Estudantes do Conservatório de Tatuí lutam contra ordem de despejo de Tarcísio

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Governo de São Paulo quer acabar com o alojamento estudantil do Conservatório de Tatuí, que abriga cerca de 200 alunos

Estudantes protestam contra o fechamento do alojamento do Conservatório de Tatuí | Foto: Reprodução

Os moradores do alojamento estudantil do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí protestam contra as novas medidas do governo de São Paulo, encabeçado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), que prevê o fechamento da unidade habitacional.

No dia 27 de outubro, cerca de 200 residentes do alojamento foram surpreendidos com um e-mail anunciando o fechamento da habitação e a liberação de um auxílio-moradia, no valor de R$ 450,00, acordados pela Secretaria de Cultura e a Organização Social Sustenidos com o professor Miguel Lopes Cardoso Jr. (MDB), prefeito da cidade de Tatuí.

O valor benefício logo foi constatado. Apesar da Secretaria afirmar que o auxílio foi determinado a partir de uma “pesquisa aprofundada”, os alegam que é insuficiente para pagar um aluguel na cidade. 

A fim de reverter a situação, os estudantes se reuniram com os representantes do governo, em 31 de outubro. Na ocasião, os servidores confirmaram que o auxílio-moradia foi definido a partir de um estudo informal baseado em sites de imobiliárias locais. 

Os alunos também questionaram o que seria feito com o alojamento, que conta com sala de piano, de informática, cozinha comunitária, lavanderia e abriga estudantes de diversos estados do Brasil e do mundo. Segundo eles, a única resposta do secretário de cultura foi que haveria uma desafetação do local, ou seja, o bem público seria transformado em algo sem finalidade específica. 

Leia a nota dos alunos de Tatuí:

Não ao fechamento do Alojamento!

Os alunos do Conservatório de Tatuí opõem-se ao fechamento do alojamento e resistem a ordem de despejo que só busca precarizar e inviabilizar a permanência estudantil dos alunos de lugares distantes e em maior vulnerabilidade social: aumentando a evasão escolar e aprofundando o projeto de desmonte do Conservatório.

Sendo assim, repudiam as medidas do Governo Tarcísio, da Secretaria de Cultura e da OS Sustenidos.
A luta em defesa da arte e da educação continua! Ela irá enviar o recado para este governo fascista do Tarcísio que não devem mexer com os estudantes.

Junte-se a esta luta denunciando este governo e apoiando os estudantes.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador