EUA divulgam documentos sobre programas de vigilância telefônica

Jornal GGN – A NSA (Agência Nacional de Segurança) dos EUA (EStados Unidos) divulgou, nesta semana, documentos que autorizaram a coleta massiva de dados telefônicos e eletrônicos, no que se tornou um dos maiores escândalos de espionagem em escala global já conhecidos, e que só veio à tona depois da denúncia do ex-agente de inteligência Edward Snowden. Além dos documentos, a NSA divulgou o nome do programa usado para realizar rápidas ações de espionagem sobre qualquer usuário na internet.

De acordo com os documentos da NSA, o programa Xkeyscore permite que qualquer analista de inteligência possa ter acesso a conteúdos de e-mail, chats privados em redes sociais – como o Facebook – e outras informações, sem que haja necessidade de autorização judicial ou mesmo da própria NSA. Os agentes de inteligência só precisam preencher um formulário na tela do programa para fazer as buscas. Segundo a NSA, o Xkeyscore é o sistema de inteligência de maior alcance na rede.

Ao divulgar os documentos com as autorizações de coleta massiva de dados, assim como as informações sobre o Xkeyscore, o gabinete da direção institucional da NSA divulgou nota afirmando que a revelação foi feita no “interesse de uma maior transparência”. São dados de relatórios de 2009 e 2011 do Programa de Coleta em Massa da NSA, nos termos da Lei Patriótica dos EUA. Também constam uma ordem de abril de 2013 do Tribunal de Vigilância de Inteligência Externa, que descreve como os dados deveriam ser armazenados e acessados.

Abaixo, uma apresentação do programa Xkeyscore (em inglês)
 

Com informações do Brasil Econômico

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador