STF aprova reajuste de salário de ministros para 2019

da Agência Brasil

STF aprova reajuste de salário de ministros para 2019

Por André Richter – Repórter da Agência Brasil  Brasília

Por 7 votos a 4, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, há pouco, enviar ao Congresso Nacional proposta de aumento dos salários dos ministros da Corte , para 2019. O salário atualmente é de R$ 33,7 mil e o percentual de reajuste, de 16%.

Caso o reajuste seja aprovado no Orçamento da União, que será votado pelo Congresso, o salário dos ministros poderia chegar a R$ 39 mil, valor que provocaria efeito cascata nos salários do funcionalismo – o subsídio dos ministros é o valor máximo para pagamento de salários no serviço público.

A inclusão, que foi decidida em uma sessão administrativa, é tratada anualmente e deve ser enviada ao Ministério do Planejamento até o dia 31 deste mês para compor o Orçamento dos Três Poderes que será analisado pelo Congresso.

Votaram a favor do aumento os ministros Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. A presidente da Corte, Cármen Lúcia, votou contra o reajuste, assim como os ministros Rosa Weber, Edson Fachin e Celso de Mello.

Uma barreira para a concessão do reajuste pode ser a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, que proibiu a concessão de reajustes para servidores no ano que vem e também veda temporariamente a criação de novos cargos no funcionalismo público. 

13 comentários

  1. Dá para saber quem são os
    Dá para saber quem são os sete e quem são os quatro??? E para completar os salários mínimos que f…….

  2. Após destruírem a economia do

    Após destruírem a economia do país, causando desemprego, desespero, fome e queda da arrecadação fiscal, os juízes que deram um golpe “com o STF com tudo” assaltam sem dó os cofres públicos. Eles são ladrões insaciáveis e nenhum economista resolverá isso.

    • Ô Fábio,ladroagem é caso de

      Ô Fábio,ladroagem é caso de “poliça”,sô!Não de economista.Num tem jeito,não!!!Eis manda também na poliça.Tamu ferrado.

  3. Sem esse reajuste, esses

    Sem esse reajuste, esses pobres diabos poderiam passar fome. Enquanto isso, cada dia que passa vejo mais gente vendendo coisas em ônibus e muita gente jovem fazendo isso – e um dia desses quase houve uma briga entre dois vendedores dentro do ônibus, um acusando o outro de estar lhe tirando a vez . Só o que esses canalhas com suas capas de batman ganham dando palestras pra arrotar sua sapiciência já bastaria pra não dar esse ajuste imoral. Meu deus, como nossa elite é a mais miserável do ocidente… 

    • Justiça Brasileira

      O Brazzil não tem elite.Tem uma classe dominante,dona do dinheiro e esse judiciário a representa pois é de onde se origina.Chamar esse grupo de elite é subestimar as baboseiras e frases melífluas proferidas em seu meio.Um desastre!

  4. Segue o tabu

    Pena que não podemos esperar jornalismo desse quilate na avalanche de matérias que deverão se seguir em toda a mídia nos próximos dias. É um tema-tabu, nesta época de rancores, ressentimentos e patacoadas (no fundo, muita inveja inconfessável). Sugiro três tópicos para os debates raivosos: (1) será que os distintos parlamentares poderiam votar com urgência a desvinculação dos magistrados estaduais, pretexto do bloqueio do mesmo reajuste no ano passado? (2) será que os distintos parlamentares poderiam votar uma regulamentação decente para o auxílio-moradia, ora pendurado na pena do Fux? (3) não menos importante, sempre que ‘consultores’ e jornalistas endinheirados começarem a esbravejar contra, será que a imprensa imparcial poderia esclarecer que o imposto de renda na fonte pago pelos magistrados não desfruta das benesses celestiais do modelo PJ? “Escolhas trágicas’ e “penúrias” á parte, os parlamentares que se re-elegerem vão aprovar o reajuste, que servirá também como parâmetro dos seus contracheques.

     

     

      

     

  5. Pedi, dar-se-vos-á
     

    Quem trabalha duro, merece reconhecimento.

    Um golpe dessa magnitude exige dedicação plena e tem que ser remunerado à altura.

    Quem bateu panela agora vai pagar a conta.

    Quanto ao efeito cascata,  só vai acontecer no judiciário.

    Aos demais, as paralisações, os cacetetes e as greves.

     

  6. a economia diz que o aumento é impossível…

    mas diz apenas para os que têm a obrigação de pagar, nós,

    não diz para os que calculam, eles e os da mesma panelinha de ouro

    Este é o motivo do aumento salarial ser contínuo, assim como também o apoio ao golpe

     

     

  7. Autoridade que não abusa…

    …perde o seu prestígio!

    Essa deve ser a norma geral seguida pelo STF. Uma forma de mostrar autoridade e, de passagem, incorrer no mais claro corporativismo. A mudança a ser feita pelo LUla terá que ser muito grande mesmo!

  8. Os 16 por cento equivalem as

    Os 16 por cento equivalem as 30 moedas de ouro dadas a Judas. A diferença é que Judas, arrependido da traição que fez, se deu a mais durasdas penas e se matou. Nenhum desses ministros fdp do stf farão isso um dia. E assim, no início do ano, quando o reajuste será dado ( certamente será dado ) se cumpre a paga do período Temer = lembrem-se que a primeira coisa que Temer sancionou assim que tomou o poder de vez foi um ajuste robusto ao judiciário. Acho que a única solução é o país fuzilar a elite em todos os níveis e importar elites. A nossa não tem salvação — é a mais miserável do ocidente. 

  9. Nenhuma novidade. A classe

    Nenhuma novidade. A classe dominante paga bem a quem a serve. Nada mudou e nada mudará, enquanto permanecer a ditadura do poder econômico.

  10. ESTADO ABSOLUTISTA. INDÚSTRIA DA POBREZA DESDE 1930.

    “Elite são os outros”. Mas também vocês querem que nossas Dignissimas Excelências vivam com um Salário de Escravidão, não é mesmo Dona Luislinda? Nada como um dia após o outro. Lembram das esperanças da fundação do pt em 78? Da luz do sol, depois de anos de escuridão na Anistia de 79? Na ‘Terra Prometida’ em 82, que era possível se avistar depois de anos no deserto? FARSA. Projeto de Poder Fascista apoiado por Elite Esquerdopata que foi alojada em casamatas de USP, UNE, OAB e outras milhares de Federações para proteger Ditadura Militar Caudilhista. E todas suas Legislações. Estrutura de enorme sucesso que sobrevive até os dias de hoje. Qiuase 1 século sob o manto fascista. Um morde-assopra interminável. Lembram das exigências e desculpas do Judiciário até os anos 90, quando FHC chega ao poder? A População busca por caminhos democráticos. A Justiça é a estrada mais larga. Não existem computadores. Funcionários trazem de casa. Tudo é papel, atraso, inexistência e burocracia. O Judiciário precisa ser expandido. A Solução? Instituir uma linha de Orçamento exclusivo e permanente. Idéia genial !! O que foi feito deste “dilúvio” de dinheiro sobre o Poder Judiciário? Precisa ser dito? Precisa ser mostrado?  Mais uma Casta, mais uma profusão de Déspotas, mais uma Capitania Hereditária, mais uma Colônia de Parasitas sobre o Estado Brasileiro. Lembram das Promessas de 1979? Os Filhos do Caudilhimo Fascista de 1930 já sabiam que na Terra Prometida continuaria a farra de ‘mel e maná’ que nunca cessou, nem mesmo no deserto. Mas quem roeu pedra e comeu areia no deserto, para não morrer de fome, advinha?! Voto Obrigatório? 1.700.000.000,00 de Fundo Partidário? 15.000.000 de Desempregados? Suas Empresas e Empregos virando europeus, americanos, chineses? O Brasil de muito fácil explicação.     

  11. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome