Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

Há algo de podre no Principado de Curitiba, por Armando Coelho Neto

Há algo de podre no Principado de Curitiba

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Delegados da Polícia Federal alardearam recentemente o corte de verbas na instituição, fato que não atingiria apenas a PF, mas sim a todos os setores, mas que se pretendia sugerir ser ingerência na farsa da Operação Lava Jato.

Irritados com o que seria a farsa sobre a farsa, um grupo de policiais lançou um documento denominado “Carta Aberta aos Policiais Federais”, um documento que não foi contestado, mas tão somente desacreditado e ou desautorizado por segmentos internos daquela instituição.

De acordo com o documento “censurado”, o problema da PF seria de gestão e não de falta de recursos. A propósito, tenho aqui reafirmado que nunca a PF teve tantos recursos. Mas, para os autores da carta-bomba, o problema seria de gestão, leia-se, culpa dos delegados federais, gestores oficiais do órgão.

Ainda que a queixa censurada integre a guerra interna entre delegados e outras categorias, o tema merece reflexão. Afinal, a exemplo do Principado de Curitiba (dizem), a legalidade não importa, mas sim o conteúdo. O grampo contra a Presidência da República fala por si. Noutras palavras, tudo vale quanto o tema é golpe, inclusive quando revestido da farsa da legalidade.

Antes que eu me perca volto à carta. Os federais inquietos dizem: imagine um proprietário de uma empresa de cerca de 12.000 funcionários, cujo patrimônio tem mais de 150 imóveis, 4.000 carros, aviões, helicópteros, lanchas, etc. Além disso, dizem, do Oiapoque ao Chuí há que se prover e gerenciar combustível, insumos outros, etc. Mas, para gerir tudo isso, basta ser bacharel em direito. Nenhuma experiência a mais. Dizem.

No final da década de 90, a PF vivia na penúria e as duas maiores unidades do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, a solução encontrada teria sido um rodízio das viaturas disponíveis entre as delegacias. Algo assim: pela manhã viaturas da Delegacia Fazendária, à tarde a de Entorpecentes, até “estourar o limite de cota de combustível”. Sem contar o corte de linhas telefônicas, cópias, conforme divulgado pela imprensa.

Conforme a peça-denúncia, em 2002, com verba de um financiamento feito pela França, em 1997, viaturas de uma montadora francesa foram compradas para rodar do Oiapoque ao Chuí, mas inúmeras localidades não havia sequer assistência técnica. De quebra, os criminosos reconheciam as viaturas pela marca, por serem as únicas a circularem em certas cidades.

Dizem ainda que bens da União teriam sido sucateados, entre eles binóculos da marca Sophie – adquiridos por 80.000,00 dólares, lanchas blindadas, equipamentos de mergulho e o veículo aéreo não tripulado (VANT) – anunciado “com pompa e circunstância para combater o crime organizado”.

As queixas estendem-se à aviação na PF, pois segundo os autores do documento, a Agência Nacional de Aviação Civil teria realizado uma fiscalização e interditado, em época recente, todas as aeronaves por problemas de manutenção. Em 2013, queixam-se, o maior avião da corporação ficou “no chão por pelo menos 4 meses” (falta de inspeção) e um helicóptero modelo AgustaWestland AW139 que custou 29 milhões de reais, oi apelidado de “paralelepípedo”, porque não saia do chão.

Ousados, os autores da carta dizem que até o juiz Sergio Moro teria “caído da lábia dos péssimos gestores e enviado dinheiro para o pagamento de despesas da Superintendência Regional do Paraná, sem que houvesse necessidade de tal repasse”. Eles dizem que a PF daquele estado teria devolvido R$ 3 milhões de reais ao Orçamento da União pela sua não utilização.

Como se pode ver, a PF tem problemas que vão muito além da operação “Farsa-a-Jato” e que só o tempo irá revelar os bastidores do Principado de Curitiba, nesse momento do que se afigura um golpe de estado. Afinal, se procedentes as denúncias, a PF mostrou muita eficiência ao colaborar com o golpe e pouca ou nenhuma em termos de gestão. Fica no ar a questão: a quantas andam demais investigações?

E aí, o “Japonês da Federal”, o mais legítimo símbolo do golpe, estaria para a PF, assim como Cunha está para a Câmara. Já o juiz Moro…. Bom, o Moro é o Moro, morou? De todo modo, ficou algo de podre no Principado de Curitiba.

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Policiais golpistas

    Afinal, quem é o dono da cocaína apreendida no helicóptero do Zezé Perrela? É incrível o impacto dessa campanha de ódio promovida pela mídia contra o PT, hoje temos uma população apoiando tudo quanto é crime só para destruir o partido, é literalmente um vale tudo, as pessoas sabem o que está acontecendo mas não se importam, tá parecendo aqueles torcedores de Flamengo e Corintians quando a gente vai reclamar que foram favorecidos pela arbitragem e eles respondem com um sorrisão “roubado é mais gostoso!”  É bem o caráter do Brasileiro mesmo, toda essa trama que assistimos. E o pessoal realmente de bem, trabalhador, honesto, todo mundo quietinho em casa, com medo, assistindo.

    1. Deixa o tempo passar

      e os que apoiam o golpe nem imaginam o que está por vir. Depois que esses cairem na real já será tarde. E quanto aos pfs, eles também sentirão na pele.

       

  2. Uma observação: não se

    Uma observação: não se deveria usar os termos República ou Principado de Curitiba, que só enaltecem meganhas e golpistas. Conforme a melhor aplicação da Teoria do Nominalismo, o termo correto deveria ser “Milícia de Curitiba”, que é exatamente a designação da farsa-tarefa do juiz Sérgio Moro. 

  3. PREJUÍZO PODE VIR A SER A RESPOSTA!
    coxinha Traidores da Patria 171
    Está comprovado que esta quadrilha – políticos corruptos, mídia canalha e corrompida, judiciário covarde e executivo, em boa medida resultado desta promiscuidade para a tal governabilidade – fará o que quiser com nosso pobre país. Apropriou-se do poder, já o fez! PREJUÍZO PODE VIR A SER A RESPOSTA! – Quem planta merece COLHEITA DO QUE PLANTA.Os endinheirados temem demais perder seu rico dinheirinho, né dona baratinha! É a única coisa que eles temem. É a única coisa pela qual eles de fato têm amor. Mais que amor, paixão. Suas coisas, seus bens materiais, seus carros, suas fábricas, seu dinheirinho no exterior, … >> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/29/nos-conhecemos-a-lingua-que-eles-entenderao-prejuizos-muitos/

     

  4. Não vou emitir juízo de valor

    Não me sinto em condições de fazer juízo de valor acerca da administração da PF a partir do texto do post.

    E, se for para desqualificar a atuação da PF na Lava Jato, a meu ver o post tem ainda menos serventia, pois praticamente nada relativo à operação em si é noticiado aí. Tal uso se aproximaria de um “argumento ad hominem”.

    Admitindo-se a hipótese de que sejam verdadeiras em si mesmas, as informações, todas negativas, podem ter sido cuidadosamente selecionadas. Além disso, a responsabilidade pelos erros cometidos não é claramente estabelecida. O pacote todo é apresentado como se o problema fosse “a PF” ou “a administração da PF” como um todo, indistintamente.

    Sinto falta de um contraponto ou de uma informação independente.

    1. Vc está no planeta Terra?

      Oh Flavio. Quando eu li essa sua afirmação:

       

      “Não me sinto em condições de fazer juízo de valor acerca da administração da PF a partir do texto do post.”

       

      Primeiro porque o texto não sugere e nem autoriza ninguém a fazer juízo de coisa nenhuma sobre o que quer que seja. O Delegado autor do texto conhece os bastidores da corporação e tem condições de fazê-lo, portanto.

       

      Outra questão é, para quem tem estdo no planeta Terra nesses últimos dois anos e lido e assistido algum ou alguns dos veículos integrantes do CARTEL midiático instalado no país, não precisa nem ser um especialista ou um gênio para saber que alguma coisa de muito errado, eu diria PODRE mesmo, acontece nessa corporação de vazamentos seletivos diários, grampos ilegais, operações com denominações carregadas de pretensões partidárias, tudo isso coroado de uma evidente e indisfarçável fascinação por holofotes midiáticos. A té um matuto lá dos rincões desse imenso país deve estar percebendo que há algo, ou muito mais que algo, errado. De observadores mais atentos pode-se ouvir impressões de que se consolidou na PF, MP e outros penduricalhos do judiciário, por força da atuação de grupos de interesse, minoritários mas predominantes, uma verdadeira ESCULHAMBAÇÃO INSTITUCIONAL, onde cada um puxa a sardinha para onde indica a ponta de seu próprio nariz e o interesse público e suas obrigações de servidores público que se EXPLODAM.

       

      Se vc não percebeu nada disso, mande notícias de onde estiver e um endereço onde possamos lhe informar algumas “novidades” correntes nessa imensa e conturbada galáxia.

  5. Hoje o UrinOL soltou uma

    Hoje o UrinOL soltou uma notícia meio esquisita de que os PFs estariam ameaçando o PT caso não dêem aumento de salário pra eles. Eu achei muito esquisita, ainda mais de onde veio.

    Por que os PFs iriam ameaçar o PT se a Dilma já está de saída e o Temer praticamente já assumiu? Deu a impressão que a ameaça foi feita na verdade ao PMDB que usou dos seus contatos no UrinOL pra colocar a PF no seu devido lugar. 

    Agora o buraco é mais embaixo. Quero ver esses patetas fazerem tiro ao alvo com um protegido do PIG. 

  6. põ popdriodão nisso….
    p

    põ popdriodão nisso….

    p golpe em si, com a colaboraçao notória da pf, cheira mal…

    resisitir a isso é preciso…

    purificar  o ambiente, resgatar a credibilidade,

    prender esses golpistas que apodrecem o ambiente…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador