PF indicia advogado da Odebrecht por vazar mensagens de delegados pró Aécio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

PF faz buscas na empreiteira Odebrecht, em São Paulo, durante a 23ª fase da Operação Lava Jato, intitulada 'Acarajé', nesta segunda
 
Jornal GGN – Por supostamente participar da divulgação nas redes sociais de textos escritos por delegados da Lava Jato, Fazendo campanha para Aécio Neves, o advogado da Odebrecht Augusto Botelho foi indiciado pela polícia federal.
 
Da Folha de S. Paulo
 
PF indicia advogado da Odebrecht sob suspeita de corrupção passiva
 
A Polícia Federal indiciou o advogado da Odebrecht Augusto Botelho por corrupção passiva nesta sexta-feira. Ele é suspeito de ter participado da divulgação de textos escritos por delegados da Lava Jato nas redes sociais, com o objetivo de desqualificar a operação.
 
Botelho teve dois encontros com o delegado Paulo Renato de Souza, ferrenho crítico ao trabalho dos colegas que atuavam na investigação do esquema de corrupção da Petrobras.
 
Souza, que se afastou da PF para um tratamento psicológico, teria entregue ao advogado uma série de postagens no Facebook em que delegados da Lava Jato elogiavam o senador e candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, e criticavam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Os textos, escritos num grupo fechado da rede social, foram publicados em reportagem do “Estado de S.Paulo”, em novembro do ano passado.
 
Um inquérito foi aberto para apurar se Botelho comprou o material oferecido pelo delegado dissidente. Ao indiciá-lo nesta sexta, embora não ateste que houve pagamento de vantagens, a PF sustenta que o advogado cometeu o crime de corrupção passiva, ao participar do vazamento do dossiê produzido pelo agente público.
 
A investigação foi aberta depois que a PF encontrou anotações feitos pelo dono da construtora, Marcelo Odebrecht, em um bloco de notas.
 
Um dos textos dizia: “Trabalhar para anular (dissidentes PF…)”, o que foi interpretado pela polícia como sinal de que ele pretendia fazer algo para acabar com a investigação. A Odebrecht sempre refutou essa versão.
 
OUTRO LADO
 
Responsável pela defesa de Augusto Botelho como representante do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o advogado Guilherme Batochio classifica o pedido de indiciamento como “esdrúxulo” e diz que “estão querendo criminalizar o exercício da advocacia”.
 
“Não existe nenhuma base empírica para pedir o indiciamento. Como pode haver um indiciamento por corrupção passiva contra alguém que sequer é funcionário público e sem qualquer indício de cobrança de vantagens?”, questiona Batochio. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso se chama estado de

    Isso se chama estado de exceção. Vocês não vão acordar de que o golpe ja foi dado e agora é hora do conflito, desobediencia civil  e revolução

  2. Isso se chama estado de

    Isso se chama estado de exceção. Vocês não vão acordar de que o golpe ja foi dado e agora é hora do conflito, desobediencia civil  e revolução de verdade, na vida real…entendem?

  3. Isso se chama estado de

    Isso se chama estado de exceção. Vocês não vão acordar de que o golpe ja foi dado e agora é hora do conflito, desobediencia civil  e revolução de verdade, na vida real…entendem?

  4. O país está de cabeça para

    O país está de cabeça para baixo, estão inventando crimes, acobertando outros, a gaviões está sendo perseguida por cobrar punição para os ladrões da merenda mas quem sofre invasão de sua sede e tem memboros presos é quem denuncia, estamos a um passo do crime organizado vencer e dominar nossas instituições que já não são uma maravilha; depois do helipóptero de quinhentos quilos de coca sem dono do jatinho sem dono dos vazamentos seletivos, de quererem prender o Lula e deixarem os marinhos sossegados, a mulher do cunha livre leve e solta para gastar os milhões da petrobras só acredita em investigação no país quem é muito trouxa, não estou com muita paciencia, desculpem.

  5. Agora é crime questionar a

    Agora é crime questionar a farsa que é a Lava-jato. Eu não disse para vocês que o seu país irá se tornar uma ditadura em pouco tempo?

      1. Eu não represento de forma

        Eu não represento de forma alguma o governo dos EUA, sou apenas um investidor. e eu infelizmente desconfio que aqui a atual administração ainda não “acordou” da guerra fria e continua vendo o Brasil como um quintal a ser defendido dos “comunistas”, então provavelmente eles estão discretamente ajudando os seus conspiradores. Essa turma do “Tea Party” é tão lunática quanto os representantes da sua direita e eles têm mais influência do que deveriam (eles não conseguem entender que é ruim para os negócios ficar derrubando governos e que o certo é fazer parcerias com outros governos).

    1. Sob encomenda do seu país, nao é mesmo?

      Ora vá catar coquinhos 2. Saia dessa posiçao arrogante de nos dar liçoes, seu país tb nao é nenhuma democracia, apenas a ditadura lá é mais disfarçada. Aqui pelo menos ainda nao tem Patrito Act. Nem pessoas que denunciaram os crimes do governo sob postos sob solitária de duraçao indefinida, com tortura psicológica, como é o caso de Manning. Nem o governo brasileiro combinou com outro país para indiciar alguém de modo a poder pedir a expulsao dele, como os EUA fez com a Suécia para pôr as maos em Assange. Nao venha pretender nos dar liçoes, com essa postura colonialista. Passa fora!

      1. Cara Anarquista, não é

        Cara Anarquista, não é exatamente o meu propósito dar “lições” para vocês e eu não represento o governo dos EUA. Eu sou um investidor e representante de investidores, há dinheiro (honesto) para ganhar em um Brasil estável e respeitado no exterior. Não, o meu propósito é provocá-los para ação, apontar aonde vocês estão errando e aonde estão acertando para deixarem de ser essa “república bananeira” que vocês são hoje e se tornarem uma democracia de verdade com a qual eu teria prazer de fazer negócios. Eu não quero mais ter que ficar ouvindo senadores e deputados corruptos exigindo propina para fazerem qualquer negócio comigo ou com os que eu represento, eu sei que vocês têm potencial para serem melhores do que isso e por isso que eu tenho comentado neste veículo.

        E eu sei que os EUA não são nenhum exemplo de democracia, mas peço que perceba uma diferença fundamental entre a minha terra e a sua, que vocês precisam aprender a fazer igual: Também temos congressistas corruptos é claro, mas todos eles concordam quando o assunto é a proteção do país. Enquanto que os seus congressistas fazem fila para traírem o seu próprio país em troca de suborno. Nenhum país sobrevive à uma coisa assim.

        1. E quem suborna?

          Olhe, vc pode estar sendo bem-intencionado, mas seu tom é muito arrogante. Chegou a dizer, noutro tópico, que o Brasil nao era um país sério. Os brasileiros que dizem isso sao vira-latas colonizados, mas pelo menos estarao falando do próprio país. Vc é de fora, pise neste chao devagarinho…

  6. Acho que o indiciamento com

    Acho que o indiciamento com base na lei de direitos autorais seria mais adequado. Só os delegados da PF podem vazar.

    1. *

      Se o advogado da empreiteira é indiciado, por tabela o Moro a propria PF eo MP deverão tb ser indiciados por escancaradamente e publicamente vazarem depoimentos, videos, alem de escutas ilegais. Eles estão comprometidos tb.

  7. Até quando?

    É ingênuidade acreditar que a operação lava a jato está atuando no combate à corrupção. Alguém ainda acredita? Creio que até mesmo os chamados coxinhas, empolgados no início, estão cansados dessa história do grande herói moralista, salvador da pátria. Estão cansados também desses procuradores sherazades em sua interminável lenga-lenga. Com o apoio do stf, do pgr e da mídia golpi$ta, coloboram efetivamente no golpe de estado em curso. Deveriam ser responsabilizados por todo mal que causaram à economia, à justiça e ao país. 

    É importante procurar entender o ocorrido com cuidado e aprofundamento, e saber o que não se deseja que seja revelado. Se o advogado Augusto Botelho lutava contra as arbitrariedades desse grupo, ele representa muitos e merece a nossa atenção e respeito.

  8. E o pessoal da PF que treinou

    E o pessoal da PF que treinou tiro ao alvo com a foto da presidente? Esses já foram em cana????????????? Ao menos foram indiciados???????????????????????????????? CANALHAS!

  9. Se o empenho fosse o mesmo

    Se o empenho fosse o mesmo para apurar e punir as ações politiqueiras contra petistas e o governo até que se admitiria. 

    Tem jeito não: essa instituição perdeu, e continua perdendo credibilidade, face a politização que grassa nos seus quadros. 

  10. Ótimo seria que esta  “

    Ótimo seria se esta  ” Moralidade” toda,  tivesse sido aplicada aos incontáveis vazamentos, seletivos, quase semanais e direcionados,  que surgiram do Paraná

  11. a cadela do fascismo está no

    a cadela do fascismo está no cio..,..qual a diferença do golpe militar…estes usavam verde oliva, enquanto que os golpistas de hoje usam preto,  ta aí no uniforme do pf, na camisa do juiz diador, nas togas dos magistrados e gravatas dos promotores… a  cor não é a mesma de 64 mas a essência sim: solapar a democracia e as conquistas do povo brasileiro

  12. Os golpes “pacíficos”

    Os golpes “pacíficos” patrocinados pelos EUA mundo afora tem uma base doutrinária, a da desqualificação das eleições, segundo a qual o governante que não se ater a adotar a cartilha neoliberal será apontado como má gestão e será derrubado por golpe, eleição não tem mais valor, democracia muito menos

     

    http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/A-doutrina-Hillary-a-gestacao-do-argumento-golpista/6/15269

    1. José, lembranças deste tipo são importantes para aqueles que …

      José, lembranças deste tipo são importantes para aqueles que acham que os problemas são originários de ações desastradas de governos locais em fazer isto e não fazer aquilo.

      A desconstrução das democracias nos países da América Latina e demais continentes é fruto de deliberadas ações meticulosamente programadas nos serviços de inteligência dos Five Eyes ( Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido).

      Da mesma forma que os golpes militares das décadas de 60-70 foram meticulosamente articulados e gestados nas organizações de inteligência dos USA e durante muitos anos foi dito que era uma teoria da conspiração (após documentos oficiais norte-americanos mostraram que era real). Nos dias atuais isto tudo será qualificado como uma nova teoria da conspiração, para no futuro sabermos a verdade.

      É assim, sempre estamos correndo atrás!

       

  13. Estes textos são de uma

    Estes textos são de uma porquisse sem tamanho, incluindo a defesa oabista feita de Batochio.

    Em que data o advogado soltou tais mensagens?

  14. Vazamento

    Pelo que estou lendo na matéria, os delegados não terem a indispensável isenção para atuarem em um caso é muito natural. Errado é denunciá-los por isso. E nós, os cidadãos que pagamos tudo, devemos  recorrer a quem? Ao Papa? Porque por aqui seria tempo perdido.

  15. mas a oab deu margem para

    mas a oab deu margem para essas instituições fazerem isso, quando se posicionou a favor do GOLPE, se fosse num país sério esses servidores públicos caros já estariam na rua e processados, mas isso não vem ao caso, né!!!!plim pun!!!!! viva o povão brasileiro que realmente trabalha duro, viva o BRASIL!!!!!!!

  16. Essa PF não é a do…?

    Essa PF não é a do lobo da fábula com a ovelha?! Como não tenho dúvida que seja, se ela disse que houve corrupção passiva, tentar argumentar o contrário só vai abreviar sua condução coercitiva, o seu salto de lobo.

    Enquanto isso, ela não se peja nem um pouco dos inúmeros vazamentos de que tem sido acusada contra Lula, PT…?!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador