Os naufrágios de seis navios brasileiros em agosto de 42

http://www.naufragiosdobrasil.com.br/2guerrabrasil.htm

A DRAMATICA SEMANA DE AGOSTO DE 1942 – O AFUNDAMENTO DE NAVIOS BRASILEIROS –  Nas costas de Sergipe,  o submarino alemão U-507, sob o comando do Capitão Harro Schacht, afundou 6 navios brasileiros das companhias Costeira e Loide Brasileiro, com a morte de 600 pessoas, sem aviso e no meio da noite de 15 de agosto de 1942, naufragios tão rapidos que não houve tempo de baixar os botes salva vidas, no Baependi a orquestra tocava quando o navio começou a afundar.

Não havia estradas de rodagem ou ferrovias ligando o Norte Nordeste com o Rio de Janeiro e Sul do Brasil, todo trafego era por via maritima, de passageiros e cargas, do Norte vinha juta, borracha, castanha, açucar, sisal, madeira, sal e do Sul ia especialmente charque, café, farinha, arroz, manufaturas, tecidos, maquinas agricolas, chá mate, banha, latarias.

Era intenso o movimento de passageiros,  de militares, funcionarios publicos, estudantes, os navios normalmente tinham 3 classes e paravam em muitos portos, eram barcos de 5 a 15.000 toneladas, de baixa velocidade, movidos a vapor com caldeiras a carvão, a maioria construidos há mais de 20 anos.

O Brasil rompeu relações com a Aleamnha em 28 de janeiro de 1942 mas só declarou guerra em 22 de agosto por causa dos torpedeamentos. No total foram 33 navios brasileiros afundados em todos os mares, com perdas de mais de mil vidas.

O capitão Harro Schacht ganhou a Cruz de Ferro por seus afundamentos mas foi por sua vez afundado em 13 de janeiro de 1943 por um avião Catalina da Marinha dos EUA, com base em Natal, de prefixo VP-83/P-10, por cargas de profundidade, morrendo toda sua tripulação, 54 marinheiros.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador