Pau que dá em Lula também dará em Serra e Alckmin?

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
 
Jornal GGN – A delação de Adir Assad sobre o esquema de pagamento de propina em obras viárias do governo de São Paulo, durante gestões do PSDB, promete entregar detalhes sobre como operava Paulo Preto, ex-diretor da Dersa. A empresa foi responsável por administrar projetos como o Rodoanel e a ampliação da marginal Tietê, onde há relatos de desvios de dinheiro público para suprir agentes envolvidos na corrupção.
 
Segundo reportagem da Folha desta quinta (24), Paulo Preto é objeto exclusivo de um dos cerca de 50 anexos que Adir Assad – preso desde 2015 em Curitiba, por ordem de Sergio Moro, na Lava Jato – entregou ao Ministério Público Federal para fechar o acordo de delação premiada que aguarda homologação.
 
Isso, claro, na primeira instância, pois Adir Assad não teria citado diretamente a participação dos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin em sua delação aos procuradores de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
O que já vazou à imprensa sobre o teor das acusações do empresário, por enquanto, diz respeito ao modus operandi de suas empresas fantasmas. Elas eram contratadas pelas empreiteiras que faziam parte dos consórcios vencedores das licitações das obras do Estado para prestar serviços que nunca foram executados. Parte do dinheiro pago a Adir era retido como comissão e o resto, devolvido às empresas, que usavam o montante para pagar propina.
 
De acordo com Adir, Paulo Preto estava por trás da arquitetura de todo o esquema.
 
Ele entrou na Dersa, como diretor de Relações Institucionais, em agosto de 2005, no governo Alckmin. Em 2007, foi alçado à diretoria de Engenharia pelo governo Serra, onde permaneceu até abril de 2010, quando teriam ocorrido as obras com desvios para pagamento de propina.
 
De Lula, no julgamento do triplex, os procuradores de Curitiba, com ajuda de Sergio Moro, tentaram extrair qualquer coisa parecida com um “mea culpa” porque foi na gestão do petista que ex-diretores como Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Pedro Barusco e Renato Duque fizeram a festa na Petrobras.
 
Fica a dúvida: os procuradores vão buscar o “comandante máximo” do esquema em São Paulo, investigar a relação do tucanato paulista com os crimes relatados e imputar diretamente a Alckmin e Serra a culpa pela nomeação e manutenção de Paulo Preto na Dersa e sua consequência para os cofres públicos? 
 
Perguntar não ofende.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Duvido

    “Pau que dá em Lula também dará em Serra e Alckmin?”.

    Duvido muito.

    Um dos resultados mais nefastos de todo esse processo que recentemente vivenciamos de forma potencializada  (jornalismo de esgoto, Judiciário, Ministério Público e Polícias com ações seletivas, Congresso Nacional majoritariamente “representante” da plutocracia, importante parcela do empresariado financeiro e industrial com práticas cada vez mais sofisticadas de corrupção do setor político, etc.), foi a instauração da completa descrença em qualquer coisa próxima de efetiva justiça neste país.

    Por isso, eu duvido que cheguem de fato a investigar com profundidade qualquer coisa ligada a esse dois. E mesmo que o façam, a mídia oligopolizada, que majoritariamente protege os tucanos, certamente conseguirá ocultá-las. 

     

  2. Tucanos?

    Isso não vem ao caso.

    Moro e os babacas federais só perseguem o PT.

    Ir atrás de tucanos irritaria o patrão, a Globo.

    Eles não vão peitar o patrão.

    Como já mostraram quando desistiram de ir atrás da Mossak-Fonseca, depois que as digitais dos três PIGuinhos apareceram lá.

  3. Alguns juízes são

    Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça. Bertod Brecht (que viveu sob o nazismo)

    NÃO, NÃO, NÃO, NÃO. Porque na República das Bananas do Brasil não existem leis. Existem  juizes e procuradores que são ditadores que inventam leis conforme o seu interesse financeiro e político. Juizes nazistas também faziam isso embora fossem cultos o suficiente para saber que o nazismo era um regime de direita,  não de esquerda como o procurador Benedito acredita.

  4. Não.

    Por que sera que o empresario Adir Assad não fala nos nomes de Serra e Alckmin? Sera pelo mesmo motivo que fez calar Paulo Preto em determinado momento? Pau que dah em petista, não dara tão cedo em peessedebista. E eles ainda ousam dizer que ninguém esta acima de leis. 

  5. Seria uma ótima lição de Cidadania com todos os graves arbítrios

    Roberto Romano, que sugiro que se leiam suas entrevistas no Jornal da Unicamp e no Jornal da Gazeta do Paraná, e no Jornal da Graduação da UNICAMP, cito só algumas relembra o não-republicanismo de Lula quando Sarney viajou num avião gove-rnamental pra passear sobre sua Ilha, e disse “Saarney não é um homem comum” (ou algo assim), Lula é igual a qualquer cidadão e parece um pecado levantar algum senão sobre ele. (Talvez em último caso eu vote novamente no PT/Lula, sem tesão, e achando que vai perder, não vai poder governar, a situação é outra, a informação é outrra, os mecanismos de defesa do bem público são outros, por sinal desenvolvidos sob Lla e DIlma) . Mas voltando ao póst-título do GGN: Se o pau não der também em Serra, Gilmar (que deveria ser impedido), et caterva, que dê em Lula/PT, sim! Sei que quae qualquer post-título do Blog GGB e seu Nassif é apludido, seja por merecer, mas também por precipitações ao não se lerem com cuidado (preguiça de citar exemplos de um fã-clube quae igreja que segue sem questionamentos, nem pensar). Se não der, não justifica que o PT, Lula, a única opção a ferro e fogo e rasteiras mantido e cultuado, sem espaços pra renovação em todos esses anos (leia-se res-ponsabilizados toda a hierarquia de alto a baixo, não apenas a eterna e poderosa direção nacional deva ser a única crucificada. Claro que o rebanho de simpatizantes e militantes têm sua cota – claro que em tudo há louváveis exceções, algumas sendo ca-ladas ou menos conhecidas como André Singer). Sim: o pau deve baixar em quem qeur que seja, e se for seletivamente, que gritemos, mas que seja cumprida a paulada. Que acho justa, seria uma ótima lição de cidadania com todos os graves arbítrios, parcialidades e nojos que tenhamos que ou conter ou botar pra fora, sermos mais transparentes. Desculpem, mas eeu não costumo passar a limpo, nem verificar se serei bem entendido, com começo/meio/fim. Joyce tam´bem não seria entendido. Mas quem é Joyce pra se comparar com Nickname? 

    1. Lé e cré

      Pois é, Nickname. Joyce escreveu uns livrinhos la, dificeis de serem entendidos (nem certos tradutores entenderam). Você esta no mesma linha dele; so não ainda com o mesmo conhecimento e capacidade literaria, mas tem talento. 

      1. a glória é receber uma mensagem assim tua

        e olhe q quase sempre escrevo em tom de desabafo,rapidinho,pouco me importam os erros,aposto no discernimento das pes-soas em perceberem q foram lapsos ou erros humanos, mesmo:raríssimamente retoco,nas esporádicas postagens e pitacos. Brigado pela força e pelo incentivo no “ainda” não tenho o conhecimento e capacidade literária,mas talento.Só não ajo como cidadão q normalmente se cala ou evita dizer o que pensa de verdade (mas tuas palavras podem ser ironias,e adoo-ooo-ro ironias e brincadeiras – nem sempre sacadas, suponho – até pq não acredito em debates em blogs,redes sociais ( Roberto Romano tem entrevistas excelentes em q toca nessas coisas, sugiro – mas acho q vc nem precisa: é capaz de me julgar, e agradeço teu juízo). O que é “Lé” e cré” ?

    2. Se o Lula for picado por uma mosca, ele continua Lula

      De acordo com Samuel Johnson, uma mosca pode picar um cavalo, mas o cavalo continua a ser um cavalo, e a mosca não mais que uma mosca.

      Lula foi picado por uma mosca, que continua não mais que uma mosca.

  6. “Não se abandona um

    “Não se abandona um líder ferido na estrada”. Relembrando o quê nunca (ou parece) foi dito.

    Seguindo as citações: “Não vem ao caso…” Ou estou e precipitando. Isto, se ao menos os bravos procuradores levarem a denúncia até moro.

  7. Pau que bate em inocente não bate em culpados

    Pau que bate em inocentes não bate em culpados, principalmente se forem da Casa Grande. Portanto, esses pilantras vão escapar impunes, tal qual o Aécio Neves e o Pato Manco Michel Temer

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador