EUA: Temores de que os últimos dias de Trump representem uma ameaça à segurança

O ataque à cidadela da democracia americana alimentou um sentimento de mau presságio sobre o que o presidente, que possui os códigos nucleares, é capaz antes de abrir caminho para Joe Biden em 20 de janeiro.

Uma violenta turba pró-Trump entra no Capitólio dos Estados Unidos em Washington DC. Fotografia: Roberto Schmidt / AFP / Getty Images

EUA: Temores de que os últimos dias de Trump representem uma ameaça à segurança

Do The Guardian

Os últimos 13 dias de Donald Trump como presidente dos EUA representam uma grave ameaça à segurança nacional e justificam sua destituição imediata do cargo, disseram políticos e ativistas na quinta-feira.

Trump incitou uma multidão de simpatizantes a encenar uma insurreição no edifício do Capitólio dos EUA em Washington, que resultou em quatro mortes, 68 prisões e indignação bipartidária.

O ataque à cidadela da democracia americana alimentou um sentimento de mau presságio sobre o que o presidente, que possui os códigos nucleares, é capaz antes de abrir caminho para Joe Biden em 20 de janeiro. Ele poderia, por exemplo, encorajar seus seguidores a marchar sobre prédios do governo e outras capitais estaduais novamente.

“Ele precisa ser removido”, disse Joe Walsh, um ex-congressista republicano. “Ele é uma ameaça para este país. Não estamos seguros com ele na Casa Branca. Nosso presidente é a maior ameaça à segurança nacional deste país.”

Walsh acrescentou: “O que ele fez ontem, ele pode fazer novamente amanhã. Ele poderia chamar outras 50.000 pessoas para Washington DC no domingo para fazer qualquer coisa. Ele pode usar o poder de seu cargo para incitar a violência e a insurreição novamente a qualquer dia pelos próximos 13 dias.”

Trump está supostamente em uma espiral descendente à medida que seu tempo se esgota na Casa Branca, furioso com sua derrota eleitoral, ignorando a pandemia de coronavírus mortal e cada vez mais delirante, paranoico e fora de contato com a realidade. Ele se sente traído por aliados, incluindo Mike Pence, o vice-presidente que carimbou o resultado da eleição na madrugada desta quinta-feira.

O site Axios relatou: “Alguns assessores e confidentes importantes – depois de anos suportando a loucura e tentando modular o caos – desistiram de tentar se comunicar com ele, considerando-o mentalmente inacessível.”

A sensação de implosão nos últimos dias de Trump foi sublinhada pelas renúncias na quarta-feira de quatro funcionários do governo, incluindo Stephanie Grisham, chefe de gabinete da primeira-dama e ex-secretária de imprensa da Casa Branca.

O presidente ainda sofreu a indignidade de sua conta no Twitter ter sido suspensa e o Facebook e Instagram o banirem por tempo indeterminado. Ele está agora talvez na fase mais volátil e imprevisível de sua presidência.

Kurt Bardella, um conselheiro sênior do grupo anti-Trump the Lincoln Project, disse: “O Twitter em um ponto decidiu que ele não deveria ser capaz de acessar seu Twitter, e ainda assim é alguém que tem acesso aos nossos códigos de lançamento nuclear. Há uma incongruência aí”.

Ele acrescentou: “Ele mostrou que representa um perigo claro e presente para o bem-estar de nosso país. Quando você dirige e torce por uma tentativa de golpe de Estado enquanto as pessoas estão tentando saquear o Capitólio dos Estados Unidos, você não é apenas um perigo, você é um inimigo dos Estados Unidos da América e deve ser tratado como tal.”

Em uma recente declaração conjunta, todos os dez ex-secretários de defesa vivos emitiram um alerta severo contra a interferência dos militares em uma transferência pacífica de poder. O exército também se sentiu obrigado a emitir uma declaração afirmando sua independência da política.

Mas embora o poder político de Trump esteja se esgotando, seu culto à personalidade ainda comanda uma enorme lealdade entre sua base de fãs de “Faça a América grande de novo”.

Depois que ele incitou apoiadores na quarta-feira, eles invadiram o prédio do Capitólio e invadiram seus corredores de mármore, vandalizando os escritórios dos membros e posando para fotos dentro das câmaras da Câmara e do Senado.

Ainda assim, o presidente ofereceu pouco como forma de condenação, pedindo aos desordeiros que voltassem para casa em paz, mas acrescentando: “Nós amamos vocês – vocês são muito especiais”.

Mais tarde, o Congresso ratificou a vitória de Biden, afastando as objeções dos partidários de Trump. O presidente declarou em uma declaração tuitada às 3h49 pelo assessor Dan Scavino: “Embora eu discorde totalmente do resultado da eleição e os fatos me confirmem, haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro”.

No entanto, a forma anterior sugere que as declarações preparadas pelos assessores de Trump muitas vezes são rapidamente minadas pelos próprios pronunciamentos públicos do presidente. Tamanha é a ansiedade sobre o potencial de Trump para atacar em um ato final desesperado que alguns dos apresentadores de notícias a cabo mais influentes da América estão soando o alarme.

Anderson Cooper, da CNN, perguntou: “O país pode aguentar mais 13 dias do presidente Trump?” Bret Baier disse aos telespectadores da Fox News: “Acho que este é um período realmente perigoso, pelo que vai acontecer entre agora e 20 de janeiro.” E Chris Hayes, da MSNBC, disse: “O presidente dos Estados Unidos é claramente um perigo e uma ameaça para a república e precisa ser legalmente removido do cargo o mais rápido possível.”

Alguns políticos responderam ao sentimento nacional de pavor. Pelo menos oito senadores democratas e dezenas de membros democratas da Câmara exigiram a remoção do presidente do cargo o mais rápido possível. O membro republicano da Câmara, Adam Kinzinger, juntou-se às chamadas.

Chuck Schumer, o líder da minoria no Senado, disse: “O que aconteceu ontem no Capitólio dos EUA foi uma insurreição contra os Estados Unidos, incitada pelo presidente. Este presidente não deve ocupar o cargo por mais um dia.”

Schumer instou Pence e o gabinete a invocarem imediatamente a 25ª emenda à constituição, que permite que um presidente seja destituído do cargo contra sua vontade devido a incapacidade física ou mental. Antes impensável, esse cenário é pelo menos agora imaginável, mas continua improvável.

Michael D’Antonio, autor de The Truth About Trump, disse: “Ele sempre foi um narcisista monstruoso – a parte monstruosa é a chave – e ele agora é aquele monstro em seus estertores de morte”.

Ele acrescentou: “Ele poderia tentar coisas semelhantes ao que aconteceu ontem e piores. Não acho que ele reconheça que isso é real. Tudo para ele é drama de TV e as pessoas não são reais para ele. Então eu acho que ele é capaz de buscar mais violência, só não sei se ele vai conseguir continuar. Ele adoraria queimar tudo, mas não acho que será capaz.”

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Eliane Brum compartilhou um trecho do devastador editorial do jornal Washington Post:

    “Eliane Brum
    ·
    O editorial do Washington Post é contundente: A permanência de Donald Trump no cargo representa uma grave ameaça à democracia dos EUA. Ele deve ser removido. E segue: O presidente está incapacitado para permanecer no cargo pelos próximos 14 dias. Cada segundo que ele retém os vastos poderes da presidência é uma ameaça à ordem pública e à segurança nacional.O vice-presidente Pence, que teve de ser retirado do plenário do Senado para sua própria proteção, deve reunir imediatamente o Gabinete para invocar a 25ª Emenda, declarando que o Sr. Trump é incapaz de cumprir os poderes e deveres de seu cargo. O Congresso, que teria que ratificar a ação se Trump resistisse, deveria fazê-lo. Pence deve servir até que o presidente eleito Joe Biden seja empossado em 20 de janeiro. Trump é uma ameaça e, enquanto ele permanecer na Casa Branca, o país estará em perigo.

    1. Os 2 principais motes de Trampa foram plenamente atingidos:
      1) America First: o país é o “first” em mortes e casos de Covid-19 no mundo.
      2) Make America Great Again: a “great shame”, uma vergonha que manchará indelevelmente a História da nação norte-americana.
      Como se pode perceber, “great achievements” do bozo do norte.
      De líderes psicopatas na História, sabemos de muitos, de Calígula a Hitler.
      Mas a grande e perigosa novidade é que estes, como Trampa e seu amante platônico Bozo, foram ELEITOS!
      Então haverá algo de bastante errado acontecendo com esta nossa espécie … (des)humana?

  2. Trump pode possuir os códigos nucleares mas ele tem cloaca e…

    Quem tem c*, tem medo
    (Teodoro e Sampaio)

    Ninguém no mundo é feito só de coragem
    conta vantagem mas esconde seu segredo
    Tenho certeza eu garanto e bato o pé
    aposto com quem quiser , quem tem cú, tem medo…
    quem tem cú, tem medo….

    O homem rico tem medo de ficar pobre
    O pobre luta com medo de passar fome
    Eu já sai com uma mulher bonita e quase
    morri de medo, a safada era homem

    O jogador tem medo de errar o gol
    e o cantor, medo de errar a canção
    e quando a gente tem na vida um grande amor
    morre de medo de ficar na solidão

    A bailarina tem medo de errar o passo
    o lutador tem medo de ir à lona
    O conquistador medo de não dar no couro
    se acaso vai pra cama com uma gostosona

    Mergulhador tem medo de tubarão
    o pescador tem medo de jacaré
    se tem mulher que treme de medo de homem
    tem homem frouxo que tem medo de mulher

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador