Quando a PF pedirá desculpas à sociedade?, por Armando Coelho Neto

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Quando a PF pedirá desculpas à sociedade?

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Acordei com fogos. Não sabia se era pela cocaína chegando no Bexiga, bairro central de São Paulo/SP ou se era por conta do golpe. Como diz a lenda, tem tanto traficante entre os golpistas, que pode ter sido pelos dois. E aí pensei em escrever um texto sem títulos óbvios como, “O Dia Seguinte”. Sem inspiração, fui no feice e postei: “pus o nome do Temer/Marinho/Bonner na boca do sapo. Se o Supremo Tribunal falhar, resta essa esperança – o sapo. Se tudo furar, rasguem a Bíblia e a Constituição, pois será o triunfo do mal. É guerra mesmo!

Falo de guerra com tristeza e desânimo, até porque não a quero. Ainda que deseje uma reação forte à altura desse escárnio contra a Democracia. Afinal, até o New York Time está ironizando a campanha moralista no Brasil, conduzida com o endosso de Paulo Maluf. O NY até reproduz o slogan do parlamentar, “Rouba mas Faz” – um figurante do alerta vermelha da Interpol.

Mas, o que importa tudo isso? Era ódio mesmo e o combate à corrupção era a desculpa. Todo mundo sabia do golpe articulado há tempos. Uns se recusavam a crer e outros apostavam no apoio popular (que não veio). graças ao envenenamento das consciências promovidos por Malafaias, Bonners, Civitas, Frias, Saads e outros “moralistas” de plantão. Lei, dignidade, honradez nada importava porque os fins justificavam os meios: caçar o voto popular.

Mais que nunca, ontem, fugi da latrina dos Marinhos e ao percorrer os demais canais de televisão, só encontrei debatedores canalhas defendendo o golpe. Leia-se, uma unanimidade artificial e ainda tive que ouvir de um dos burros-falantes essa pérola: “Isso logo passa. Esses trinta petistas que ainda estão por aí queimando pneu, logo perderão fôlego por falta de financiamento…”. Triste até pra mim que não sou PT!

Pois é. Nas eleições passadas o lema dos perdedores era ganhar ou ganhar. Vale Black Blocs, Fiesp, Iluminatis, Ford, Rockfeller, McCai, abaixo-assinado para o Tio Sam… Vamos despencar a popularidade da Dilma, pedir recontagem de votos, tentar impugnar contas de campanha, pautas-bombas, vamos dizer “Somos todos Cunha”. E aí teve até um neonazista brasileiro que foi pedir apoio aos congêneres alemães e levou uma camada de pau…

Há alguns meses, com o golpe já maduro, mais ainda não podre, eu estava na sede da Polícia Federal em São Paulo, durante a posse do novo chefe local, o delegado Disney Rosseti. Lá, por acaso, à revelia do empossado, encontrei uma turminha do quibe cru, empenhada na recuperação de capitais escondidos no exterior, que já davam como certo, pelo menos três coisas: a) aprovação da anistia para o retorno da grana ao Brasil; b) a derrubada de Dilma Rousseff c) a perguntinha básica – “quando Michel assume?”.

A gente acreditou e lutou, por ser típico de quem acreditar no bem. No fundo a gente quer crer nas instituições, mas acabei esquecendo que numa banca examinadora da Faculdade de São Francisco, alguém ligado à Corte Suprema teria cometido “numa irregularidadezinha”, e, se petista fosse, logo seria tratado como crime.

Lembro que pouco tempo após as eleições, Ciro Gomes chegou a dizer que Dilma Rousseff não iria governar, que havia um golpe pronto e povo não sabia o que lhe esperava. Não estou sendo textual, mas a ideia é essa. Não foram poucas as rodinhas de maçons, sempre inquietos com a demora, custe o que custar, ainda que ao final se saudassem com o tal TFA (Tríplice Fraterno Abraço).. Mas isso já é outro assunto.

E por falar em maçonaria, um maçom digno e consciente (existem alguns!) me levou para uma palestra. Lá eu disse: o Brasil está muito mais para OCDE, entidade que congrega os países mais ricos do mundo, do que para a Venezuela… Adiantou? E por falar em maçons, nos grupos de delegados da PF, o golpe, ainda que não tratado por esse nome, também era dado como certo.

Portanto, criei, criamos ilusões à toa. Agora, não adianta esperar pelo Exército Vermelho anunciado por falsos pastores e paranoicos anticomunistas. Os médicos cubanos, guerrilheiros que vieram para o Brasil aliciar franco-atiradores integrava uma onda de terrorismo para alimentar o golpe.

A TV Globo levou décadas para admitir que apoiou o golpe e até pediu desculpas. Mas, como dizia vovó, cesteiro que faz um cesto faz dois. Olha ela aí de novo! Resta saber, agora, em quanto tempo a PF pedirá desculpas à sociedade por apoiar um golpe promovido por ladrões ou suspeitos de…

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando ?

    Jamais pedirão desculpas; pensam que são aristocratas, quando são apenas uma elite de república das bananas. Elites assim não têm jamais humildade para pedirem desculpas, pois o termo “culpa” não é parte do vocabulário das mesmas.

  2. Essa turma é a que quando

    Essa turma é a que quando baixa ao infreno conversa com Asmodeus com intimidade beijando-lhe a mão, enquanto vagam na terra com suas maldades batem o bumbo.

    1. Essa foi boa, quando e onde

      Essa foi boa, quando e onde essa turma reencarna o estrago é certo, o Brasil parece que recebeu uma leva considerável destes.

  3. Jamais nos pediram desculpas,

    Jamais nos pediram desculpas, pois existem dois tipo de gente: um que pense que é Deus e o outro tem certeza que é Deus. De qual tipo essa gente presume ser?

  4. Falência Moral e Ética do Brasil

    Vaza por todos os poros a falência moral e ética do Brasil e seus representantes.

    Não se analisou a motivação da ação do Presidênte da Câmara dos Deputados Federais, Waldir Maranhão, exigindo que lhe pagassem o pau para ele integrar ao script do processo de impedimento que está sendo urdido por ambas as partes, mas que se mostram velhacamente antagônicas. Farsa rocambolesca e circence.

    Só um ingênuo para pensar que num país onde 90% senão 110% dos envolvidos com o governo brasileiro estão enfiados até o pescoço em falcatruas penais e devem satisfações com a justiça não existe uma luta de vida e morte para escapar da punição e da cadeia, assim, mesmo a mídia e a net não falando, fica claro e evidente que o atual processo foi montado para que não desse em condenação a nenhum dos bandidos que assaltaram o povo e a nação, livrando-os de penas e punições.

    O Maranhão pegou o bonde andando e quis receber sua parte para manter a farsa do impeachment que irá absolver a todos, os articuladores não contavam com sua ousadia, e cá entre nós, se você quer vencer é preciso ser ousado, anulando a votação ele conseguiu o seu intento. Agora que já foi devidamente integrado e recompensado pode continuar na presidência.

    O roteiro do Golpe, que é útil para a pizza na esplanada, mas que sucumbe o Brasil nas trevas e liquida de vêz com o povo, esta sendo executado, como se vê, aos trancos e barrancos. Com surpresas de todos os lados, mas com um só intento, passar a conta de forma final e inexorável para o Brasil e sua população.

    O Nassif, dono do espaço colaborativo aqui, deve estar inteirado de alguns destes detalhes que estão sendo omitidos, mas que transparecem nestes momentos singulares, como a anulação de sessões pelo Maranhão e outros, mas colabora para o andamento da farsa. Os dois lados, tanto o governo da dona Dilma, como a oposição, vejam que existem condenados de todas as cores, remam para o mesmo objetivo. A democracia brasileira foi liquidada e enterrada, o que exigirá uma luta imensa para a sua retomada.

    Por outro lado, como a solução para os problemas reais do Brasil e sua população escapa ao alcance intelectual dos bandidos que estão fugindo da cadeia, ou seja, a formulação de política pública que entregue Rumo, Norte e Estrela para o Brasil, quando conseguirem o seu intento de absolvição, já terão destruído todas as condições anteriores de um desenvolvimento saudável e pacífico.

    O Brasil e seu povo não merecem isto, uma injustiça sem tamanho está sendo perpetrada contra nós, a vingança será maligna.

  5. GOLPE

    Nunca senti tanto nojo, tanta vergonha, tanta tristeza e tanta raiva, como estou sentindo agora.   Se eu pudesse

    usar esta energia toda com competência, iniciaria imediatamente um movimento de desobediência civil.  Na

    ilegalidade, nada é mais legítimo do que a desobediência civil, para tentar barrar canalhas usurpadores, golpistas e

    entreguistas do País.  O Brasil e o nosso povo mais simples e trabalhador não merecem esse retrocesso medonho

    que vem por aí, a partir deste golpe de estado que se afigura bem pior do que o de 1964, porque é tão nojento e

    desonesto, que é inédito.  Não seria preciso toda a palhaçada da Câmara dos Deputados e do Senado, que desgastou

    inutilmente energia e argumentos do parlamentares contra o golpe, assim como a brilhante defesa do ministro da

    AGU.  O “lado de lá” já sabia o que tinha que repetir indefinidamente, mesmo sendo as maiores asneiras, porque 

    as asneiras  definiriam o golpe.   Sinto pena dos parlamentares que falam animadamente nos 180 dias que terão

    para irem ainda mais fundo na defesa da presidenta.   Como, mais fundo?   Não há mais nada a dizer que não foi

    dito.    Dilma não volta mais.   Acabou a nossa “Era gloriosa” e que foi tão odiada por aqueles que nunca passaram

    por qualquer tipo de necessidade.   Que não têm um mínimo de amor ao Brasil e nem prezam a nossa soberania

    que será jogada no lixo e nos fará novamente ser perante o mundo, menos do que “extrato de pó de porcaria”.

    E pensar que um metalúrgico e uma mulher nos colocou no topo e os milionários vão nos colocar no lixo.

    Dói prá c%¨&*#@

  6. Acho que sei a resposta!

    Quando a PF pedirá desculpas à sociedade?

    Quando os salários tiverem voltado aos níveis da época dos golpistas neoliberais, tipo assim: delegado em torno de 10 e agentes em torno de 06 salários mínimos de 60 dólares cada! 

  7. E o mais estranho, acho que

    E o mais estranho, acho que nunca tiveram tantos concursos para esse órgão nos últimos anos, com certeza nunca foram tão valorizados seja nos proventos ou na autonomia, não dá mesmo para entender o ser humano….

  8. “enquanto os homens exercem

    “enquanto os homens exercem seus podres poderes, poder de matar de fome, de raiva e de sede, são tanats vêzes, gestos naturais”… O pior é que tem tanta gente pobre achando que o Mouro é um Deus! Ele é um Robocop do mal, sem escrúpulos, criado p/ destruir alguém que ousou acabar c/ a fome e a miséria, só isso!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador