Berlusconi é expulso do Senado

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O Senado italiano acabou de aprovar a cassação do mandato do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, impedindo, assim, sua imunidade parlamentar nos processos que responde à Justiça. Para dar um ar dramático à despedida de um símbolo diante de seus partidários, Berlusconi declarou em discurso “É um dia amargo, um dia de luto”.

O discurso contou com milhares de partidários favoráveis ao ex-premiê, que o aguardavam horas antes da votação no Senado. “Hoje, vejo em seus olhos que a emoção não é apenas minha, mas também a de vocês”, já considerando que o resultado da votação levaria a sua queda no Parlamento.

Berlusconi ainda enfrentou a decisão do Senado de não acatar a nove propostas de senadores para que a lei Severino não fosse aplicada. De acordo com a regulamentação, os expulsos do Parlamento são condenados a mais de dois anos de prisão. Por isso, pelo menos por esse prazo anos há a garantia de que o ex-premiê fique longe do Parlamento.

Ainda nesta quarta-feira (27), Berlusconi solicitou à oposição um voto contra a lei de orçamentos, à qual o governo de Enrico Letta havia apresentado uma grande emenda com modificações. Entretanto, o apoio foi retirado pelo Senado, que apresentou 171 votos favoráveis, diante de 135 contra.

O pedido de cassação contra Silvio Berlusconi foi aberto depois que o ex-primeiro-ministro foi condenado por fraude fiscal no processo Mediaset. Na ocasião, Berlusconi recebeu a sentença de quatro anos de prisão e dois de afastamento a cargos públicos pela Terceira Corte de Apelação.

A imprensa italiana se divide em críticas ao ex-primeiro-ministro e destaques vangloriosos do dia histórico.

Com informações do Uol e ANSA

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador