Empresa holandesa admite pagamento de propina a funcionários, diz Graça Foster

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Plataforma de petróleo

Graça Foster confirma que offshore holandesa pagou propina a funcionários da PetrobrasDivulgação/Petrobras

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, confirmou hoje (18) que a empresa holandesa SBM Offshore, com quem mantém contratos de locação de plataformas, confessou ter pago propina a funcionários da estatal para conseguir contratos. A empresa estrangeira, no entanto, não indicou quem subornou, tampouco os valores da operação e não poderá mais participar de licitações da estatal, destacou Graça Foster.

A Petrobras tinha instalado uma Comissão Interna de Apuração para investigar a denúncia, à época em que surgiu, em fevereiro, e incluiu viagens aos Estados Unidos e à Holanda. Porém, não conseguiu comprovar ilegalidades. Hoje, em entrevista para justificar o adiamento da divulgação do balanço contábil, a presidenta da Petrobras revelou que, após o término das investigações internas se deparou com uma prova irrefutável do suborno.

“A presidenta recebeu uma ligação e uma carta, onde a SBM dizia que recebeu informação do Ministério Público holandês sobre os tais depósitos em contas na Suíça. De imediato, isso é uma prova avassaladora. É a própria empresa dizendo que tem essa informação [do pagamento de propina]”, disse o diretor de Exploração e Produção, José Formigli.

Graça Foster é ouvida durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga irregularidades na gestão da Petrobras (José Cruz/Agência Brasil)

Graça Foster diz que SBM Offshore não terá mais contratos com a PetrobrasJosé Cruz/Agência Brasil

Com base nessas informações, classificadas de “provas irrefutáveis de não conformidade”, apesar do desempenho considerado excepcional da SBM  pela própria Graça Foster, as companhias não celebram mais contratos entre si. “Assim que soube, imediatamente, imediatamente mesmo, informamos à SBM que ela não participaria de nenhuma licitação conosco enquanto não fosse identificada a origem, nome de pessoas que estavam se deixando subornar”, frisou. Os oito contratos que já estão em andamento, no entanto, não serão suspensos, esclareceu ela.

A mesma decisão, de não suspender contratos, foi tomada no caso das empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que apura desvio e lavagem de dinheiro, envolvendo políticos, funcionários da Petrobras e construtoras. A estatal tem dois ex-diretores citados no processo, ambos demitidos em 2012, quando Graça assumiu o comando da estatal.

O diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, José Antonio Figueiredo, acrescentou que, além das provas, que classificou como “avassaladoras”, quando comprovadas as denúncias de “não conformidade”, a empresa contratada pode ser suspensa de novas licitações por um período entre seis meses e dois anos. “Isso pode ocorrer por mau desempenho ou postura comercial inadequada”, disse.

A Petrobras informou ter pedido à Justiça o depoimento do ex-diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, e contratou escritórios independentes e estrangeiros de investigação. A diretoria frisou que tomará medidas para recuperar a imagem da companhia e o dinheiro supostamente desviado na Lava Jato, relatado em depoimento dos presos.

A estatal não antecipou as medidas em avaliação para garantir a devolução do dinheiro de propina. “Essa estratégia está em desenvolvimento e ela é confidencial, não posso antecipar algo que, por si só, precisa ser mantido em sigilo para o seu próprio sucesso”, reforçou Graça. Ela antecipou que a Petrobras criará uma Diretoria de Governança.

Um dos executivos investigados pela Polícia Federal confessou ao Ministério Público que havia um “clube” de empreiteiras para ganhar as licitações da petrolífera brasileira. Em depoimento, Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, diretor da Toyo Setal, disse que pagou entre R$ 50 milhões e 60 milhões em propina ao ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Interessante, quem admite o erro é excluído daqui em diante

    E quem fica calado continua numa boa. É um “tremendo  incentivo” para apurar os problemas. Só resta uma pergunta: por que a Sra Foster ainda está na Presidência da empresa?

  2. Estranho

    Fizeram uma comissão interna para inverstigar apenas essa denúncia e não encontraram nada ? Nadinha ?

    Haja incompetência né, senhora Foster ?

     

    1. Nao encontraram nada e a VEJA

      Nao encontraram nada e a VEJA já colocava em suas páginas a denuncia a muito tempo atras. Mas a Veja faz parte do PIG e é contra o Brasil dizem os companheiros. E agora??? Admite que já sabiam que havia roubalheira??? Como que fica?? Não era intriga da oposição??? Não era mentira do PIG???

      Esta senhora passou da hora de pedir o chapeu. Se tivesse dignidade já teria saído. Admitir que sabia e escondia da população é no minimo falta de ética.

  3. PIG (proba imprensa gloriosa)

    Aqui:

    “Graça Foster confirma que offshore holandesa pagou propina a funcionários da Petrobras”

    na capa do piguento jornal gratuito metro:

    “ADMISSÃO. Presidente da Petrobras admite que sabia que empresa holandesa pagava propinas e suspende sua participação em leilões”

    -Ou o Brasil acaba com o PIG ou o PIG acaba com o Brasil.

    1. ou o PIG acaba com o Brasil ou a Foster acaba com a Petrobrás

      Engraçado como algumas pessoas no blog não estão entendendo a gravidade do que acontece neste momento com a Petrobrás. Espero que a incompetente quando voltar da Austrália tome pé da situação e intervenha na empresa e nomeie logo o ministro da fazenda.

      PS: Nassif é contra o impedimento da Presidente, resta saber se ela tb é, vai ser inoperante assim na …

      1. fim da Petrobrás

        A Petrobras já correu o risco de acabar.

        Seria doada mediante singela comissão, pelo boca mole fegace, e passaria se chamar “Petrobrax”

        Esse triste personagem da nossa história disse que “acabaria com a era Getúlio”.

        Megalomaniaco! De tão incapaz, não sabe nem os filhos que fez.

        Triste sina, “Quem nasce fegacê jamais poderá aspirar a se comparar com Getúlio”.

         

  4. Pois é. A Siemens confessou a

    Pois é. A Siemens confessou a mesma coisa no caso do trensalão e a República não abalada. O chefe do executivo de São Paulo não foi sofreu impeachment etc e etc.

    Agora, a direita e o PIG querem incutir na cabeça do povo que o problema é da Petrobras e do PT.

    O problema é que o CADE, o MP da Suiça e o MP-SP sabem que não.

    Mas o PT não tem o PIG nas nãos, ainda que tenha abastecido o caixa das tvs, jornais e sites da direita com milhões de reais das verbas publicitárias.

    Cartel é só com o PT.

     

    kkkkkkk

     

  5. a decisão de não suspender 

    a decisão de não suspender  pontratos é que é fundamental,

    senão para o país.

     

    como disse em outro comentário, o maior perigo

    não é ocombate à corrupção promovida por este governo

    mas  o que vale a partir as investigações não é exatamente

    o fato em si mas a versão que a grande  mídia golpista dá ao fato.

    daí esses meios fazem a cabeça dos ouvintes e televidentes.

    um golpismo que vem desde 2003. 

  6. Essa notícia é antiga, a Óia

    Essa notícia é antiga, a Óia já fez a denúncia em fevereiro de 2014, fato negado pela presidenta Graça Foster. Agora que o MP holandês multou a SBM por falcatruas exteriores, aparecem os santelmos e santelmas dizendo que não sabiam de nada.

    O “eu não sabia” já está perdendo crédito perante a população…

  7. Não sei porque tanto espanto

    Não sei porque tanto espanto com estes casos de corrupção na Petrobras, infelizmente ha muito tempo é assim. os contratos do metrô de São Paulo os do Rodoanel não resistem a um pente fino. Ha muitos anos atras ouvi relato de um empresario contando que a propina no Metrô era levada direto na sede da empresa numa maleta cheia de dolares isto para ele ter liberado o dinheiro do serviço prestado.Tente ser fornecedor de qualquer coisa que seja para uma grande empresa e mais cedo ou mais tarde o depto de compras pedira um “delta”. Um conhecido esta semana pagou em São Paulo R$650,00 de quebra para tirar a carteira de motorista. Em materia de combate a corrupção ha de ter mente que é um combate diario e deveria ser politica de governo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador