Cunha não é alvo da Justiça Federal e delação foi feita primeiro à PGR, diz Moro

Da Agência Brasil

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato, informou hoje (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não é investigado pela Justiça Federal em Curitiba.

Moro enviou as informações ao STF após solicitação do ministro Ricardo Lewandowski, presidente da Corte. O pedido foi motivado por uma ação da defesa de Cunha, que pretende suspender a ação penal em que ele foi citado por Júlio Camargo, um dos delatores do esquema de corrupção.

Os advogados pediram a suspensão do processo por entenderem que cabe ao Supremo presidir o inquérito, em razão da citação do presidente da Câmara, que tem prerrogativa de foro.

O juiz esclareceu que, apesar de Cunha ter sido citado no depoimento do delator, ele não é investigado na Justiça Federal. De acordo com Sérgio Moro, a Justiça não pode silenciar ou orientar o que testemunhas devem falar ao juízo.

“O foro por prerrogativa de função apenas outorga ao seu detentor o direito de ser processado perante a Corte própria, privilégio este garantido ao reclamante no presente caso, já que o deputado federal Eduardo Cunha está sendo investigado pelos supostos crimes cometidos perante o Supremo Tribunal Federal no aludido Inquérito 3983”, explicou Moro.
Segundo o juiz, os detalhes sobre o suposto envolvimento de Cunha já foram relatados à Procuradoria-Geral da República (PGR), órgão que atua no Supremo.

Leia também:  Trump também pressionou fiscal para encontrar votos na Geórgia, diz jornal

“Agregue-se que este Juízo evitou colher, no depoimento judicial, maiores detalhes sobre o suposto envolvimento do deputado federal Eduardo Cunha, exatamente porque o depoente Júlio Camargo declarou que já havia prestado tais informações ao Supremo Tribunal Federal e porque quis evitar possível prejuízo às investigações em andamento”, acrescentou Moro.

Na semana passada, Camargo, ex-consultor da empresa Toyo Setal, afirmou ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que Eduardo Cunha pediu US$ 5 milhões de propina para que um contrato de navios-sonda da Petrobras fosse viabilizado. Durante o depoimento, Camargo comprometeu-se a falar a verdade por ter assinado acordo de delação premiada.

Após a divulgação do depoimento, Cunha voltou a negar que tenha recebido propina de Júlio Camargo. “Qualquer coisa que seja a versão é mentira. É mais um fato falso, até porque esse delator [Camargo], se ele está mentindo, desmentindo o que delatou, por si só ele já perde o direito à delação”, esclareceu à época o presidente da Câmara.
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

21 comentários

  1. A republiqueta de bananas,

    A republiqueta de bananas, paraná=paraguai de sp, está se achando. Ninguem vai prender essa máfia que está no mp do pr? Mas a história não perdoa. Entrarão para a história como traidores e JOSE DIRCEU como um novo TIRADENTES. A história não  perdoa. REPUBLIQUETA DE BANANAS, assim será reconhecido o parná=paragai de sp. Estão se achando no momento, mas a história os colocará no seu devido lugar: no esgoto. A história não os perdoa.

  2. “Moro, responsável pelas

    “Moro, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato, informou hoje (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não é investigado pela Justiça Federal em Curitiba”:

    Nope.  A putada janotiana seria responsavel por isso se trabalhasse independente do alvo ser de direita.  Mas nao trabalha.  E nunca trabalhou.

    Engracadinho eh que Moro especifica claramente a justica federal de CURITIBA.  O puto ta tirando o corpo fora de se responsabilizar por mais outro aecio…

    A razao nao esta clara ainda.

    Em observacao…

  3. Eu não me canso de perguntar…

    Como é que pode um juizinho mediocre de quinta categoria, saído do c. do mundo abalar assim um país do tamanho do Brasil, com a cara do Brasil… Putz. É o Brasil.

    Ninguém consegue parar esse bostinha?

    como assim?

    • O bostinha é o funcionário do

      O bostinha é o funcionário do ano da goebbels. Esse título lhe dá uma certa autonomia, mas todas as suas decisões são submetidas à cúpula da famiglia. Hoje ele está no mesmo nível dos tucanos, mas nunca passará disso. É o máximo permitido pela organização.

    • Combater o Moro só com Justiça

      mas que jsutiça nós temos se 80% dela esta atrelada ao PSDB e a pegar o PT de qualquer jeito?

      Estou bem desanimada com o rumo dessa farsa, porque nossa unica saida seria pelas vias da justiça de se aplicarem a leis, mas já sabemos que a “literatura jurídica” do Moro a tudo permitirá desde que os petistas sejam encacerados .

  4. Já ficou claro que Moro só descansará quando mandar prender Lula

    Para mim, isso está muito claro. A prisão de Dirceu só reforça essa ideia. Talvez Moro pense que Dirceu tentará um acordo de delação premiada. Improvável. Dirceu é honrado. Não faz o tipo “dedo-duro”, mesmo que esteja sofrendo na pele possíveis injustiças.

     

  5. Eita teatro! Toga preta pra

    Eita teatro! Toga preta pra cá, toga preta pra lá. E a Justiça Ó. Um bando de canastrões teatrais de joelhos para obscuros canalhas. Ionesco não conseguiria fazer uma peça sobre a Justiça tupiniquim. Melhor Zé Celso e a esbórnia.

    E tome mala preta, e tome mordomias, e tome desrespeito pela nação brasileira.

  6. Lula na Casa Civil seria ótimo

    Era o que eu faria se fosse Dilma. Desarmaria todo o ataque que recai sobre o PT. Seria uma jogada digna de Mané Garrincha. Nada mais brasileiro.

    Seria a História passando aos nossos olhos. Lula na Casa Civil do governo Dilma II. Jogada de mestre internacional de xadrez. Aí era só esperar as eleições em 2018, com Lula dentro do Governo Dilma.

    As coisas ficariam claras como água e o ódio da oposição, aliada à impossibilidade de Moro de alcançar Lula (foro por prerrogativa de função), chegaria à estratosfera. Tudo ficaria claro para o povo. O Governo se reforçaria, Lula participaria ativamente da política de um governo atualmente combalido, alvo de ataques que parte de todos os lados, à esquerda (inclusive de setores do PT) e à direita.

    O que pode se melhor do que isso? Muito pouca coisa, na verdade. Na minha mente, não vem nada melhor do que isso para o momento. Para um problema drástico, a solução tem que ser drástica. Ou isso ou o PT terá que se contentar a ver Lula ser preso.

    Na minha opinião, isso acontecerá, é uma mera questão de dias. Parece ser hoje um resultado inexorável e inevitável, salvo se o PT reagir como deve.

    Somente otários fazem o que o adversário espera.

    • Argolo, deixe de otimismo.

      Argolo, deixe de otimismo. Dominio do fato sobre Lula e depois sobre Dilma. E eu ficaria tão feliz se esse Zzzzzzzz é Cardoso entrasse nessa. Mas acho que pela covardia dele já deve ter rolado um acordo dele com o Psdb.

      • O único problema é que Lula teria que deixar o governo

        Para se candidatar. Neste momento, Moro poderia se aproveitar e mandar prendê-lo. Mas aí o momento seria outro. O processo, caso chegasse a ser aberto, estaria tramitando no STF na mão de algum ministro. Teria que descer para a primeira instância. Isso poderia demandar tempo. No entanto, nada disso impediria que se visualizasse a tentativa de impedi-lo de chegar à presidência.

  7.  
    EM TEMPOS

     

    EM TEMPOS NAZIFASCIGOLPISTAS, NOTA FÚNEBRE:

    eu estou sentindo que vou infartar!
    E/ou que serei acometido de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)!
    Não sei se hemorrágico ou isquêmico!
    AVCH ou AVCI: dúvida atroz!
    (…)

     

    ########################

     

    [Eduardo] Cunha não é alvo da Justiça Federal e delação foi feita primeiro à PGR, diz Moro

     

    Da Agência Brasil

    SEG, 03/08/2015 – 18:33

    O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato, informou hoje (3) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não é investigado pela Justiça Federal em Curitiba.
    Moro enviou as informações ao STF após solicitação do ministro Ricardo Lewandowski, presidente da Corte.
    (…)

     

    FONTE [LÍMPIDA]: http://jornalggn.com.br/noticia/cunha-nao-e-alvo-da-justica-federal-e-delacao-foi-feita-primeiro-a-pgr-diz-moro

     

    Arquivamento contra Anastasia pode paralisar investigação de Cunha

    SEG, 03/08/2015 – 20:05

    Por jornalista Patricia Faermann

    (…)

     

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/arquivamento-contra-anastasia-pode-paralisar-investigacao-de-cunha

     

    RESCALDO:

    Guerra civil já!

    E não fomos ‘nois’ que propomos o repto!

    … Pintemo-nos para a guerra!
    Mesmo porque a luta contra o nazifascismo é interminável!

    [É preferível o sangue escorrido no barro das ruas das batalhas à deglutição da saliva da desonra!]

    Hasta la Victoria Siempre!

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antinazifascistas,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Brasil?! A conferir (?!)

     

  8.  
    Marcio Sotelo: Prisão de

     

    Marcio Sotelo: Prisão de Dirceu pode ter sido para encobrir atentado ao Instituto Lula e promover ato contra Dilma publicado em 03 de agosto de 2015 às 14:05 Ordem para prisão foi emitida há uma semana pelo juiz Sérgio Moro Para jurista, prisão de Dirceu não tem nenhuma justificativa Por jornalista Lúcia Rodrigues (…) FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.carosamigos.com.br/index.php/politica/5222-para-jurista-prisao-de-dirceu-nao-tem-nenhuma-justificativa  

  9. REDE GOEBBELS, adorei isso

    REDE GOEBBELS, adorei isso MARCO B,é exatamente o que está acontecendo,estão fazendo o povo acreditar nesses HIPÓCRITAS elitistas igual a época dos nazistas do propagandista de mentiras JOSEPH GOEBBELS de Hitler.

     

     Divulguem

  10. Alô pessoal do blog! A

    Alô pessoal do blog! A próxima vítima será Lula. É bom que milhões de brasileiros se organizem e tomem a capital paranaense. Devemos organizar caravanas e fazer vigílias soltando fogos de artifício, junto à casa desse juizeco da republiqueta paranaense, 24/dia, assim como fazem os argentinos quando uma equipe brasileira de futebol vai jogar lá.

  11. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome