CGU instaurou 30 processos para investigar empresas envolvidas na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Ivan Richard

Da Agência Brasil

O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão, disse nesta quinta (16) em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, na Câmara, que a CGU já instaurou 30 processos para investigar a participação de empresas em fraudes em contratos da Petrobras, além de outros 19 para apurar a responsabilidade de funcionários e ex-funcionários da estatal envolvidos no esquema investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

De acordo com o ministro, 29 dos 30 processos instaurados contra empresas foram decorrentes das investigações da Lava Jato e foram iniciados a partir do compartilhamento de informações com a Justiça Federal no Paraná, que conduz os inquéritos na primeira instância.

À CPI, Simão informou que seis empresas investigadas já manifestaram interesse em celebrar acordo de leniência, que permite ao infrator participar da investigação, com o fim de prevenir e reparar dano causado. Segundo Simão, o Tribunal de Contas da União (TCU) já se posicionou em relação a cinco pedidos de acordo.

“As negociações estão em curso. As sinalizações do TCU ocorreram em maio e, havendo interesse no acordo de leniência, a minuta será encaminhada ao TCU antes da celebração”, explicou o ministro, que defendeu a legalidade dos acordos de leniência.

“Há uma atuação da CGU baseada e fundamentada na previsão legal, com ritos bastante claros, fixados, parametrizados. A controladoria tem atuado com a maior responsabilidade possível para identificar e punir os responsáveis e conduzir os acordos de leniência de interesse do Brasil”, frisou.

Também convocado para explicar os acordos de leniência feitos com empresas acusadas de desvio de dinheiro e pagamento de propina pela Operação Lava Jato, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, também defendeu a legalidade e a importância dos acordos de leniência. “Não existe essa escolha: ou combater a corrupção ou salvar as empresas. Temos que combater a corrupção. Mas se temos meios para combater a corrupção e ainda salvar as empresas, nós temos que utilizá-los”, disse Adams.

O ministro da AGU ressaltou que, para celebrar o acordo de leniência, as empresas têm de colaborar obrigatoriamente com as investigações, adotar regras de conduta contra corrupção e ter o compromisso do ressarcimento. “Isso é essencial para o acordo e demostra o efetivo interesse no combate à corrupção”, disse Adams.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. inuteis !

    Execravel a atuacão da CGU em todo o processo.

    O ocupante anterior da cadeira , senhor Jorge HAge , era exibido como modelo de agente publico. Assim que estourou na imprensa toda a porcaria da LAVA JAto , deu no pe .

    A unica pergunta que deve ser feita e : para que serve toda essa estrutura exremamente dispendiosa ? Por quê os inqueritos foram instaurados  apos a operacão lava jato ? Por que os procedimentos normais da CGU não foram capazes de detectar os desvios anteriormente ?

    Sera que uma das boas consequencias da lava jato não deveria ser o questionamento de toda essa estrutura dispendiosa de fiscalizacão  e que parece absolutamente ineficaz : CGU , tCU ,  etc ? 

  2. CGU instaurou 30 processos

    CGU instaurou 30 processos para investigar empresas envolvidas na Lava Jato

      E concluiu quantos ?

      Melhor perguntando ?

       Está perto do final de quantos ?

      Rsspondo:

       ZERO.

      Deixa de grupo, meu,

      O Brasil está mudando.

      Eo sr. não se tocou ainda ?

     Com certeza, não.

      E atenção:

    ”’O ministro da AGU ressaltou que, para celebrar o acordo de leniência, as empresas têm de colaborar obrigatoriamente com as investigações, adotar regras de conduta contra corrupção e ter o compromisso do ressarcimento. “Isso é essencial para o acordo e demostra o efetivo interesse no combate à corrupção”, disse Adams.

               Digo eu : E rezar 100 Pai Nosso e 300 Ave Maria.E depois o padre absolve .

  3. Acho espantoso que

    Acho espantoso que funcionários públicos de menor qualificação possam ter deflagrado tamanha destruição social, material ,politica desabilitando nossa nação no melhor que conseguimos de empresas de construção . Por certo que corrupção é mal de largo espectro entre nós  e deve ter  permanente ação repressora para Seu controle. A corrupção pode ser vista no cafezinho dado ao guarda para fugir de uma multa de transito, a propina dada ao garção pra obter melhor atenção num jantar ,nas repartições publicas para contornar entraves legais ,em juízes que vendem sentenças, tanto quanto naqueles que se fantasiam de justiceiros para angariar falso brilho midiático ou promoção para fins eleitorais. O que mais se vê neste infeliz episódio lava-jato e que ambições desenfreadas ligadas a histórica hipocrisia de nossa mídia, em nome de combate a corrupção, funcionários públicos confundem empresários com quadrilheiros mafiosos, agridem a constituição, direitos humanos, fundamentos jurídicos e bom senso na sua sanha destruidora.

  4. “CGU já instaurou 30

    “CGU já instaurou 30 processos para investigar a participação de empresas em fraudes em contratos da Petrobras”:

    Marquem essas palavras:  SOMENTE os que envolvem petistas vao vazar pra media.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador