Queima de Natal em São Paulo, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

O incêndio do Museu da Língua Portuguesa foi o presente de natal que os paulistas ganharam do governo de São Paulo  http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/12/21/incendio-de-grandes-proporcoes-atinge-estacao-da-luz-em-sp.htm.

Outros presentes quentes que os tucanos deram aos paulistas foram:

O incêndio do Butantã http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/incendio-no-instituto-butantan-destroi-maior-acervo-de-cobras-do-pais.html.

O incêndio do Memorial da América Latina http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sp-principio-de-incendio-atinge-memorial-da-america-latina,c3ffefe8716e4410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html.

O incêndio do Liceu de Artes e Ofícios http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1407165-incendio-atinge-centro-cultural-do-liceu-de-artes-e-oficios-de-sao-paulo.shtml.

Os arquivos do Metrô também foram incendiados http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,incendio-criminoso-destruiu-papeis-do-metro-imp-,968856. Considerando a repercussão nacional e internacional da roubalheira patrocinada no mesmo durante os governos Geraldo Alckmin e José Serra, a queima das provas do Metrô talvez tenha sido a maior obra de arte dos tucanos. Eles repetiram uma velha tradição dos corruptos paulistas (como o incêndio do prédio da CESP na Av. Paulista https://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio_no_edif%C3%ADcio_da_CESP).

Centenas de favelas foram incendiadas antes de Fernando Haddad ganhar a eleição municipal http://www.cartacapital.com.br/blogs/speriferia/documentario-expoe-o-que-esta-por-tras-de-incendios-nas-favelas-de-sao-paulo-7454.html. A relação entre política e limpeza incendiária de áreas precariamente ocupadas para a especulação imobiliária é tão evidente em São Paulo que ninguém parece se incomodar, exceto os favelados. Mas estes são pobres e migrantes, cujos filhos estudam em Escolas Públicas que foram fechadas por Alckmin com apoio da gente branca bem nascida que predomina política e economicamente em São Paulo. 

O Palácio dos Bandeirantes, contudo, ainda não foi incendiado apesar de os próprios bandeirantes (eufemismo para jagunços violentos que falavam a língua geral que perambulavam pelo sertão apresando índios) serem conhecidos incendiários de aldeias e de malocas de negros fugidos. Quando a água acabar nos bairros nobres o centro de comando dos incêndios paulistas também será queimado? Pequena perda, direi. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há algo estranho no ninho demotucano

    Todos esses incêdios tinham seus locais devidamente cobertos por seguro. Nesse último, a exposição de obras de valores não tão expressivos, tinha réplicas. Será que algum vidente previu esse incêndio? Lembram quando governos tucanos começaram a queimar comunidades em pontos nobres de São Paulo? Está um cheiro de rabo tucano queimado no ar.

  2. Nem nero foi tão longe.

    Os tucanos gostam de ver o circo pegar fogo, assim podem privatizar, terceirizar, oferecer aos cuidados do etrangeiro, na bacia das almas. 

    Agora o governo pode abrir licitação para privatizar a reconstrução e gerencia do museu.

  3. Para qualquer adepto de teorias de conspiração o governo Alckmin

    Para qualquer adepto de teorias de conspiração o governo Alckmin está adotando a política vista no livro e posterior filme FAHRENHEIT 451 !

  4. Essa estória do incêndio nos arquivos do Metrô

    Me lembrei dos arquivos da SUDAM, que durante a ditadura militar pegaram fogo nada menos do que quatro vezes…

    A gestão de Alckmin conseguiu reeditar o que Ditadura tinha de pior: violência e repressão por parte dos agentes do Estado, corrupção desenfreada, mídia sob controle e eliminação de provas.

    E o PSB ainda jura que esse traste é socialista!

  5. Isenção político partidária

    Jornalisticamente seria mais honesto e isento  nomear os principais presentes que os governos de todos os estados brasileiros(inclusive o DF) doaram aos brasileiros em 2015.

    Este mês um diretor de um hospital carioca fez uma queixa policial denunciando as precárias e desumanas condições de atendimento.O fez a título de prevenção para eventuais ocorrências de mortes de pacientes  . O querido Rio sediará a fabulosa olimpíada de 2016, gastando milhões.Inauguraram o fabuloso museu do amanhã. Enquanto isso os miseráveis padecem nos corredores fétidos dos locais onde se deveriam tratar doentes, que de hospital só tem o nome.

    Em todo o pais os brasileiros menos favorecidos décadas após décadas recebem tragicamente estes presentes.Talvez por conta destes mimos a nossa dívida pública federal está estimada em 2,717 trilhões de reais.

    Em contraponto ao otimismo pela nomeação do novo ministro temos o sinistro diagnóstico do jornalista Vinicius Mota da Folha, que não todo pode ser desconsiderado ou execrado:

    “A locomotiva desgovernada arrasta a composição para o desastre. No desfecho apocalíptico, o despedaçamento do statu quo dificilmente servirá de premissa para a reconstrução de um mundo melhor. Será garantia de mais sofrimento.”

  6. puxa Fábio, assim os tucanos ficam parecendo incapazes!

    incapazes de administrar o estado, de manter o patrimonio, de investir em educação, de gerir a água (ainda bem que tem chovido bastante, pra sorte deles), de manter a tropa da pm dentro da lei, enfim afora roubar bastante, de resto são incapazes.

    mas mesmo assim os paulistas votam repetidas vezes neles. gostam de sofrer

    1. Sim. Os paulistas – que eu

      Sim. Os paulistas – que eu passei a chamar de sudestinos – são masoquitas. E para piorar tem complexo de superioridade em relação aos nordestinos. 

  7. e, nas margens plácidas…

    O museu do Ipiranga também foi inviabilizado pelas sucessivas gestões tucanas.

    A previsão de reabertura do mesmo, 2017 ou 2022!!!

     

  8. Interessante foi a oficial

    Interessante foi a oficial bombeira, no PiG, dizendo que o laudo da vistoria dos bombeiros pode ser expedido ser ter vistoriado efetivamente e sim baseado em laudos anteriores (eu não botaria minha assinatura num documento do qual sei nada sobre), e disse também que o imóvel era de responsabilidade da prefeitura (?)!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador