Prefeito de Salvador faz um “bate-volta” na cidade

Viagem de João Henrique ao exterior deixou a capital baiana sem comando, mas ele interrompeu as férias por conta de compromissos partidário

Longe de Salvador desde 17 de junho, o prefeito João Henrique Carneiro (PP) retorna no fim da noite desta segunda-feira (25) para a cidade. Mas seu retorno não tem a ver com a administração municipal, e sim com compromissos partidários. Nesta terça (26) de manhã, tem reunião com a cúpula regional da sua legenda para bater o martelo se os pepistas vão ter candidato para a sua sucessão.

“É importante tirar férias, ter um período de descanso, mas João Henrique teve que voltar para esse momento de decisão do PP. Ele é o presidente do diretório municipal, não pode ficar de fora, a sua opinião é extremamente importante para nós”, afirmou o secretário-geral do PP baiano, Jabes Ribeiro, pré-candidato da agremiação para a prefeitura de Ilhéus.

De acordo com Ribeiro, há “51% de chance” de o partido entrar na corrida eleitoral com as próprias pernas. “A inclinação de um partido que tem o prefeito da capital, em uma eleição de dois turnos, é ter candidato”. Nesse caso, o nome é João Leão. Ex-prefeito de Lauro de Freitas e ex-chefe da Casa Civil na administração João Henrique, ele vai participar da reunião definitiva, ao lado de Ribeiro, João Henrique e do presidente estadual da sigla, deputado federal Mário Negromonte.

Em caso de adesão a outro concorrente ao cargo, o PP vai pleitear a vice cabeça de chapa. Nesse caso, sai João Leão e surge como mais cotado o ex-secretário municipal de Transporte, José Mattos. As negociações mais avançadas são com o PT.

Após o encontro, João Henrique retorna aos Estados Unidos, onde sua família o aguarda para a continuação das férias. Após viagem oficial à Espanha, ele emendou seu giro no exterior para lá. O prefeito não deve comparecer à convenção do PP, dia 30, pois só deve voltar para os festejos da Independência da Bahia, em 2 de julho.

Seu período de ausência acarretou nas viagens do vice, Edvaldo Brito (PTB), do presidente da Câmara Municipal, Pedro Godinho (PMDB) e do vereador mais velho, Pedrinho Pepê (PMDB). Essa é a ordem sucessória de João Henrique. Como os três tem pretensões eleitorais neste ano, ninguém quis assumir o município. Coube, então, à procuradora-geral do município, Angélica Guimarães, aceitar a missão, o que gerou controvérsia, se a Lei Orgânica do Município (LOM) está sendo violada.

Nesta terça à tarde, o PTB vai fazer a sua convenção. Na ocasião, Brito vai anunciar seu futuro político: se candidato a prefeito (ele governou a cidade de 1978 a 1979), ou a vereador. Por precaução, o vice-prefeito vai viajar à noite, evitando o risco de assumir o cargo, e inviabilizar seu ingresso nas eleições.

Em entrevista para o jornal “A Tarde”, o prefeito defendeu a candidatura própria do PP e negou qualquer irregularidade ao deixar a cidade com a procuradora-geral do município. Segundo João Henrique, ele, mesmo no exterior, comanda Salvador, cabendo à procuradora apenas representar o município.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-06-25/prefeito-de-salvador-faz-um-bate-volta-na-cidade-e-ja-retorna-para-os-eua.html

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador