“Não tem cabimento”, diz Batochio sobre Fachin cancelar julgamento do STF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – O advogado do ex-presidente Lula, José Roberto Batochio, lamentou a decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, de rejeitar o pedido de manter Lula em liberdade enquanto aguarda o recurso contra a sua condenação e, com isso, cancelar o julgamento esperado para o próximo dia 26.
 
“É absolutamente surpreendente”, disse Batochio, que integra a banca de advogados do ex-presidente, ao Broadcast Político, do Estadão. Apesar de os advogados não terem recebido oficialmente a decisão do ministro do Supremo, mas já manifestou que a determinação “não tem cabimento”.
 
Isso porque Fachin usou a “modificação do panorama processual interfere no espectro processual objeto de exame deste Supremo Tribunal Federal, revelando, por consequência, a prejudicialidade do pedido defensivo” para justificar o cancelamento do julgamento que ocorreria na próxima semana.
 
Ele se referia à decisão da desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de rejeitar à defesa a possibilidade de recorrer no Supremo contra a condenação. 
 
O advogado de Lula disse que já era esperada uma rejeição no preosseguimento dos recursos, mas “dizer que o fato de ter sido negado o trânsito prejudica o pedido não tem cabimento”, disse Batochio.
 
Ele também criticou a velocidade da medida de Fachin: “Esse é um fato absolutamente novo, precisamos saber qual o teor do despacho dele, como isso chegou ao Supremo. A velocidade (da decisão de Fachin) é espantosa, é uma coisa inédita”.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Conciliação nunca mais

      Lula e o PT tinham convicção de que conciliando com essa corja eles teriam tregua para implementar as políticas sociais que beneficiariam os pobres.

      Lula e Dilma nunca enfrentaram os parasitas sociais (banqueiros e rentistas). Ciro Gomes já se colocou explicitamente contra os parasitas, e por essa razão vem sendo atacado. Será que o programa de Lula 2018 tratará desse tema ? Ou será que prevalecerá a conciliação com Itau e Globo, esquecendo até que mataram Marisa Letícia ?

      1. Ciro, presidente, não terá os

        Ciro, presidente, não terá os problemas de Lula e Dilma para governar, afinal, DEM, PP PSDB e o resto dos golpistas estarão com ele. Afinal, nunca condenarão Ciro, pois sabem que, no fundo, ele ainda é tucano! 

  1. Lula está ferrado!

    “Tenho conversado com os ministros, com o STF e tudo” Segundo Jucá Capítulo 13 versículo 45. Quabndo será que os advogados de Lula e o PT vão cair na real que Lula não será solto tão cedo ? A própria absolvição da Gleisi Hoffman já foi um contra-peso para essa nova decisao contra Lula.

  2. Primeiro efeito do julgamento da Senadora Gleisi Helena Hoffman

    Edson Fachin votou pela absolvição da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seu marido.

    Em seu voto, o relator entendeu que há divergências nos depoimentos de Youssef e Costa e que não há provas suficientes para comprovar que Paulo Bernardo solicitou o dinheiro. “Os demais elementos de prova, sejam documentais e testemunhais, não são aptos a confirmar a tese acusatória no sentido de que a solicitação da vantagem indevida a Paulo Roberto Costa tenha partido do denunciado Paulo Bernardo”.

    Em virtude da semelhança com o processo de Lula, pode ser até uma questão de jurisprudência, que a delação sem provas material não seja suficiente para manter a condenação de Lula no STF, o processo foi arquivado temendo uma vitória de Lula no STF.

    O que apesar dos males, pode ser um bom sinal que a condenação de Lula será revista no STF,

    A questão é se será a tempo de poder concorrer nas eleições de 2018.

    Este pode ser o  motivo para o arquivamento d “medida cautelar para concessão de efeito suspensivo a recurso extraordinário”.

    1. Fachin votou pela condenação de Gleisi e não pela absolvição

      Fachin votou pela condenação de Gleisi e não pela absolvição

      E para isso, numa atitude de cafajeste, inventou, na hora do julgamento, uma acusação contra a qual Gleisi não teve, portanto, chance de se defender. Não importa que este juiz honoris-causa de puteiro (o Bahamas, pelo menos) não tenha conseguido condenar Gleisi por corrupção e lavagem de dinheiro, ele a condenou pelo crime que inventou de última hora e que poderia levar a senadora a até 5 anos de prisão.

      Está incorreto, portanto, o seu comentário.

  3. Ordem do DOJ, da Globo e
    Ordem do DOJ, da Globo e Shell.
    Lula só sai daquele calobouço às custas de uma ampla mobilização nacional e internacional. Não adianta Lula recorrer aos meios legais: a depender dessa via ele só sai dali morto: não conheço na História alguma concessão que o imperialismo tenha feito a um lider cujo pais fora tomado de assalto por seus corsarios: afinal de contas, são trilhões de reais em jogo…a banca não vai permitir que se cumpra a lei e se liberte Lula….minha duvida: a Shell è conhecida pagadora de propinas bilionarias para conseguir o que esta conseguindo no Brasil com o golpe…foi assim na Nigeria….os “honestos” de cá estao ganhando mais do que pedalinhos para que Lula e o Brasil sejam destruidos.

    1. também acho que é isso mesmo, amigo…

      e como a CIA sabe muito bem que o único capaz de destruir um “organismo” é o povo, já passei a rezar para que o povo brasileiro continue na dele ou nem aí para o que está acontecendo em nosso país, porque do contrário vão mandar matar o Lula

      1. foi por isso que fiquei revoltado quando entregaram o Lula…

        ou o convenceram a se entregar

        porque lá, ou naquele então, já havia “correspondência”, digamos assim, entre as partes

  4. de minha parte nenhum espanto…

    já naquela gravação do Jucá deu para perceber que a relação do STF com o golpe seria holística, impossível de se combater parte por parte ou com leis e até mesmo com a nossa própria Constituição

    Isso é coisa de inteligência muito superior a nossa

  5. A Suprema Corte submetida aos
    A Suprema Corte submetida aos caprichos e ao calendário arranjado dos juizes do Sul.
    Realmente, o golpismo não tem limites.

  6. Fachin: um verme

    O jurista que foi amigo íntimo de Fachin por 42 anos definiu-o hoje como “um VERME”.

    Fachin deve ter algo muito podre em sua vida pessoal que não pode ser divulgado pela Globo.

  7. “como isso chegou ao Supremo”

    A questão levantada por dr. Batochio teria uma resposta? Como a decisão do trf chegou aos autos no supremo? Perda de objeto declarada de ofício em razão de decisão (recorrível) não publicada? Seria um tanto assombroso.

  8. Nomeação

    Posso estar enganado, minha memória pode estar falhando (natural na minha idade) mas ela me diz que o paranaense Fachin ofereceu-se para ser o substituto de Teori na Segunda Turma e ocupar a relatoria do que chega de Curitiba, via Lava Jato ao Supremo. Que queria ele com isso? Parece que a resposta está clara, se minha memória não falhou. Nassif, por favor, vale um Xadrez? 

  9. A solução está em mostrar que é o povo o dono do Brasil

    Os meritocráticos seguem a quem lhes garante o salário, no caso, o sistema financeiro. Há muito de podre por trás de ministros e a mídia utiliza informações para manipular. Depois de se tornar público o AP em Miami do Barbosa este teve que renunciar ao STF. Lula se entregou a policia não apenas por ser inocente, mas por representar o caminho democrático e de paz, sendo coerente com isso, assumindo o sacrifício. São as organizações populares, a desobediência civil e a declaração desta eleição como fraudulenta (se Lula não for candidato) os únicos antídotos contra manipulações. Com mobilização popular e greves contra o golpe devemos mostrar aos golpistas e aos covardes que o povo é quem paga os salários.

  10. Porque não reagimos?

    “o maior truque do diabo é te convencer de que ele não existe” .

     

    Nós estamos sob um novo tipo de guerra cujo campo de batalha é o seu cérebro.

    Eles tem total controle da agenda, e a cada dia criam um fato que te deixa estarrecido, portanto, paralisado.

    É um susto por dia.

    Há pelo menos uns 10 anos.

    Veja, além dos escândalos políticos que eu e vc percebemos, o povo é bombardeado diariamente com os mais variados tipos de escândalos, a TV aberta é um instrumento de guerra.

    É tanta gente morta, e de tantas formas, que a periferia já deve considerar normal praticamente qualquer coisa, ok?

    Sustentando essa agenda com escândalos diários, eles vão criando “novos normais”, a ponto de, por falta de referência, vc não entender mais a realidade.

    Para ser mais objetivo no meu texto, hoje eu percebo que “as esquerdas” estão com alguma dificuldade para decifrar o jogo.

    Recentemente li aqui mesmo um texto do professor Fornazieri sobre as eleições na Colômbia e no meu ponto de vista, e também de alguns comentaristas aqui do GGN, não foram abordados alguns elementos fundamentais do caso, prejudicando, em tese, a análise..

    .. ou seja, até o ilustre professor tinha lá suas dificuldades para decifrar aquele momento.

    E o professor tem se notabilizado como pensador de esquerda..

    É um momento sui generis para toda a sociedade brasileira..

    .. eles criaram um um campo de batalha que se parece com um “sugador de intelectos”..

    .. as pessoas normalmente demandam um tempo para processar o “novo normal”..

    .. e quanto mais educadas, maior a dificuldade, porque tentam explicar aquela novidade, o mundo delas é baseado na racionalidade, e hoje em dia estão expostas a situações esdrúxulas, é como tentar encaixar uma peça quadrada em um espaço redondo, ou vice e versa, mais ou menos isso..

    .. fico aqui imaginando como deve estar a cabeça dos juristas que precisam codificar todas essas novidades..

    .. dá tilt..

    E quando conseguem processar o “novo normal”, aí eles já criaram outro..

    .. e outro.. e outro..

    Quer exemplo mais sólido e documentado do que o a postura “republicana” da presidenta Dilma e de seu ministro da justiça, o ilustre advogado Zé Cardozo, diante da farsa que a derrubou?

    Eles foram envolvidos em jogo de cartas marcadas..

    .. suas energias foram consumidas à exaustão..

    É preciso perceber a existência de uma “coordenação”, alguém que está acima daquele que disse que o golpe seria “com supremo, com tudo”..

    É como se fosse uma corrida, porém “alguém” muda constantemente a linha de chegada, de forma que vc nunca chega..

     

    Desde que se falou em sabotagem pela primeira vez na última década, Copa de 2013, Alemanha 7 X 1 Brasil, lembra, lá se vão 5 anos e o mundo inteiro fica se perguntando, porque o povo brasileiro não reage?

    Não precisa nem falar em pré sal: estão matando mais de 70 mil pessoas por ano no Brasil, é extermínio.

    O povo brasileiro não reage porque o campo das esquerdas, que normalmente o representa, está dominado por pessoas ou estarrecidas, portanto inertes, ou esperançosas com as eleições 2018, que é mais uma “linha de chegada” de mentirinha.

    É isso.

    Sendo assim, é preciso reconhecer que omisso não é o povo..

    .. é a esquerda..

    O povo não está pronto para a revolução, falta substrato teórico..

    .. mas está ávido pela mobilização.

    Ela, a mobilização, vai acontecer de qualquer forma.

    Talvez até instrumentalizada pela direita..

    Mas ao invés de um movimento que construa uma sociedade mais justa e igualitária, temos convulsão social, com gente invadindo mercadinho, matando o vizinho, roubando padaria, fazendo saques nas avenidas, etc.

     

    Até esse momento, é a esquerda brasileira que está interditando a revolução..

    .. com “medo de ser feliz”..

    Eles vão se alimentando com as migalhas de falsa esperança que a direita joga..

    .. e vão levando..

     

    Ideia Copyfree:

    somente a mobilização organizada do povo consegue conter o avanço do caos;

    somente o compartilhamento do poder político consegue envolver o povo numa mobilização social;

    a melhor estrutura para a construção dessa relação é através de redes locais conectadas entre si, como ramificações de uma grande rede nacional;

    esse processo deve se dar internamente nos partidos, e envolver a mobilização de milhões de brasileiros;

    compartilhar poder significa adeus conchavo, quem escolhe os candidatos é a militância;

    essa rede nacional é o partido único, modelo existente na China e em Cuba, por exemplo;

    nós devíamos estudar esses modelos e oferecer uma versão mais democrática (maior acesso às bases)

    PT, PCO e PSOL deveriam se unir, já a partir dessas pseudo-eleições para formar um único partido, que virá a se tornar o único partido no Brasil

    O partido único não é de esquerda, nem de direita.

    É um grande congresso online.

    Moderado pelas universidades brasileiras.

    .

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=9Hc7fkFBGsA%5D

  11. O vazamento agora vem de cima

    O que chocou ao mundo jurídico e a todos os que mantinham esperanças na soltura de Lula, foi a rapidez de como o TRF 4 ª, após comer barriga, enviou sua decisão ao Fachin e este, na velocidade do Flash, ter decidido pelo arquivamento. 

     

    Até quando a que deveria ser a mais alta Corte da Justiça vai zombar de 40% dos brasileiros?!

     

    Até quando a mais alta Corte da Justiça vai zombar de 40% dos brasileiros?!

    Até quando a mais alta Corte da Justiça vai zombar de 40% dos brasileiros?!

  12. Facchin, Torquato, Carmen…a “seleção do terror” do judiciário.

    Não há mais qualquer pudor ou vergonha. Com ar de bonachão, alguns passam por idiota, só para se apresentar com um ar cândido de quem “só está seguindo a “lei”” e fazer o serviço sujo. Só pode ser ego. Fora isto haveria um espirito coletivo, que inevitavelmente apresentaria ponderações ao raciocínio de cada um destes juizes, ministros e etc. Mas como não há, só resta visão de mundo estreita (para quem diz que lê livros é visão bastante estreita), beicinhos, reacionarismo, e a vaidade de “tirar uma lasca” no processo de linchamento agora em curso. Acho que, a esta altura, a derrota moral do golpe e a grande derrota futura em outubro, levou-os ao dilema de escolherem o que é pior – perder para o Lula de corpo presente ou em espírito? Parece que preferem em espírito, com qualquer outro, mesmo que ungido por ele. A humilhação que lhes foi imposta por este torneiro mecânico (sim, a estratégia é dele, só dele) fazendo com que os mundos que moveram para humilha-lo e enfraquece-lo dessem em nada, foi demais ao eguinho desta turma. Consequencias, desdobramentos, reações, alguns minutos e passos a frente alem do aqui e agora, não, nada disso. Preferiram o que parece ser o menos humilhante para – como diria Wilson, amigo do Edson, o bonachão – bando de vermes.    

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador