Rosa Weber, a próxima presidente do STF

Ministra será a terceira mulher a assumir comando da Corte; seu perfil firme causa receio entre os bolsonaristas

Ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

A ministra Rosa Weber será a próxima presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e sua posse deve ocorrer em setembro, no auge da disputa eleitoral. Ela será a terceira mulher a ocupar tal posto.

Conhecida por ser de perfil discreto e técnico, sua postura mais contundente nos últimos processos em que foi relatora fez com que seu nome fosse um dos mais temidos pelos bolsonaristas.

Um dos seus desafios será manter a relação institucional entre o Judiciário e o Planalto, mesmo em meio a eventuais rompantes do presidente Jair Bolsonaro (PL).

E tudo indica que ela deve manter seu perfil técnico e contundente, como pode ser visto nas suas recentes decisões, como a da suspensão da execução das emendas do Orçamento Secreto e o posicionamento sobre o caso Covaxin.

A ministra, que atualmente é a vice-presidente do STF, também possui as ações contra o indulto presidencial concedido ao deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB), que foi condenado a oito anos e nove meses de prisão, mas que foi perdoado pelo presidente, o que comprometeu ainda mais uma relação já desgastada.

Indicada para o cargo pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Rosa Weber deve se aposentar em outubro de 2023, quando é obrigatória a aposentadoria dos integrantes do STF ao completarem 75 anos.

Com informações do Correio Braziliense

Leia Também

Moraes garante eleições limpas e com urnas eletrônicas

STF aponta ilegalidade em relatórios do governo Bolsonaro contra opositores

“Vai demorar muito para o sistema de Justiça se reencontrar”, diz Rogério Favreto

Governo afirma ao STF que indulto de Daniel Silveira é constitucional

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador