Cunha pode ser afastado ou preso por usar cargo para coibir investigações

Atualizada em 18/07, às 7h45

Ameaçar testemunhas da Lava Jato e impeachment na Câmara caso Janot seja reconduzido à PGR rendem prisão e afastamento, respectivamente

Jornal GGN – Alvo da Lava Jato, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) pode ser objeto de um pedido de afastamento da presidência da Câmara por fazer uso do cargo para tentar prejudicar as investigações sobre esquemas de corrupção na Petrobras. Além disso, segundo informações da colunista Mônica Bergamo na Folha deste sábado (18), Cunha também poderia ser preso por tentativa de “ocultar provas ou coagir testemunhas” como Julio Camargo, Fernando Baiano e Alberto Youssef. Nesse caso, porém, a Câmara precisa dar aval a um possível pedido de prisão preventiva aprovado pelo Supremo Tribunal Federal.

Nesta sexta-feira (17), Cunha reuniu a imprensa para anunciar seu rompimento definitivo com o governo Dilma Rousseff. Ele indicou como motivo para ter tomado a decisão, à revelia do PMDB, ter a “convicção” de que o Planalto pressionou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para obter novos depoimentos complicando ainda mais sua situação diante do Supremo Tribunal Federal. Há semanas, Cunha vem atacando Janot diretamente, tentado desqualificar o chefe do Ministério Público Federal.

“Atrapalhar investigação por meio do cargo é razão suficiente para afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara. Vejam o Código do Processo Penal: Art. 319, inciso VI: suspensão do exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais”, apontou o cientista político e um dos organizadores do Manchetômetro, João Feres Júnior.

Leia também:  Juristas internacionais pedem libertação de Lula e anulação do julgamento

O vice-líder do governo na Câmara, Silvio Costa (PSC), disse que Cunha não tem condições morais de continuar na presidência da Casa e que deveria, portanto, dar o exemplo e se afastar até a conclusão da Lava Jato. Costa afirmou ainda que irá consultar juristas sobre a viabilidade de um pedido de impeachment do peemedebista.

O PSOL, que já é autor de um requerimento que pede afastamento de Cunha da Mesa Diretora, divulgou que pedirá apuração rigorosa das denúncias de Julio Camargo contra o presidente da Casa. O lobista disse que Cunha cobrou dele, pessoalmente, cerca de 5 milhões de dólares em 2011, referente a um contrato da Samsung com a Petrobras.

Acuado, Cunha ainda revelou que tem ouvido nos corredores da Câmara, de “parlamentares petistas”, que a próxima ação de Janot será entrar com uma medida cautelar para que ele seja destituído da Mesa Diretora. Essa informação circula pelo Congresso ao menos desde maio.

Reportagem publicada pelo Valor no último dia 13 mostra que um grupo de políticos ligados a Cunha vem elaborando um “calendário do impeachment”. Em síntese, o estopim da crise de Dilma com o Congresso estaria programado para acontecer em setembro, caso a presidente da República decida dar um novo mandato a Janot frente à PGR (leia mais aqui). O processo de impedimento de Dilma depende da vontade de Cunha em colocar o pedido em votação.

Prisão preventiva

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, a PGR trabalha com a informação de que Fernando Baiano, operador de propina do PMDB no esquema da Petrobras, recebeu “recados” de Cunha para se manter “calado”. A defesa de Baiano nega as ameaças. Já Youssef e Camargo relataram que também sofreram pressão e temem pela segurança de suas familias. 

Leia também:  PF acha que donos do Telegram, Snowden e hacker russo ajudaram Intercept

“A tentativa de ocultar provas ou coagir testemunhas é uma das razões previstas em lei para a decretação de prisão preventiva. Segundo um ministro do Supremo Tribunal Federal que se diz ‘impressionado’ com as declarações dos delatores de que sofrem ameaças, a corte tem sido implacável em casos assim. A PGR, no entanto, dificilmente fará pedido semelhante ao STF. Uma das razões é que, ainda que as supostas ameaças pudessem ser provadas e que a Corte, numa atitude extrema, admitisse a prisão de Cunha, ela só seria efetivada se autorizada pela Câmara dos Deputados – onde o peemedebista mantém ainda grande influência.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

66 comentários

    • Credo em cruz!

      Vânia, incensando assim o atual papa, comunista notório, e o PSC, Partido Socialista Castrista, você está contribuindo para a desgraça do mundo cristão e ocidental em geral e do Brazil, em particular. O caminho que v. deveria almejar (vem de alma) seria o da prescrição do partido e do impíximan do papa Chico.

      Siga, no campo cristão internacional, o chamamento do grande líder Fracarolli, que publico abaixo. E no campo cristão interno, aplique os princípios do chamado juntando sua voz ao pedido de banimento do PSC e todos os seus membros! Pense 2 mil vezes antes de escrever esse gênero de comentário.

       

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=VM74vvSQVDU%5D

      • Luiz Eduardo, com todo

        Luiz Eduardo, com todo respeito, vou abrir uma exceção, para fazer-te um questionamento: tu não te envergonhas do que escreves? Jamais? Ou seria, melhor para mim, ir morar no zoológico pra não ter a desgraçada mundana de encarar teus comentários? Por favor me alivies desse fardo.

    • Barafunda partidária.

      Vânia, o Pastor Everaldo – candidato à Presidência da República pelo PSC – é carne e unha com o Deputado Cunha. O PSC no Rio de Janeiro é linha auxiliar do Deputado Cunha.

      Olhe isso: http://www.blogdoeveraldo.com.br/brasil/item/960-o-psc-est%C3%A1-engajado-na-campanha-de-eduardo-cunha-%C3%A0-presid%C3%AAncia-da-c%C3%A2mara

      E o Deputado Silvio Costa, Vice-Líder do Gverno, também do PSC, mas de Pernambuco, foi a primeira voz contra o Deputado Cunha após a denúncia dos delatores contra o Deputado Cunha.

      Em suma, uma briga pelo controle do partido está rolando. Seria um subsanatório geral como apontado pelo Nassif.

  1. O que causa verdadeiro enfado

    O que causa verdadeiro enfado é notar que cientistas e analistas politicos se recusam a dar o nome de golpismo pro golpismo. Uns por pura torcida. Outros por pura alienação. Alguns até negam, nessa altura do campeonato, que haja um golpe em marcha….

    Depois do desfecho, seja para um lado, seja para o outro, vão deitar teses e mais teses…

  2. Vamos lá “Eduardo Cunha”

    Vamos lá “Eduardo Cunha” defenda-se!!?
    Isso aqui é uma democracia voce tem esse
    direito garantido pela constituição.Quem tem que provar é quem te acusa. Bem, a pouco tempo algumas pessoas foram
    acusadas e presas sem provas substâncias ou mesmo sem elas! 

    Quem não entendeu? Ah sim. Por fim Eduardo Cunha estamos
    no país do “Domínio do Fato”!Sei que voce era um péssimo “baterista de rock” sua chance é agora..ou nunca!

  3. Processo sucessório

    Nassif,

    Seria bom divulgar aqui qual é processo sucessório caso Cunha venha a cair, como tudo ndica.

    Como foi na queda do Severino, assumiu o vice ou convocou-se novas elições?

    Se for o vice, como penso, seria bom divulgar o seu perfil.

    Alem disso mostra a decisão atabalhoada do PT em concorrer com chapa própria, pois esse desfecho já era previsto, já que a vaza a jato já estava em curso e o cunha era um dos alvos.

  4. Até quando os jornalões vão dar sustentação?

    Esse senhor foi guindado à presidência da Câmara com o apoio e torcida da grande imprensa. E agora? Até quando ele vai ser sustentado? O problema é que ao se dizer oposição à Dilma ele fortalece a presidenta e deixa claro que tenta cair atirando pois foi atingido em cheio no seu grande ponto fraco que é a corrupção. Será que os Cunhistas da Câmara vão para o cemitério junto com ele? Acho que não, as defecções começarão daqui a pouco. Essa é a melhor notícia da semana para o governo.

    • concordo totalmente. o fedor

      concordo totalmente. o fedor que exala do congresso ficou bem mais forte #cunhanacadeia é ótimo! 

    • “Será que os Cunhistas da

      “Será que os Cunhistas da Câmara vão para o cemitério junto com ele?

      Em princípio vão.

      Pelo menos a maioria vai. Vão esticar a corda ainda mais e mais; com a ajuda da oposição e da imprensa.

      O Deputado Eduardo Cunha banca, banca as campanhas de vários deputados, de vários partidos, em vários Estados. Todos sabem disso em Brasília e nas redações. Só não sabem a massa de manobra anti PT, PT, PT, que não quer saber de nada; nem quem não está prestando atenção nesses assuntos.

      A discussão na Câmara é meridianemente clara; quase  singela: dinheiro. Sobretudo porque ano que vem tem mais eleição e a de 2014 ainda não foi “quitada”.

      E o governo Dilma “fechou” a torneira de nomeações, enquanto a camapanha da lava jato secou as doações. Pra quem vive de eleição e é arrivista a coisa vai pro tudo ou nada.

      A bola está pulando freneticamente até que o STF em algum momento terá que mostrar se tem algum Nelson Hungria por lá..

      O máximo que pode acontecer, se a coisa pender pró governo é aceitarem as perdas. E está aí um bom “analisador” das cenas dos próximos capítulos… É bem provável que o governo anistiará.

      mas se a oposição golpista triunfar será caça às bruxas sem dúvida.

      Então, a coisa está entre o terror, a histeria e a anistia. Nem o Eduardo Cunha tem certeza se virá a ser degolado pela oposição – que todos sabem que tem tudo dele na gaveta pra ventilar na imprensa a qualquer tempo – ou seria mobilizado ou acolhido.

      Tudo hipocrisia, enfim. Joguinho novelesco que se arrasta por mais de ano ás custas do país; manipulado por gente que se acha esperta e trata os outro como bobos.

       

  5. Brasil, mostrou tua cara.

    Não seria novidade. Mônica Bergamo em 29/06/2015 na coluna dela reportou que o PGR estudava pedir o afastamento do Deputrado Cunha da Presidência da Câmara.

    Um fora de pauta aqui do GGN alertou sobre isso: http://jornalggn.com.br/fora-pauta/monica-bergamo-na-folha-eduardo-cunha-janot-e-lava-jato

    Pois bem, no início de julho, logo após essa informação, as ameaças da oposição de impeachment à Presidenta Dilma – diga-se, Senador Aécio – se inflamaram. Não nos esqueçamos que o Deputado Cunha foi um incentivador da chapa Aezão (Aécio-Pezão) no Rio de Janeiro.

    O Deputado Cunha não era Governo, nunca foi. A pauta dele não era a pauta do Governo. Agora resolveu vai bater de frente com o PGR Janot – que vai se unificar em torno dele – e o boa parte do Poder Judiciário.

    Agora esse distanciamento explícito do Governo – do qual não era parte integrante – seria uma vacina para evitar o pedido do PGR em o afastar da Presidência da Câmara. Mas, creio, que o tiro dado vai sair pela culatra, pois comprou briga com Janot, Moro e o Judiciário.

    As ameaças à familiares dos delatores podem respaldar a necessidade de o afastar o Deputado Cunha do cargo.

    O poder do Deputado Cunha não chegou foi a PGR. E o poder desgasta. O Deputado Cunha agora poderá experimentar inclusive maiores resistências dentro da própria Casa que preside.

    No jogo político, a bronca do deputado Cunha com a Presidenta DIlma é anterior às eleições. Desde os casos do Marco Civil da Internet e da Nova Lei dos Portos, em que os interesses patrocinados pelo Deputado Cunha foram contratiados. Como Presidente da Câmara vem dando o troco. E a bronca dele com a Presidenta Dilma aumentou pois ela não “segurava” a atuação do PGR Janot. A briga pelo porder entre a Presidenta Dilma e a dupla Cunha/Renan é contra o tempo.

    E a Presidenta DIlma estava disposta a reconduzir o PGR Janot ao cargo, caso fosse o primeiro na lista. Isso não interessava à dupla Cunha/Renan, nem a muitos congressitas, saudosos dos tempos de engavetamento. Daí a guerra com a Presidenta Dilma.

    Mas isso era previsível, pois todos diziam que a Lava Jato chegaria ao Congresso. E chegou essa semana.

    Quem achava que tinha salvo conduto para não ser investigado não está gostando dessa independência do Ministério Público, como está previsto na Constituição Federal.

    Pois bem, o Deputado Cunha restou agora procura construir a figura de ser vítima da perseguição do Poder Executivo, pois além de investigado pela PGR, e hoje mostrou estar na mira da Receita Federal. O deputado Cunha vai buscar apoio no baixo clero e na oposição para derrubar a Presidenta DIlma (e o PGR Janot por tabela) antes de setembro, prazo para a indicação do novo PGR. Indicação, essa, que poderia ser feita pelo PMDB de Michel Temer, que ocuparia o lugar da Presidenta Dilma em caso de impeachment.

    E Temer, claro, poderia apaziguar, comandando o engavetamento geral e irrestrito. Conhecendo o Brasil que quer mudar pra manter tudo como está, essa seria a torcida geral. Ou seja, entrega-se a Presidenta Dilma, entrega-se o Deputado Cunha, e tiudo volta a “normalidade”, ihdo todas as sujeiras vão pra debaixo do tapete. Tudo isso numa paz que só se vê com os tucanos no Estado de São Paulo, onde não há iregularidades.

    O Brasil não vive uma crise política, mas sim uma crise de identidade. Estamos definindo se refundamos (ou melhor, se fundamos) uma República, ou se viveremos o eterno clientelismo e patrimonialismo tão peculiar ao Estado brasileiro.

    Enfim, temos de um a dois meses para nos definir.

     

  6. Eduardo Cunha Presidente

    Olha…podem falar o que quiser do Presidente do Congresso. Somente UM ÚNICO FATO É PROVADO ATÉ HOJE:

    – Foi o ÚNICO Presidente do Congresso que fez mais em 4 meses pela classe média brasileira do que o Congresso fez em 20 anos.

    O resto é agenda politiqueira das esquerdas. O PSDB quer começar a desgastar a imagem do Cunha pois ele ficou muito “pop” depois dos corajosos enfrentamentos à NOMENKLATURA encastelada no poder. Pode empanar o brilho das penas tucanas.

    Por outro lado a própria NOMENKLATURA de esquerda encastelada no Poder quer também o afastamento e o desgaste do cara.

     

    Enquanto isso a classe média agradece pelos serviços prestados pelo Presidente do Congresso NAcional Dep. Eduardo Cunha.

     

  7. Troféu Óleo de Peroba pra

    Troféu Óleo de Peroba pra esse cara, que disse ter rompido com o governo de Dilma, como se estivesse antes com o governo. E como se precisasse de comprovar que é um achacador, entre outras coisas pouco recomendáveis, já disse que vai abrir aí um tanto de CPIs pra se vingar…

  8. Acabou de passar a “fala” em

    Acabou de passar a “fala” em rede nacional do presidente da Câmara.

    Nem sinal de “aplausaço” aqui por Copacabana….

    Mas o que mais chamou atenção foi a entonação de voz do Eduardo Cunha.

    Sou do mesmo estado dele e “graças a deus” jamais ouvi o tal programa de rádio dele. Não fazia a menor ideia de que ele faz esse teatrinho: totalmente diferente do modo de falar diante da imprensa ou dos demais deputados.

    Um Garotinho piorado (se é que é possível).

    … E o antipetismo se serve de uma figura dessas…

    Chique. Muito chique, hahaha!

    • Silêncio total.

      Lucinei.

      Aqui na Vila Mariana em Sampa, epicentro dos panelaços, nenhum sinal sequer de que a fala do Eduardo Cunha existiu. 

      Ou assistiram e não gostaram ou ninguém assistiu ou ninguém sabe direito quem ele é.

      Nem um mísero barulho. Silêncio total.

      É para se pensar. 

      Abraço,

      Alexandre!

       

  9. Tem agenda de golpe desde 2014

    Um país ficar refém de um bandido … só num filme de Batman ou Superman . É inacreditável o que fazem com esse país. Em 8 meses andamos para trás uns 20 anos.
    É a agenda pessoal , tem uma agenda de golpe , montada desde 2014 , anterior à eleição .

  10. Engraçado de tudo isso é a

    Engraçado de tudo isso é a perplexidade que grassa na mídia. Estão tontos, desorientados, alguns noticiários ainda tentam  poupar Cunha enquanto outros já deram Cunha como um caso perdido. Alguns se roem de ódio porque a Lava Jato pertencia à direita e não podia enquadrar ninguém da direita, ainda mais o chefão do Golpe, o cara que já tinha feito tanto pelo retrocesso da política nacional e pela deformação do nosso sistema democrático. Agora é uma questão de tempo. Cunha em sua melancólica descida rumo ao quarto, quinto, oitavo e nono círculos do Inferno de Dante.

  11. Suicídio

    Falei e vou repetir, depois do rompimento do Cunha com o Governo, estou pensando seriamente em me suicidar, pois não consigo ver o Governo e nem o PT sobreviverem sem o apoio do ilustre, honrado, honesto e ético deputado Eduardo Cunha. Vou cortar os pulsos e me jogar completamente nu, de um penhasco.

  12. SO O  FATO DELE   QUERER

    SO O  FATO DELE   QUERER  TIRAR O PROCURADOR  GERAL DA REPUBLICA  ja  [é motivo   suficiente para  pedir  o seu  afastamento da camara  e  ate   prende-lo coercitivamente   ja que ele  vem  intimidando as pessoas  e  o   Camargo  ja   declarou ter medo  das reaçoes  de Cunha por  ser uma  pessoa muito vingativa   ISSO  PROVA O CARATER   DE  ALTA  PERICULOSIDADE  DE EDUARDO CUNHA,  

    • Será que querer tirar o

      Será que querer tirar o Ministro da Justiça da cassação? Aqui a maioria quer……..

  13. Apodreceu cedo, tão logo se

    Apodreceu cedo, tão logo se tornou famoso e pública figura: certos demônios são assim, circulam apenas nas sombras; qualquer raio de luz os faz conhecido: agora, só com a estaca de madeira…

  14. Pobre de nós acreditar que

    Pobre de nós acreditar que nossa imprensa está preocupada com a moralidade e honestidade . Pois só no Brasil um político que cobrar propina de cinco milhões de dólares consegue manter-se presidente da câmara dos deputados como se fosse um pastor muito honesto! 

  15. Eduardo Cunha está onde

    Eduardo Cunha está onde porque nossa imprensa realmente não tem compromisso com a ética, moralidade e honestidade de homem público ou privado. Lamentavelmente só no Brasil da rede globo, um político e presidente da casa política do seu país consegue cobrar cinco milhões de dólares em propina sem ser incomodado!

  16. PCC

    Pura bandidagem o que esse cidadão faz na Camara.

    O cara ameaça até a família dos delatores. Achaca as empresas em troca de propinas.

    Usa a Camara para benefício próprio.

    A que ponto chegamos;.

    Estranho que essa figura ainda não tenha sido presa;

    PCC parece um convento de freiiras perto do Cunha.

  17. Vamos tirar o outro tumor maligno.

    Falando em afastamento por uso indevido do cargo público, vamos aproveitar e afastar também outro câncer que envergonha e impede o desenvolvimento do país.

    Sonegação também é crime, “en passant”.”Nessa semana, CartaCapital relata a acusação de desfalque e sonegação fiscal que um ex-sócio de Gilmar Mendes faz contra o ministro”Destaques da edicao impressa de cartacapital nº 44por Redação Carta Capital — publicado 07/06/2012 22h04, última modificação 07/06/2012 22h04Tentei encontrar a matéria de Carta Capital mas, parece que sumiu do Google.Trecho da matéria que trata de desfalques no IDP. A escolinha do Gilmar: “De acordo com a auditoria (realizada no IDP), o que de mais grave ocorria eram as ‘remunerações extras’, eufemismo usado pelos auditores para as retiradas ilegais (do Gilmau), conforme denunciou Coelho. […] o valor pago como ‘remuneração bruta’ chegava a 14% da folha do instituto, e era feita ‘por fora’, ou seja, de forma criminosa, por meio da sonegação de impostos”, diz outro trecho da reportagem.Vamos levantar mais elementos da “capivara” do Gilmar e entupir o Congresso de representações para afastamento desse cafajeste que ajudou a segurar o Cunha até agora, para que cumpra a missão de colocar na CF o financiamento privado de campanhas, enquanto o safardana segura o processo no STF.Para citar apenas um caso, como exemplo dessa proteção: 

    “Supremo absolve deputado Eduardo Cunha por uso de documento falso”

    Adivinha quem era Relator do processo que afirmou que

    “não há como extrair das provas produzidas no decorrer da instrução elementos de convicção aptos a demonstrar a existência de dolo na conduta do acusado”. 

    “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.” Abraham Lincoln

  18. Mais cuidado com as manchetes…

    Tudo bem…

    Cunha é o que de pior a política nos trouxe nestes últimos anos e faria muito bem para este país a sua queda.

    Mas não devemos nos deixar levar pela nossa torcida e distorcer os fatos. Este blog sempre condenou as práticas manipuladoras das manchetes da grande mídia. Não tem portanto o direito de cair no mesmo erro.

    A manchete “Cunha pode ser afastado ou preso por usar cargo para coibir investigações” contradiz o próprio texto que afirma: “A PGR, no entanto, dificilmente fará pedido semelhante ao STF.”

    Senti-me ludibriado, da mesma forma que me sinto ao ler textos da grande mídia. Principalmente pelo fato de perceber que tudo que foi dito no texto não irá acontecer e de que esta informação aparece apenas no último parágrafo.

    Seria bom ter mais cuidado com as manchetes.

    Aproveito para elogiar o bom nível das matérias e análises aqui publicadas.

    • Ler O PARAGRAFO INTEIRO antes

      Ler O PARAGRAFO INTEIRO antes de comentar:

      “A PGR, no entanto, dificilmente fará pedido semelhante ao STF. Uma das razões é que, ainda que as supostas ameaças pudessem ser provadas e que a Corte, numa atitude extrema, admitisse a prisão de Cunha, ela só seria efetivada se autorizada pela Câmara dos Deputados – onde o peemedebista mantém ainda grande influência”.

      • Segui seu conselho e reli todo o parágrafo

        Oi Ivan,

        Segui seu conselho e reli todo o parágrafo, mas não entendi sua colocação. Acho que está ocorrendo algum ruído de comunicação.  Talvez eu não tenha sido claro o bastante:

        Eu queria dizer que o título nos induz a pensar que há boas possibilidades de Cunha ser afastado do cargo. Aliás, foi nessa expectativa que eu li o texto. Mas, quando me deparo (no último parágrafo) com a realidade que dificilmente tudo que foi escrito ocorrerá, foi um balde de agua fira, não?

        Então você me pede para reler o parágrafo. Fiquei até esperançoso…  Eu devo ter comido mosca e não entendido o texto corretamente. O Cunha vai mesmo ser afastado! Que beleza! Mas ao reler, reparo que a frase grifada por vc apenas apresenta a justificativa do porque nada disso ocorrerá. Fiquei frustrado novamente. Não entendi sua colocação. A contradição entre a manchete e o texto é evidente e frustrante. Eu acredito que boas manchetes devam condensar o conteúdo, não contradizê-lo.

        De qualquer forma agradeço por ter lido meu comentário.

        • Pedro, “can” e “may” sao

          Pedro, “can” e “may” sao diferentes mas nao sei o que seriam em portugues.  O item esclarece com raio laser que Janot eh um bosta que nao vai comprar (“nem morta, santa!”) uma briga com os comochama que “PODEM” o tirar do emprego de merda (ja que trabalho ele tem muito pouco que nao seja anti-governo).

          E MUITO MENOS o ministro dos mijados, digo, da justica, vai fazer isso -esse nasceu mijado e cagao.

          Essa briga so nao intimida quem nao tem nada a perder.  Como, digamos, o resto da populacao do Brasil.

          O que nos traz de novo aa fonte do problema:  o Brasil eh ARQUITETADO pra falhar em TODOS os pontos importantes.  Nao, voce nao ta entendendo errado nao.  Da uma olhada nos ultimos 5 anos de blog, por exemplo, e diga nos quantos dos casos claramente criminais foram resolvidos.

          Quer apostar que foi menos de 15 por cento?

           

          (soei agressivo em direcao a voce e nao era minha intencao;  por isso, me desculpo sinceramente, mal tive tempo de zoiar o blog hoje e estou lendo mal e porcamente por causa da putada.)

    • Concordo com você.
      Se a PGR

      Concordo com você.

      Se a PGR ou Supremo tem elementos para pedir ou não a prisão de Cunha não é ou não poderia ser uma manchete ou matéria que vai definir isso.

      Mas é importante observar que numa declaração o Presidente do Supremo afirmou que os 3 poderes são independentes mas são também são harmônicos, e que o poder judiciário tem que funcionar como fator de equilíbrio institucional.

      Ou seja as atitudes tomadas pelo Cunha depois das denúncias contra ele mostra que essa harmônia entre os poderes esta preste a se romper. Se Eduardo Cunha continuar usar o cargo para atacar o Executivo o Judiciário vai ter que recolocar o equilíbrio institucional. 

      Agora se realmente o Eduardo Cunha sabe de alguma coisa que nos não sabemos sobre o rumo de seu processo, é importante que a PGR não se intimide e principalmente nesse momento não se precipite. Acho que as investigações sobre o Cunha e Renan devem ter uma certa prioridade, sempre ressalvando sem precipitações. Porque é importante que o Brasil saiba se os presidentes da Câmara e do Senado são realmente culpados ou inocentes das acusações. O Brasil não pode ficar em permanente estado de pé de guerra. Isso é bom para muitos poucos e ruim para a maioria das pessoas.

      Mas além de acusar o Eduardo Cunha o delator acusa ele de ter 260 deputados nas mãos. Politicamente fica difícil o baixo clero apoiar o Cunha nesse momento, mas a transição será lenta ou imediata. 

      E o pior o primeiro vice presidente da câmara também esta sendo investigado pela lava Jato.

    • só que…

      a diferença é que os que estão presos o foram com a alegação de que poderiam interferir no curso da investigação. Já a interferência do Cunha é televisionada e noticiada todos os dias. As provas são cabais e materiais.

  19. PODE NÃO, DEVE!

    CUNHA NÃO TEM O MENOR RESPEITO PELO POVO!

    Ele não apenas chamou a todos nós de idiotas, mas também demonstrou que não tem a mínima consideração com o que o povo pensa. Afinal, reflita sobre isso:

    VOCÊ NÃO PERCEBEU QUE ELE DISSE À DILMA PARA DEIXÁ-LO FAZER O QUE QUISESSE, OU VIRARIA SEU INIMIGO?

    Esse sujeito é um CRETINO! Ele não tem o menor pudor, perdeu completamente a vergonha na cara, e não dá a mínima ao povo. O que os vermes normais fazem às escondidas, de forma obscura e velada; ele fez do jeito mais escancarado e escandaloso, que ninguém jamais poderia imaginar. É como se a sociedade brasileira não existisse, não tivesse interesses, e não valesse absolutamente nada! Ele passa por cima de todos, porque a única coisa que interessa no mundo são os seus interesses pessoais…

    Sr. Cunha, por respeito à sua inteligência, recomendo um psiquiatra!

    Lembre-se de que a Dilma deu ordem ao Ministro da Justiça e à Polícia Federal, para que investigassem tudo com ampla liberdade, e não aliviou nem ao próprio Lula e aos senadores aliados. Isso é compromisso de campanha! Ninguém pode dizer ainda, se o Cunha roubou ou não esse recursos. Delação não vale nada, se não levar a outras provas, mas…

    AFINAL, POR QUE O CUNHA ACHA QUE NÃO DEVE SER INVESTIGADO?

    A SOCIEDADE PRECISA DE FERRAMENTAS PARA SE DEFENDER!

    Não é possível que continuemos vendo um sujeito como esse, achando que deve estar acima da lei, e não poder ser investigado pela Polícia Federal; assim como o senador Perrela, cujo helicóptero da família foi apreendido cheio de cocaína, devolvido aos seus donos, e até o piloto liberado; ambos tomando as principais decisões do país!

    07 DE SETEMBRO

    PEC 21/2015 JÁ

    Vamos valorizar nossas manifestações cívicas, sabendo o que pedir, e exigindo a aprovação imediata dessa PEC; que dá ao povo o direito de fazer ABAIXO ASSINADOS com poder de convocar RECALLS e REFERENDOS, para que, no voto, possamos cassar os políticos, e derrubar leis indesejadas, feitas por esses patetas.

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA TEORIA:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    DIFERENÇA ENTRE O BRASIL E O MUNDO DESENVOLVIDO NA PRÁTICA:

    https://www.youtube.com/watch?v=Z38SYNGprHk

    ECONOMIA É A COISA MAIS SIMPLES DO MUNDO!

    Se parar a roubalheira, sobra dinheiro no caixa do governo, para elevar o salário mínimo, as aposentadorias e o funcionalismo público; tudo sem gerar inflação. O que melhora a vida dessas pessoas, além de aumentar as vendas no comércio e na indústria! Ora, mas que espécie de fraude ideológica é esse tal de marxismo, que propõe o conflito, a luta, e a guerra, entre quem tem os mesmos interesses? E os neoliberais histéricos, de onde tiraram essa ideia de promover arrocho salarial?

    NÃO É ESQUERDA X DIREITA

    SÃO CORRUPTOS X POVO

    Só mais uma para refletir:

    AS TVS JORNAIS E REVISTAS DEFENDEM O POVO OU OS CORRUPTOS?

    Fica o apelo ao PMDB, para que respeite a memória do saudoso Ulises Guimarães, e toda a sociedade brasileira, acabando com esse constrangimento criado ao país, chamado de Cunha!

    JUDICIÁRIO BRASILEIRO = PALHAÇADA!

    Enquanto cidadãos comuns são presos indevidamente, com a absurda alegação de que podem fazer algo contra as investigações, o Cunha usa o próprio cargo para tentar barrá-las, e nada acontece consigo…

    Sr. Moro, e juízes do STF, vocês envergonham a todos nós brasileiros!
     

  20. O que é que a gente faz com

    O que é que a gente faz com uma Câmara desta? Botaram privilégios demais em causa própria, até para prender o meliante/deputado ou vice-versa tem que a Câmara permitir. Onde foi que nós erramos? Não precisa responder, já sei, no voto. O pior é que sei que se hoje o Cunha se candidatar, ganha novamente. Adianta eu chorar e gritar que ele não me representa ou que essa Câmara que aí está não me representa? Mesmo porque o meu candidato a deputado federal não ganhou, mas eu ganhei uns trastes destes.

  21. Será que é isso mesmo???

    Caro Nassif,

     

    gostaria de compartilhar desse rasgo de esperança, que se abriu face à tomada de consciência frente a essa figura degradante que é o Sr Eduardo Cunha.

    Ocorre que me surgem dúvidas sérias quanto aos elos que formam essa corrente, que está trazendo à tona toda essa situação em tão curto espaço de tempo. Torço, absurdamente, para que sejam somente frutos da minha desesperança quanto ao discernimento na análise de todo esse imbróglio.

    Me pergunto, como advogado do diabo, se não estariamos face a uma muito bem montada farsa no sentido de levar, ou pelo menos justificar, as ações que iniciadas por esse dejeto, sob a áurea de vingança, retaliação, ou o que seja que chamemos todo arsenal que o dejeto está disparando em direção à Presidenta?

    Me chama a atenção a similaridade das manchetes dos jornalões e mídia, o recolhimento do PSDB (e também de outros partidos extrema direita como DEM e PPS), a reviravolta induzida, podemos assim dizer, da chamada mídia alternativa a aplaudir as delações tão criticadas anteriormente no ambito da lava jato, o sumiço de Moro.

    Sei não. Enquanto, a pretexto de defenestrar, ainda que seja muito bom, essa figura de EC, muito se deixa de questionar sobre o que se pode considerar de verdade nessas delações, principalmente em uma, que foi tomada a partir de uma defesa de um comparsa do próprio EC. Será que não estamos sendo levados no bico, dando suporte a uma nova tentativa muito bem orquestrada de  tomada de poder? Será que não estamos legitimando, mesmo que não sob a otica judiciária, mais uma nova empreitada bem urdida de uma oposição e mídia exacerbadas em derrubar alguém legitimamente eleita??

    Até que se prove o contrário fico com meus fantasmas, torcendo para que os mesmos sejam, mesmos, somente sombras em meio a essa penumbra que paira sobre o país.

     

    • Tem todo o jeito da tática chantagista Global….

      Eu penso que vc tem toda a razão. Não há o que comemorar com essa súbita virada da imprensa corrupta que, de uma hora para outra, passou a expor o seu bandido protegido. Essa mudança tem o mesmo cheiro daquela denúncia envolvendo um parente próximo de um membro do TCU. Justamente um dos votos incertos com relação a desaprovação das contas das supostas pedaladas fiscais inventadas pelo tal de Augusto Nardes que, ele sim, tem uma “capivara” do tamanho do seu rabo reptiliano, juntamente com o outro novo herói, José Jorge, personagem do APAGÃO de 2001.

      O Eduardo Cunha já estava, pelos 22 processos que responde, totalmente à merce da implacável metralhadora chantagista do JN. Agora, está de joelhos e não exitará em entregar a propria mãe e denunciá-la por pedofilia.

  22. CUNHA TEM QUE IR PARA CADEIA

    Por que este abjeto não está preso? Primeiro: porque não é do PT; Segundo: porque é mestre na pilantragem. Este idiota pensa que tudo pode. É vigarista por natureza, está sempre levando vantagem em tudo. Pegaleja, verdadeiro picica. Podem fazer um levantamento desde a república velha e constatarão que todo e qualquer escândalo que foi registrado no Brasil, em quaisquer áreas de atuação da sociedade, está na origem um político carioca.

    O escândalo, a corrupção, a falcatrua, pode ter acontecido em qualquer outro estado da federação, mas a origem, quando se é apurado,  é do político do RJ. Eles fazem escola e espalham para o resto do Brasil. É tipo funk (esta desgraça que destroem famílias constituidas e empobrecem cada vez mais a nossa cultura, que era tão rica antes de chegar esta praga na mídia).

    Costumo classificar este estado de coisa como a lenda do ESCORPIÃO. Não tem jeito, é da natureza do político carioca.

  23. O Cunha já era

    Cunha foi para uma seara onde nunca antes estivera: o centro do palco. Na ribalta as coisas são mais complicadas. Com muita visibilidade ficaram muito expostas suas fragilidades. Tenho a impressão de que devido ao dia de ontem nunca mais o seu prestígio será o mesmo. O Cunha já era.

  24. É o cúmulo do absurdo.

    A gente passa aqui todos os dias denunciando a farsa da Lava Jato e as mentiras desses delatores sem nenhuma credibilidade, mas ninguém se manifesta agora – pior, tem gente que aplaude! – quando até o Presidente da Câmara dos Deputados pode ser preso pelo “crime” de reagir a essa conspiração farsesca?! 

    Francamente, não sei mais o que esperar da mídia progressista. Só falta pipocarem editoriais elogiosos àquele sádico juiz Moro e seus procuradores fanfarrões do PR quando eles mandarem injustamente mais uma vítima para a cadeia, rasgando a Constituição e instaurando de vez a ditadura fascista do Judiciário. Mas daí senhores será tarde demais. Se nem o presidente da casa dos representantes do povo está livre das garras dessa turma, com certeza não serão um punhado de jornalistas que escaparão. Tenham medo!

    • Nao Companheiro!

      Nao eh nada disso. Pode ser culpado, se fosse Lula ou qquer um do PT!

      Ninguem esta acima da Lei! E O Cunha sabemos quem eh e o que esta fazendo para piorar o Brasil.

      O lava jato esta destruindo o Brasil, o juiz e o MP. Ninguem esta a favor do judiciario, estamos eh contra os falsos moralistas e etc.

       

  25. Cuidado com Cunha

    As capas das três revistas golpistas, Época, Isto É e Veja, só comprovam o plano cuidadosamente elaborado pelas Organizações Criminosas Globo e seus comparsas para inviabilizar o governo Dilma e criminalizar Lula. Então vejamos, o procuradorzinho do DF, antro de antipetistas, fez tudo de cabeça pensada, em consonância com a Globo, aproveitou as férias da titular para criar o factoide e assim viabilizar a capa ideal para as três revistas, Lula no mesmo rol de corruptos notórios Collor e Cunha. As capas não deixam dúvida sobre a intenção clara das três revistas Lula, Collor e Cunha no mesmo balaio da corrupção. É ser muito ingênuo pensar que vai ser fácil tirar Cunha da presidência da Câmara, não se deve esquecer que esse Congresso eleito é a sombra e semelhança dele em sua maioria, e são esses é que vão decidir sobre sua cassação, não é atoa que ele esbraveja e ameaça porque sabe do terreno que pisa. O PIG sabendo disso quer ver o circo pegar fogo, Cunha infernizando a vida da Dilma, através da instalação de CPIs que atingem o governo e o pior protelando o quanto puder a viabilização do indigesto ajuste fiscal, dando combustível para várias capas das três revistas de fim de semana . Esse é o ponto mais perigoso, enquanto Dilma tem pressa em viabilizar o ajuste o mais rápido possível, para virar essa página que lhe causa impopularidade, um Cunha truculento tem tudo para fazer esse serviço para a Globo, ou seja, do ajuste se arrastar todo esse segundo semestre e passar para o ano que vem. Outra coisa não se vê um demotucano acusado, só se for morto, ser democrata e tucano é ser cidadão acima de qualquer suspeita, enquanto isso se joga a base aliada uns contra os outros e o PIG assiste de camarote a autofagia deles. Se a Dilma não partir para o ataque como deve fazer quem está sob artilharia pesada, ela passará o resto de seu mandato refém dessa corja.

    Responder  

     

  26. Eduardo Cunha é assunto para cuidado do STF

    Sérgio Moro não tem jurisdição sobre os malfeitos de Eduardo Cunha. O presidente da câmara é assunto do STF. O que talvez tenha sido o motivo da seguinte reunião: “Alvo do STF, Eduardo Cunha se reúne com ministro Gilmar Mendes” – LINK.

    Talvez Sérgio Moro esteja simplesmente fazendo seu trabalho, no caso da Lava Jato. Assim como os advogados, que se valem de um ultragarantismo para questionar seu trabalho. É assim que correm as coisas. Quando a lei bate na porta do andar de cima, correm os advogados para invocar a constituição e a tornar absoluto o estado de inocência etc. Esse é o trabalho deles, afinal. Só que eles podem estar equivocados. E os que dão vazão a seus argumentos podem estar alisando lobos em pele de cordeiro, bancando os inocentes úteis.

    É esquisitíssima, pelo menos aos meus olhos, certa defesa que se faz de Fernando Collor quando se afirma que “ele foi absolvido pelo STF”, tadinho, como se isso garantisse, de modo inabalável e absoluto, a sua honradez. Sugiro a quem faz a defesa de Collor, bem como a todos os eventuais leitores deste comentário, a leitura do seguinte texto: Collor, Casa da Dinda, Ferrari e Fiat Elba: minha gente, 1992 nunca acabou – LINK. A partir de tal leitura, fica ainda mais estranho que venham alguns a questionar o emprego das malhas da lei contra o atual presidente da câmara dos deputados. O fato é que Eduardo Cunha e Renan Calheiros nasceram das costelas de Collor, ex-presidente que até hoje demonstra ter influência escusa sobre os negócios da Petrobras e suas subsidiárias – fato investigado pela Lava Jato! Se surgem depoimentos dando nota de achaques de um ou de outro, com descarados pedidos de propinas milionárias, devem as investigações de persecução penal simplesmente se quedar inertes? Não. Devem trabalhar.

    Um dos grandes questionamentos que sempre foram feitos contra o emprego da lei em desfavor de petistas foi o fato de que “tais ações só alcançam o PT”; “os outros seguem incólumes”. Chegaram a refazer o bordão que constata que a lei não chega ao andar de cima: “cadeia é pra pretos, pobres, prostitutas e petistas”. Pois espero que suprimam-se os ” pretos, pobres e prostitutas”, e mesmo os “petistas”, e acrescente-se um outro P, de “político corrupto”, bem como um outro, mais abrangente e justo, de “pilantras em geral, sejam brancos ou pretos, pobres ou ricos, prostitutas ou não”.

    Cunha nem se diz inocente. Pelo menos não com grande veemência. Concentra a “força” do seu argumento numa suposta perseguição empreendida contra si – esse argumento, ora, não possui a menor credibilidade. Eu não caio nessa. Que a justiça vá até o fim e derrube todos os que assim mereçam. Lugar de criminoso é naquele que o juiz da vara de execução penal competente determine que se dará o cumprimento da pena: na cadeia. Torço para que muitos achacadores que pululam no congresso sigam o curso legal das coisas e fiquem bem retidos – na cadeia.

  27. *

    Prá que serve uma justiça que prende somente quem não é de seu partido e diz não achar meios de tirar da presidência da camara nacional, quem está completamente irregular?

  28. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome