “a ideia é que seja permanente” a excepcionalidade desse investimento, “que haja um compromisso da sociedade brasileira com os mais carentes, mais pobres, que eles possam sentir de que há segurança e que estará excepcionalizado para sempre esses recursos”.

Interlocutores de Lula, como a deputada e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, estão costurando junto aos congressistas a proposta da PEC, para caber no Orçamento serviços fundamentais.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador