Em depoimento à PF, Lula nega ‘mesada’ da Odebrecht a Frei Chico

Em delação premiada, ex-executivos dizem que oferta partiu da própria Odebrecht, mas ex-presidente “sempre soube”  
 
frei-chico.jpg
(Reprodução)
 
Jornal GGN – Em depoimento de quase duas horas nesta segunda-feira (26) para a Polícia Federal, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou o pagamento de supostas mesadas da Odebrecht a seu irmão mais velho, Frei Chico. 
 
A denúncia foi levantada pelos executivos Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho e Alexandrino de Salles Ramos Alencar, em acordo de delação premiada para a Lava Jato. O primeiro chefiou o Setor de Operações Estruturadas, chamado pelos investigadores de departamento de propinas da Odebrecht, e o segundo delator foi diretor de relações institucionais da empreiteira. 
 
Os dois afirmaram que Frei Chico recebeu uma espécie de mesada durante 13 anos, sem valor e data mencionados. O inquérito aberto para investigar a denúncia foi enviado para a Justiça Federal de São Paulo em junho passado pelo ministro Edson Fachin. Numa tentativa de corroborar seus depoimentos, os dois ex-executivos afirmam que Frei Chico tinha o codinome de “Metralha” nas planilhas da Odebrecht.
 
Leia também: Perícia encontra “anomalias”, “divergências” e “manipulação” em dados da Odebrecht
 
Em junho do ano passado, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal enviou a investigação à Justiça Federal de São Paulo. 
 
Segundo os ex-executivos, o objetivo da “mesada” era troca de favores, e que o pagamento foi uma opção da própria Odebrecht, mas que Lula “sempre soube”. Os supostos valores teriam começado com R$ 9 mil a cada trimestre e passaram para R$ 5 mil por mês.
 
Desde a abertura do inquérito a defesa do ex-presidente e o Instituto Lula negam as acusações e preferiram não se manifestar para a imprensa. 
 
*Com informações do G1 e Estado de S.Paulo
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ouvi falar que o Mouro ganha

    Ouvi falar que o Mouro ganha auxílio-moradia mesmo tendo residência própria na cidade em que está lotado.

    Ah, não fiz uma delação. Que pena. 

  2. E por falar em “mesada”, tem

    E por falar em “mesada”, tem uma que é célebre e da qual a propria beneficiada contou alguns detalhes sobre o caso. Mas nesse caso em questão, como envolve um certo Fernando Henrique Cardoso e seu consorcio, além de uma ex-jornalista da Globo, a PF não tem interesse. Imagina importunar homem tão distinto como Dom Fernandito… Tem que ir atras do Lula e toda sua familia.

  3. Canalhas! Ao cabo. Não passam

    Canalhas! Ao cabo. Não passam de canalhas. A propósito, vale resaltar que muitos canalhas são aprovados em concurso público. E, não esqueça que concursos de qualquer natureza assim como as urnas eleitorais do TSE, assim como o próprio, podem ser também acanalhados e, tem suas vulnerabilides à fraudes.

    Orlando

  4. O email apresentado no

    O email apresentado no antagonista parece falso. Há inconsistências na formatação das mensagens, parece estar mais para algo que foi feito à mão do que para algo que um computador faria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador