Documentos mostram pressão do PMDB à lobista que repassaria propina

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O jornal O Globo encontrou requerimentos da Câmara reiterando que Eduardo Cunha teria pressionado diante do corte do pagamento de propina 
 
 
Jornal GGN – Nos pedidos de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal, a petição 5278, contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), traz o depoimento do doleiro Alberto Youssef denunciando o esquema de propina que o deputado montou para formar caixa 2 de sua campanha eleitoral, em 2010. O jornal O Globo encontrou documentos da Câmara que reforçam as acusações.
 
Leia mais: O suposto esquema de Cunha para não ser visto no caixa 2 de sua campanha
 
São dois requerimentos da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara que mostram que aliados de Cunha fizeram pressão pública sobre a Mitsui e sobre o executivo Júlio Camargo. O motivo seria uma interrupção pela Samsung, depois de fechar um contrato de aluguel de navio plataforma graças às negociatas do PMDB, no pagamento de propina. A Samsung pagava comissões a Júlio Camargo, o broker da negociação que viabilizou a licitação junto ao doleiro Fernando Baiano, então representante de Cunha dentro da Petrobras.
 
Depois de conseguir o contrato e já começar a prestar os serviços para a estatal, a Samsung parou com o pagamento da comissão de Camargo. O que teria interrompido todo o repasse de propina. Eduardo Cunha, que teria deixado de receber a quantia, como resposta abriu representação na Câmara, solicitando informações sobre as empresas de Julio (Mitsue e Toyo) na Petrobras. Diante da pressão, mesmo sem receber, o broker chegou a pagar um total R$ 6 milhões de reais, em espécie, por conta própria, a Baiano, durante os anos de 2012 e 2013.
 
Cunha teria pedido “a uma Comissão do Congresso para questionar tudo sobre a empresa Toyo, Mitsui e sobre Camargo, Samsung e suas relações com a Petrobras, cobrando contratos e outras questões”, por intermédio de dois deputados do PMDB, contou o doleiro Youssef.
 
O que o jornal O Globo encontrou foram as representações dentro da Câmara, que de fato, mostram a pressão feita, por intermédio da deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), hoje prefeita de Rio Bonito, em julho de 2011, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, solicitando o mesmo que o doleiro Youssef contou em seu depoimento. 
 
Um dos requerimentos é remetido ao Tribunal de Contas da União, pedindo “informações sobre auditorias feitas aos contratos do Grupo Mitsui com a Petrobras ou qualquer das suas subsidiárias no Brasil ou no Exterior”. O outro documento solicita “ao Ministro de Minas e Energia, senhor Edison Lobão, informações e cópia do todos os contratos, aditivos e respectivos processos licitatórios, envolvendo o Grupo Mitsui e a Petrobras e suas subsidiárias no Brasil ou no Exterior”.
 
A justificativa para os dois requerimentos é que “vários contratos envolvendo a construção, operação e financiamento de plataformas e sondas da Petrobras, celebrados com o Grupo Mitsui, contém especulações de denúncias de improbidade, superfaturamento, juros elevados, ausência de licitação e beneficiamento a esse grupo que tem como cotista o senhor Júlio Camargo, conhecido como intermediário”. 
 
A então deputada ainda pressionou, no arquivo: “Requeiro que seja adotada providência necessária por esta douta Comissão, a fim de acompanharmos todo o andamento dos referidos contratos e verificarmos a procedência de tais denúncias”. 
 
No período, o TCU respondeu questionando o caráter vago do pedido da deputada: “Nenhum número de contrato ou informações mais específicas quanto aos objetos contratados (especificações de plataformas ou sondas) foi anexado”. A atual prefeita, que apoiou Cunha nas últimas eleições, não enviou mais esclarecimentos ao órgão.
 
A pressão teria causado efeito. Júlio Camargo teria voltado a fornecer os pagamentos, depois da suposta pressão de Cunha.
 
Coautor do requerimento, o deputado Sérgio Brito negou ao O Globo relação com os documentos: “eu nem sei o que é isso… Se eu não estou enganado, acho que essa deputada não pertencia à comissão. Mas eu me lembro que me pediram uns requerimentos, e, geralmente para fortalecer, sendo membro ou não da comissão, o presidente podia fazer. Por isso eu fiz”, disse.
 
O presidente da Câmara também negou qualquer relação com os requerimentos de Solange Almeida: “Zero, zero, zero. Absolutamente nada. Eu não conheço, não sou obrigado a conhecer os requerimentos feitos por outros deputados. Eu não posso afirmar se houve ou não outros requerimentos de outros deputados. Eu só posso afirmar que eu não fiz”, disse. E jogou a batata-quente para a deputada que o apoiou: “Se a deputada Solange Almeida fez o requerimento, por que que não tem um inquérito contra ela? Não tenho conhecimento nenhum. Ela é autônoma, ela e qualquer outro parlamentar. Sou aliado dela, como sou aliado de todos, mas não sou responsável pelos atos dos outros”, afirmou ao O Globo. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que tal dar o crédito a quem merece?

    O Globo correu atrás do Tijolaço no caso da “laranja” de Eduardo Cunha?

    8 de março de 2015 | 08:46 Autor: Fernando Brito

    oglobocunha

    Não é vaidade, porque – além de vaidade ser uma tolice –  a informação está na internet e não exigiu nenhum esforço senão procurar da maneira correta no Google, mas não deixa de ser curioso que a manchete de O Globo, hoje, seja aquilo que este modesto blog publicou, ontem à tarde, sobre o deputado Eduardo Cunha ter usado uma “laranja”, a suplente de deputado em exercício Solange Almeida, para apresentar o requerimento com que, segundo relato de Alberto Youssef, o empresário Julio Camargo e a empresa Mitsui, japonesa, foram forçados a retomar pagamentos de propinas ao hoje Presidente da Câmara.

    Pode ser mera coincidência, mas é sintomático que a matéria – ao menos na internet – não esteja assinada, como é praxe.

    Se é coincidência, desde já minhas homenagens à boa, embora fácil, apuração. Paro por aí, porque – como já disse – a informação é de fácil acesso e, além do mais, Cervantes já ensinou pela boca de D.Quixote que “louvor em boca própria é vitupério”.

    Pode ter sido mera coincidência, repito por necessário  respeito aos bons profissionais da empresa, que são muitos.

    Mas, se não é, leva a uma reflexão curiosa sobre aqueles que o jornal chama de “blogs sujos”.

    Quando a informação que publicamos interessa ao jornal – os que nos acompanham há mais tempo lembram do vazamento de óleo da Chevron – os blogs sujos são seguidos.

    Fora daí, somos considerados apenas “propaganda governista” e os tostões que alguns deles recebem – este não recebe – de publicidade são um favor escuso, enquanto os seus milhões em anúncios são “limpinhos”.

    Nem um mísero crédito nos dão, embora queiram que a gente pose para fotos, mostrando as canjicas, quando nos acusam de financiados pelo Governo.

    Lembra a historinha de Ary Barroso, quando apresentava seu programa de rádios e o calouro, à pergunta de “vai cantar o quê?” respondia: “um sambinha”.

    E Ary:

    – Acho engraçado: se fosse um mambo, não era um mambinho; se fosse uma rumba, não era uma rumbinha, mas como é um samba…

    Pois é, aqui somos um “sujinho”…

    Mas está ótimo e meus aplausos a O Globo por ter publicado a história.

    Notícia não tem dono, apesar de eles pensarem o contrário.

    PS. Se O Globo quiser “suitar” a matéria, vai ver que O Dia publicou, no final do ano passado, matéria com a tal Solange Almeida, agora prefeita de Rio Bonito, no interior do Rio, terra de laranjais. E, lendo até o final, verá que ela está cassada por uma sentença judicial, ainda não executada, por desvio de recursos na contratação de transporte escolar. É relevante saber – porque a condenação se refere ao seu primeiro mandato de prefeita (2001 a 2004) e Solange excerceu, ao que parece, o cargo de deputada com uma espada pendurada sobre a cabeça. Gentileza de coleguinha velho, que começou aí no velho prédio da Rua Irineu Marinho, há 37 anos, no tempo das grandes máquinas Olivetti,  a “batucar nas pretinhas”.

     

    1. nassif
      desculpe-me a patrulha
      nassif

      desculpe-me a patrulha editorial, mas acho que o furo é do tijolaço, furo este apropriado pelo globo de um “blog chapa branca que recebe verbas do governo pra fazer a defesa do mesmo”.

    2. A Fernando Brito o que é de Fernando Brito…

      o Jornal GGN DEVE corrigir a fonte ORIGINAL nos créditos.

      Sem mais.

      Boa semana SEM GOLPES a todos nós!

  2. “as empresas de Julio (Mitsue

    “as empresas de Julio (Mitsue e Toyo)”

    Se as empresas são “do Júlio”, por que diabos elas têm nomes japoneses?

  3. Aconteceu justamente o que o

    Aconteceu justamente o que o Nassif previu. Cunha puxou a corda com a força da vaidade e ela arrebentou no colo dele arrastando o congresso que o apoiava. 

    Os outros congressistas vão sofrer as consequências (perder dinheiro) e já sabemos como é o covil não é?

  4. A questão é…

    Esse cidadão e o Sr. Renan Calheiros (até agora substitutos hierarquicos legais do presidente da república) irão continuar em seus respectivos cargos?

    Ou o ‘povo’ (aquele que não aguenta mais essa corrupção) vai querer o impedimento deles também?

  5. Adendo ao Reco…

    A charge na primeira página de O Globo…

    É uma ameaça para resolver a situação da famiglia Maringno na receita federal ou a antecipação do salve geral para o 15 de março? Fica a dúvida sobre o motivo, mas a resposta é uma só: faça um acerto com a gente para manter a cabeça… Se a presidente não bater o p*&$#into na mesa é sinal de acordo.

     

  6. o parlapatão pedro simom, naõ

    o parlapatão pedro simom, naõ apareceu na tribuna para tripudiar sobre o “santo” partido dele, pmdb? Deve ter se enterrado de “vergonha”. Cínico, oportunista, midiático que faliu o RS, mas que o gaúcho rbsiano adora colocar novamente e novemante no poder do estado que esse pmdb se expecializou em falir? O novo governado dos gaúchos, pmdb, que nem programa de governo tinha, agora, mostra que veio para detonar, novamente, o estado. E a mídia e o gaúcho, fazendo cara de paisagem depois de perceber que o governador só veio para enrolar e usufruir, até a mulher já está empregada…E mole? “Politizados”? Pela rbs, óbvio? Por isso digo, não há intenção de combate a corrupção pelos golpistas, apenas de tomar o poder que não conseguem pelo voto. Mesmo o gaúcho percebendo que foi enrolado pelo eleito, não reclamam dele, apenas do governo feederal. Então, fica cada vez mais claro, que nao é contra a corrupção, mas contra um governo popular que ousou beneficiar quem nunca participava do bolo.

  7. “O jornal O Globo encontrou
    “O jornal O Globo encontrou requerimentos da Câmara reiterando que Eduardo Cunha teria pressionado diante do corte do pagamento de propina”   E esse jornal não encontrou nada na Câmara que incriminasse o PSDB/Aécio/Serra…Ô jornalzinho míope, safado, sem vergonha.Longe de fazer defesa desse outro safado do Cunha.

  8. Matéria positiva

    Nassif,

    A sociedade deu sorte.

    Se ECunha “não tivesse sido lembrado” pelo PGR, como ocorre até agora com aecim e possivelmente outros políticos, a chantagem iria comer solta na Câmara dos Deputados em prejuízo de todos, sobre isto não pode haver dúvida.

    O Grobo tem que saber muito de seu ” ex-inimigo prá valer” ECunha, e só não joga o lamaçal no ar porque não quer. Agora, preferiu pegar uma carona no Tijolaço, ou seja, para todos os efeitos os Irmãos Metralha gostaram da matéria e a puseram no jornal, ainda não precisaram fazer nada com o marido da ex- funcionária.

    Não estou de implicância com o deputado, mas desafio qualquer pessoa a trazer uma matéria positiva do Grobo a respeito de ECunha nos últimos cinco ou dez anos, noves fora o período recente envolvendo a sua candidatura na Câmara.

  9. Não foi o Globo, foi Fernando

    Não foi o Globo, foi Fernando Brito que enconttou e ontem publicou no tijolaço. Até o título do jornal é copiado tal e qual. Plágio vergonhoso.

    1. Verdade!

      Li o achado do Fernando no Tijolaço!

      Deu uma pesquisadinha no google e juntou 2+2. Simples! 

      Dar o crédito ao globo é compactuar com esse jornalismo de plágio

  10. O cunha provou de seu próprio

    O cunha provou de seu próprio veneno…

    A mesma estocada que deu no lobista, recebeu do PIG!

    Faz o que eu quero ou roda – Foi para mostrar quem manda, este é o recado!

    Que o cunha já deve ter entendido…

    Acatar é desse jogo!

    Consertar isso para o PIG é fácil, é deixar o povo esquecer…

    Já esqueceram até 450 Kg de cocaina…

  11. o cunha parece mais um

    o cunha parece mais um chantagista.

    o medo dele deve ser o aprofundamento disso

    – chantagem –

     com a participação de seus conluiados….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador