Pai de Edward Snowden pede que filho não saia da Rússia

Jornal GGN – Lou Snowden, pai do ex-analista da NSA que denunciou o esquema de espionagem envolvendo a agência norte-americana, cidadãos dos EUA (Estados Unidos) e estrangeiros, recomendou que o filho não saia da Rússia. 

À emissora de televisão russa, Rossiya 24, Lou Snowden enviou uma mensagem ao filho, “Ed, está tudo bem conosco, nós te amamos e esperamos que nos possamos ver em breve. Mas, primeiro, quero que esteja em segurança”.

O pai de Snowden afirmou que, se estivesse no lugar do filho, “estaria grato pelas ofertas da Venezuela, do Equador e da Bolívia”, mas ficou preocupado devido ao incidente “com o avião do presidente Evo Morales”, referindo-se ao episódio, ocorrido em junho, quando o avião de que levava o presidente da Bolívia foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo e de aterrissar nos aeroportos da Itália, de Portugal, da França e da Espanha.

A proibição, causada pela suspeita de que o ex-técnico da NSA estivesse escondido no avião presidencial, fez com que Morales fosse obrigado a fazer uma escala de 13 horas em Viena, na Áustria, durante a viagem de volta de Moscou. “Penso que a Rússia tem a firme intenção e a possibilidade de proteger meu filho. Se estivesse no lugar dele, ficaria na Rússia”, afirmou.

As denúncias de Snowden causaram reações em vários países. No Brasil, as autoridades enviaram um pedido de explicações aos EUA, além de anunciar a criação de uma comissão que analisará a o tema de preservação e sigilo de dados de cidadãos brasileiros na internet.

Edward Snowden, que prestava serviços para uma empresa contratada pela agência norte-americana, pediu asilo temporário às autoridades russas. Desde 23 de junho, está em uma área de trânsito do aeroporto de Moscou.

Com informações da Agência Brasil

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador