A divulgação de textos provisórios da Comissão da Verdade

Da EBC

Comissão da Verdade divulga textos sobre a ditadura e convida interessados a colaborar

A Comissão Nacional da Verdade publicou em seu site nesta quinta-feira (22), textos provisórios sobre graves violações de direitos humanos ocorridas no país durante a ditadura militar (1964-1985) para que sejam consultados e possam receber contribuições da dos interessados pela internet.

Acesse os textos e contribua com informações

Os textos provisórios foram elaborados pelo ex-procurador geral da República Claudio Fonteles durante 5 meses de pesquisa no Arquivo Nacional, literatura especializada e análises periciais realizadas a pedido da Comissão. Em 80 páginas, Fonteles analisa sete casos de oposicionistas assassinados pelo regime militar.

Entre os casos retratados estão a execução de Carlos Marighella, na qual foi utilizado o registro de “resistência seguida de morte” durante anos para disfarçar a execução. Os textos também expõem os falsos suicídios de Manoel Fiel Filho, Raul Amaro Nin Ferreira e João Lucas Alves.

As pesquisas estão sendo realizadas no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Graves Violações de Direitos Humanos da Comissão da Verdade. No trabalho, Fonteles tem sido auxiliado por servidores do Arquivo Nacional e assessores da Comissão.

Graves violações

São classificadas como graves violações de direitos humanos crimes como mortes, desaparecimentos forçados, ocultação e destruição de cadáveres, tortura e violência sexual.

Os interessados em colaborar com informações e pesquisas relacionados aos temas mencionados nos textos devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador