NSA espionou telefones de 35 líderes mundiais

Sugerido por Assis Ribeiro

Do Yahoo

Espionagem: NSA ‘grampeou’ telefones de dirigentes de 35 países

Um alto funcionário americano entregou os números de telefone de 35 líderes mundiais à Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) para a realização de escutas, revela o jornal The Guardian nesta quinta-feira, baseado em documentos vazados pelo ex-analista de Inteligência Edward Snowden.

Esta nova revelação ocorre no momento em que a Alemanha protesta diante das informações sobre um possível “grampo” no telefone celular da chanceler Angela Merkel por parte dos Estados Unidos.

Ao reagir à indignação de Berlim, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, se negou a esclarecer se Washington efetivamente monitorou no passado as comunicações de Merkel.

Segundo documentos revelados nesta quinta pelo The Guardian, a NSA “espionou as conversas telefônicas de 35 dirigentes do mundo após um alto funcionário americano entregar uma lista com os números”.

Edward Snowden, atualmente refugiado na Rússia, é responsável por uma enxurrada de revelações sobre os “grampos” da NSA.

Em um documento interno com data de 27 de outubro de 2006, a NSA pede aos responsáveis de vários organismos do Executivo, incluindo Casa Branca, departamento de Estado e Pentágono, que “compartilhem seus números de telefone e endereços (e-mail) com a agência”.

Apenas um destes responsáveis, cuja identidade e função não foram reveladas, entregou “200 números, entre eles os de 35 dirigentes mundiais”, comemoram dirigentes da NSA no documento, acrescentando que o monitoramento destes números não deu grandes resultados.

The Guardian entrou em contato com o governo americano sobre este novo documento, mas não obteve resposta.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A oposição manifesta da mídia

    A oposição manifesta da mídia ao governo, na abordagem da espionagem.

    “O melhor papel que ela pode fazer dentro do plano traçado com seus conselheiros, inclusive e, sobretudo, o de marketing político, é essa denúncia “vigorosa”, às vezes “rude” com que tratou o assunto desde o início. (…)A presidente Dilma seguiu o script que melhor convinha ao papel que pretende apresentar ao eleitorado brasileiro na eleição de 2014 (…)A questão central é que o Brasil não vai conseguir levar para o plano prioritário do mundo essa questão da espionagem americana (…) O resto é propaganda política interna.”

    Merval Pereira

    Outros falaram da infantilidade do governo em cancelar a visita de Dilma aos EUA, que o discurso de Dilma na ONU foi “exagerado”, um comentarista aqui do blog chegou a falar que se tratava de um ataque ideológico de antiamericanismo, que foi uma “falta de cortesia” com o “anfitrião” (sic). Falaram, também que era “esperneio” para esconder a incompetência do governo em resguardar os seus dados.

    E agora, o que dirão da reação de Angela Merkel e dos outros líderes mundiais?

    O vídeo, abaixo, de Reinaldo Azevedo é imperdível

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=oiMU22paDEc%5D

    1. Cara de pau !

      Impressionante a capacidade de distorcer os fatos: o fdp é o Snowden ???  A Dilma deu murro na mesa, quando ???? Reclamar com o Obama  deveria ser off-line ?  O Morales e não o Obama  tomou uma refinaria na mão grande? – Ele e todos sabem que a PB, após o incidente, refez o contrato de fornecimento do gás e a venda da refinaria.

      É um doente mental que se alimenta em dizer qualquer bobagem como se fosse um ” maná ” e assim se endeusa continuamente.

      A postura do repórter em ouvir sem interferir também demonstra uma concordância ou uma subserviência irriitante. Para mim, jornalista tem que ter o sentimento do geral e quando o interlocutor  for distorcê-lo, educadamente, mencionar este sentimento geral.

    2. Boa lembrança!

      Bela lembrança Assis!

      Nossa oposição continua desferindo ‘tiros no pe’, um atras do outro, e o pior: não se mancam!

      Não dão uma contribuição real para melhorar o que esta fraco e não contribuem com novas ideias (se é que possuem)!

      O discurso recorrente é comunismo, boliviaranismo, mensalão, dólares, cueca e tudo aquilo que estamos cansados de ver e ouvir de forma raivosa e burra há mais de 10 anos!

      E o melhor: vão insistir com Serra!

       

  2. “Apenas um destes

    “Apenas um destes responsáveis, cuja identidade e função não foram reveladas, entregou “200 números, entre eles os de 35 dirigentes mundiais”, comemoram dirigentes da NSA no documento, acrescentando que o monitoramento destes números não deu grandes resultados”:

    E o MEU monitoramento?

  3. Pelomarodedeus…rs
    Estao

    Pelomarodedeus…rs

    Estao alarmados porque uma agencia de ESPIONAGEM espiona governos ?

    pqp…rssrsrsrsrs

    Tem loko para tudo, ate mesmo propor a ” regulaçao ” para espionagem, tipo eu só posso espionar com autorizaçao previa  …

    ashusnshsasuhsuauhau

    1. Bem , ao menos – eticamente

      Bem , ao menos – eticamente falando – espera-se que a espionagem restrinja-se a nações com as quais se tem algum conflito.

      Nações amigas , com as quais se estabelece relacionamento diplomático e não representam ameaça , não deveriam ser espionadas . Espera-se que acordos de colaboração em várias áreas – comercias , científicos e culturais – sejam estabelecidos entre nações amigas.

      Como fazer isso se há desconfiança de espionagem entre elas ?

  4. Caçando o Bin Laden e jogando para a platéia

    Os líderes mundiais espionados só espernearam quando foram publicadas as revelações de Snowden e, ‘para não passar o recibo’, estão, agora, ‘apenas jogando para a plateia’.

    ***

    ‘Não acredito que Snowden seja um patriota’, diz Obama

    OGlobo | 9 de Agosto de 2013

    
Obama após apresentar propostas para aumentar a transparência sobre o programa de vigilância: ‘EUA não desejam espionar pessoas comuns’
Foto: Jacquelyn Martin / AP

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta sexta-feira mais transparência no programa de vigilância do país como forma de resgatar a confiança dos americanos, após o vazamento de informações pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden (…).

    No pronunciamento, o presidente propôs trabalhar com o Congresso para realizar mudanças na Lei Patriótica (legislação de antiterrorismo que permite a coleta dos chamados metadados, como registros telefônicos); modificações no tribunal secreto (chamado de Fisa) que autoriza os programas de vigilância no exterior; mudanças na Agência de Segurança Nacional para torná-la mais transparente; e criar um grupo independente para supervisionar os processos e evitar abusos. Essa comissão de especialistas em tecnologia deverá apresentar um informe em 60 dias.

    – Nós temos que alcançar um equilíbrio entre a nossa segurança e a privacidade – disse Obama logo no início do pronunciamento. – Quero deixar claro que os Estados Unidos não têm interesse em espionar nossos cidadãos ou outros países. Pelo contrário, queremos protegê-los.

    Obama afirmou que o Congresso poderá atuar como uma voz crítica diante da corte secreta que aprova os programas de vigilância. Atualmente, esse tribunal se reporta apenas ao Departamento de Justiça, que apresenta os pedidos de monitoramento.

    – Os EUA não estão interessados em vigiar as pessoas comuns – disse. – Os EUA podem e devem ser mais transparentes.

    http://oglobo.globo.com/mundo/nao-acredito-que-snowden-seja-um-patriota-diz-obama-9448831

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador