Espanha também foi envolvida no caso de espionagem norte-americana

Jornal GGN – A NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) monitorou recentemente mais de 60 milhões de ligações telefônicas na Espanha por um mês, disse um jornal espanhol nesta segunda-feira (28), citando um documento que fez parte dos vazamentos feitos pelo ex-analista da agência, Edward Snowden. 

O governo espanhol diz que não tem conhecimento de espionagem a seus cidadãos por parte da agência norte-americana, que foi acusada de acessar dezenas de milhares de telefonemas na França e de monitorar as comunicações da presidente Dilma Rousseff e da chanceler alemã, Angela Merkel, entre outros casos de espionagem.
Na sexta-feira (25), a Espanha resistiu aos pedidos da Alemanha por um acordo de “não espionagem” entre os 28 países-membros da União Europeia, similar ao acordo negociado entre Berlim e Paris. O premiê espanhol, Mariano Rajoy, disse que o país ainda buscava mais informações.
O jornal El Mundo publicou a reprodução de um gráfico apresentado como um documento da NSA, mostrando que a agência espionou 60,5 milhões de telefonemas na Espanha entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro deste ano.
O periódico obteve as informações após acordo com o jornalista Glenn Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, que recebeu os vazamentos de Snowden e publicou as denúncias sobre outros países, incluindo o Brasil, para ter acesso aos documentos envolvendo a Espanha.
 
Com informações da Reuters
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador