Pesquisa da BBC revela percepção do Brasil no exterior

Sugerido por Assis Ribeiro

Da BBC Brasil

Percepção negativa do Brasil cresce mas país mantém posição em ranking

A percepção negativa do Brasil no exterior aumentou pelo segundo ano consecutivo, segundo pesquisa do Serviço Mundial da BBC divulgada nesta quarta-feira.

Dentre os 23.542 participantes de 24 países consultados entre 2013 e 2014 pelo estudo, conduzido pelas empresas GlobalScan e Pipa, 26% disseram ter uma visão majoritariamente negativa do Brasil, um aumento de 5 pontos porcentuais em relação à edição do ano passado.

Este foi o segundo aumento seguido medido pela pesquisa. Entre 2011 e 2012, a percepção negativa do Brasil no âmbito global havia crescido de 18% para 21% dos participantes.

Ao mesmo tempo, o percentual de participantes que têm uma visão majoritariamente positiva do Brasil caiu no último ano, de 46% para 45%, o mesmo patamar de 2012.

Boa imagem

Ainda assim, o Brasil continua a ter uma das melhores percepções entre os 16 países incluídos na pesquisa, que ainda analisou a imagem da União Europeia.

O país tem a sétima melhor avaliação positiva e a quinta menor avaliação negativa entre todos os países analisados.

A Alemanha é o país com a melhor imagem no mundo, com 60% de avaliações positivas, um aumento de 1% em relação ao ano anterior.

O país é seguido pelo Canadá, com 57% de avaliações positivas, e pelo Reino Unido, com 56%.

O Irã é o pior país avaliado, com 16% de avaliações positivas e 60% de negativas, seguido pelo Paquistão, com 16% de avaliações positivas e 58% de negativas, e pela Coréia do Norte, com 19% de avaliações positivas e 58% de negativas.

Entre os 24 países onde a pesquisa foi realizada, 17 têm uma visão majoritariamente positiva do Brasil. A melhor avaliação foi obtida em Gana, com 65% de percepções positivas, seguido pelo Chile, com 62%, e pelo Peru, com 61%.

No entanto, apesar do Brasil ainda ser visto com bons olhos por 47% dos britânicos, a proporção de avaliações negativas saltou de 27% para 39% no último ano e atingiu seu maior índice desde que o Brasil passou a fazer parte do estudo, em 2008.

As opiniões estão divididas em quatro países – Israel, Índia, Turquia e Espanha.

Uma análise mais detalhada do caso espanhol indica, no entanto, que a imagem brasileira piorou no último ano – as avaliações positivas caíram 23 pontos percentuais, enquanto as negativas subiram.

Dois países têm uma visão majoritariamente negativa do Brasil: Alemanha e Paquistão.

A Alemanha é onde o Brasil tem sua pior imagem: 59% dos participantes deste país avaliaram o país negativamente, um aumento de 19 pontos em um ano.

Rússia em queda

A imagem da Rússia também não vai bem: piorou em 13 dos 24 países analisados. O país obteve sua pior avaliação no estudo desde que ele começou a ser realizado, em 2005.

Dentre todos o que avaliaram a Rússia, 45% dizem ter uma opinião majoritariamente negativa do país, um aumento de 4 pontos percentuais em um ano, e só 31% o avaliam positivamente.

Os responsáveis pelo estudo ressaltam que ele foi conduzido em grande parte antes das anexação da península da Crimeia pela Federação Russa.

A imagem dos Estados Unidos e da União Europeia também pioraram.

Foi o terceiro ano de queda para os americanos. As avaliações positivas caíram de 45% para 42%, enquanto as avaliações negativas aumentaram de 34% para 39%.

Já quanto à União Europeia, as avaliações positivas caíram de 49% para 47%, e as negativas cresceram de 24% para 27%.

Em três países que formam o bloco – Espanha, Alemanha e França -, a imagem da União Europeia piorou, com aumento das avaliações negativas e queda das positivas.

O Reino Unido foi o país com a maior melhora em sua imagem desde o início da pesquisa.

Nos últimos dez anos, suas avaliações positivas aumentaram 6 pontos percentuais, para 58%, enquanto as avaliações negativas caíram 8 pontos, para 21%.

Ao mesmo tempo, a China foi o país que teve a maior piora em sua imagem na última década.

Enviado por jns

Da BBC

A pesquisa realizada em 24 países foi conduzida pela GlobeScan/Pipa para o BBC World Service.

Entre dezembro de 2013 e abril 2014, um total de 24.542 pessoas foram solicitadas a avaliar se a influência de 16 países no mundo era “principalmente positiva” ou “negativa na maior parte.”

RANKEAMENTO DOS PAÍSES PELA AVALIAÇÃO POSITIVA

graph

A influência mundial do Brasil é considerada positiva por 45% das pessoas, contra 26% que avaliam a sua influência como negativa.

RANKEAMENTO DOS PAÍSES PELA AVALIAÇÃO NEGATIVA

O gráfico abaixo mostra os resultados da mesma pesquisa classificados pela visão negativa dos entrevistados em 24 nações.

graph

Considerações gerais sobre a pesquisa publicada pela BBC:

A matéria inútil foi publicada para, sem sutilezas, desconstruir a imagem da Rússia e atender ao seus viés de mídia geradora de resultados desejados para projetar uma visão negativa e, então, refletir as avaliações como provas da deterioração da percepção das pessoas em relação ao país.

Mais informações: http://www.bbc.com/news/27685494

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, ‘tá faltando a lista

    Nassif, ‘tá faltando a lista com os 24 países em que foi feita a pesquisa. Parece coisa do Globope. O Brasil está exportando ‘nourráu’ para o Primeiro Mundo.

  2. A verdade é,

    estamos no caminho certo, o Lulismo descobriu o Brasil, chacoalhou o planeta terra, e agora somos o centro do mundo. Bom dia!!!

  3. Caro Nassif e demais
    Que

    Caro Nassif e demais

    Que novidade.

    Foi assim com a Venezuela, Líbia, Síria, Irã, Cuba, então nem vale a pena comentar.

    Não é uma percpação negativa, mas sim de como se construiu um país tão desigual.

    Saudações

  4. TEM RAZÃO A CIVILIZADA

    TEM RAZÃO A CIVILIZADA IMPRENSA DO EX-PRIMEIRO MUNDO

    Também, queria o quê? Elegemos  um Lula, um ignorante que nem sabe falar inglês, economês? Nem pensar. Um cabra que nunca trabalhou, apenas cuidou de desandar a obra monumental que FHC erigiu. Diga-se, sem usar um tijolo sequer. Apenas com SOT, sabedoria, “onestidade” e trabalho duro. Claro! Como fazem os norte americanos, com muita responsabilidade e patriotismo. Vejam no que dá, quando a um povo sem escolaridade lhes é facultado escolher seus dirigentes. Ainda bem, foi tudo isso previsto pelo sábio filósofo e tucano Pelé.

    Bem que o Pelé alertava. Brasileiro não sabe votar! Tai no que deu essa estória de democracia, de querer reduzir desigualdades. Claro que iria redundar mais uma vez, em merda. Como em 54 e em 64. Depois, é isso aí, um país que nem uma copa do mundo de merda pode realizar.

    Vamos passar vergonha, com os aeroportos que mais parecem rodoviárias. Assim não dá. Que vão dizer os estrangeiros incautos que por aqui se perderem por falta de sinalização biligue. Tropeçando em tanto pobre de cabelo ruim, zanzando nas ruas misturando a quase brancos almofadinhas, digo, coxinhas. Todos malcheirosos, contradizendo a jornalista tucana. Também, sem poder tomar banho. Ao menos na Tukanolândia, queria o quê? Claro que falta do precioso líquido é por conta da incompetencia de São Pedro (teria o gajo, o santo, ingressado no PT?).

    Vamos ficar maledetos diante do primeiro e único mundo civilizado. Um horror! Volta Fernandinho!!!! Não! Me refiro ao beira mar.

    Orlando

  5. Cumé quié? 26%? Quer dizer

    Cumé quié? 26%? Quer dizer que a cada 10 gringos, menos de 3 tem percepção negativa. E isso é ruim???

    Insisti na leitura e parei no trecho que desmente a manchete negativa:

    “Ainda assim, o Brasil continua a ter uma das melhores percepções entre os 16 países incluídos na pesquisa, que ainda analisou a imagem da União Europeia.

    O país tem a sétima melhor avaliação positiva e a quinta menor avaliação negativa entre todos os países analisados”.

  6. A desinformação que o PIG

    A desinformação que o PIG projeta no Brasil ela o faz procurando alcançar pessoas não vacinadas com o conhecimentoem questão!

    Quando vejo as CONTRA POSIÇÕES DO GOVERNO são quase um COROLÁRIO técnico ou uma Bula de remédio…

    A força do contra ataque alcança principalmente quem dela NÃO PRECISA…

    Por isso o LULA se dava BEM, ele falava do jeito que o POVO entende, eram idéias concisas e figuravam de forma inequívoca.

    Seria importante que o governo no momento de explicar os empréstimos para estádios o fizessem de forma ALEGÓRICA, mostrasse que os recursos do BNDES estão ali para criar investimentos e ter LUCRO! Não pode ser aplicado na costrução de escolas, hospitais e etc.

     

  7. Alemanha

    Minha percepção negativa da Alemanha übber  alles vem desde 1933 quando os germens do nazismo  lá  foram plantados.

    E assim, espero, ela permanecerá mil vezes eu me reencarne.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador