Tucanos dizem que falta embasamento para pedido de prisão de Lula

Jornal GGN – Líderes do PSDB  criticaram o pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público de São Paulo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado Carlos Sampaio (SP), vice-presidente nacional do PSDB e coordenador jurídico da legenda, disse que a medida carece de embasamento jurídico sólido e disse que o pedido foge à normalidade. “Não é uma conduta usual fazer a denúncia e pedir a prisão do investigado. Aguardar o julgamento, é correto, mas não é porque temos divergências políticas que vou querer para ele algo diferente do que quero para qualquer cidadão”, disse o parlamentar.

Cássio Cunha Lima (PB), líder dos tucanos no Senado, também salientou que faltam fundamentos para autorizar o pedido de prisão preventiva. “Vivemos um momento incomum na vida nacional. É preciso ter prudência”, disse Cunha Lima. “Lula é primário, tem residência fixa e não consta que esteja planejando fugir do país. Qual é a razão para prendê-lo?”, ressaltou.

Da Folha

‘Medida foge à normalidade’, diz coordenador jurídico do PSDB

A oposição decidiu não referendar de pronto o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito pelo Ministério Público de São Paulo. Para o vice-presidente nacional do PSDB e coordenador jurídico da legenda, o deputado Carlos Sampaio (SP) a medida “é inusual” e não tem embasamento jurídico sólido.

“Não é uma conduta usual fazer a denúncia e pedir a prisão do investigado”, afirmou. “Isso foge à normalidade. [Lula] ser processado é correto. Aguardar o julgamento, é correto, mas não é porque temos divergências políticas que vou querer para ele algo diferente do que quero para qualquer cidadão”, concluiu o deputado, que é promotor público de carreira.

Em nota, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), também condenou a ação. “Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva, até porque o Ministério Público Federal e a Polícia Federal fizeram buscas e apreensões muito recentemente buscando provas”, disse o senador.

“Vivemos um momento incomum na vida nacional. É preciso ter prudência”, concluiu Cunha Lima.

O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN) também não celebrou a medida do Ministério Público. “O momento é de extrema tensão e é preciso ter moderação, equilíbrio e confiança nas instituições”, disse o senador.

Ele defendeu ainda que a lei seja a única métrica para qualquer tipo de ação.

Nos bastidores, os principais articuladores da oposição afirmam que, um pedido de prisão preventiva de Lula sem “bases sólidas” seria, nesse momento, um desserviço.

Alvo de uma ofensiva da Lava Jato na semana passada, o ex-presidente disse ter se sentido “prisioneiro” e a oposição viu nesse discurso uma tentativa de vitimização. Acreditam que, agora, com a ação do Ministério Público paulista, a tese de que há perseguição a Lula deve ser explorada com mais força pelo PT e o Palácio do Planalto.

 
Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo visto alguem se lembrou no psdb

    que pode até demorar (Janot vai ajudar muito nisso) mas um dia o pau que deu em Chico, dará em Francisco.

    Graças a Deus, Janot não é imortal.

  2. ‘Medida foge à normalidade’, diz coordenador jurídico do PSDB

    Os caras da moral e ética mais elásticas do atual cenário brasileiro vão insistir nesse discurso babaca, quando na verdade são os maiores insufladores e interessados na atuação apaixonada do baixo clero do Judiciário.

    Vão posar de éticos com essa de “A oposição decidiu não referendar de pronto o pedido de prisão preventiva do ex-presidente” !

    O problema do país são os exibicionistas do baixo clero do MP, Os generais tucanos são caras sensatos ! Po**a, mas isso é demais. Que tal exercer a ética, entregar o tremsalão que os mesmos presos da wash car ajudaram a financiar? Que tal interferir nos juizecos e promotorzinhos de m* , dar um gelo nos caras? Nãããão, isso não seria “usual”, não seria “é preciso ter prudência” , vamos deixar os caras nesse discurso vazio.

     

     

  3. (…) Lula ser processado é

    (…) Lula ser processado é correto.

    Ou seja, a juiza não deve prendê-lo, mas DEVE aceitar a denúncia para  processá-lo para, só depois, prendê-lo.

    Em suma, prende o LULA, mas não agora. Aceita a denúncia rapido, hoje. Para que possamos “ir pra rua” no domingão do faustão!

    E a  sentença já está pronta, diante de tantas provas cabais e irrefutáveis apresentadas pelos “promotores”.

    Francamente… quanta trapalhada argumentativa. Quanta fúria! Quanto ódio destilado de forma “serena”.

    Não conseguem sequer combinar uma narrativa coerente.

    Inacreditável!

    _________________

    Lula vai ganhar com isso. Não tenho dúvidas.

    Essa gente é fraca demais para combatê-lo.

     

  4. “o pedido foge à normalidade”

    “o pedido foge à normalidade” ?!!

    Mas a Lava-Jato foge à normalidade. O PSDB foge à normalidade. Aécio foge à normalidade. Etc, etc, etc.

    Quando os próprios golpistas chegam a esse nível de descaramento, vem mais chumbo grosso por aí.

  5. devem estar pensando………

    os caras do psdb devem pensar…………..pode acontecer conosco amanhã.

    lembram do Lacerda???

    todo faceiro com o golpe de 64…………

    depois foi cassado………morreu amargurado

  6. Cinismo pouco é bobagem…

    Bonzinhos, apaziguadores, bacanas até, tanto esses senhores quanto a Folha… né? Estão vendo como há gente justa na oposição, no PSDB e no DEM?

    Pena que esses senhores não possam fazer nada de prático quanto às injustiças que apontam: hoje é Sexta-Feira, dia de descanso obrigatório da atividade parlamentar. Além disso, sejamos justos: eles mandam no Ministério Público? Mandam na Justiça? Não, né? São pessoas de moral ilibada que jamais agiriam contra a Carta Magna ou a ordem democrática.

    Viva Agripino Maia! Viva Cassio Cunha Lima! Viva Carlos Sampaio! E viva a Folha, que lhes dá publicidade gratuita!

  7. Tem medo que Sérgio Moro perca a jurisdição

    O medo do PSDB e da oposição é que, feita a denúncia pelo MP-SP, o STF acabe decidindo que é a Justiça de São Paulo o Foro onde correrão todas as ações desse assunto sobre Lula, tirando de Sérgio Moro sua jurisdição para conduzir o caso. Percebem que a equipe que está mais “azeitada” e é mais “eficiente” é a de Curitiba.

  8. Os nobre Promotores

    Os nobre Promotores conseguiram algo inusitado, fizeram  tucanos, demos,  jornalistas da globo se posisionarem em favor de Lula. A coisa é tao absurda que nem esses loucos conseguiram apoiar. Resta agora so os zumbis, treinados pos eles,   soltos nas ruas falando besteira e apoiando tal insanidade.

  9. Isso é uma, mais uma  nítida

    Isso é uma, mais uma  nítida manobra do ultragolpismo do PSDB. Para apressar o impeachmento pelo caos induzido e provocado por eles e a mídia e para assegurar seus cargos ao lado do outro golpista mor, o PMDB. Assim vai parecer que são eles os equilibrados. O golpe está calculado milimetricamente, porém o carnaval em que se transformou, o risco de desastre é total. Chegaram à máxima de Ou é o golpe, ou é o golpe. Nem bala mais eles tem, de tão burlesco o enredo.

  10. Parabéns aos deputados

    Parabéns aos deputados oposicionistas pela coragem em externar uma posição que é claramente contrária aos anseios da maioria da população e principalmente de seus eleitores, colocando assim sua isenção acima de interesses políticos mais mesquinhos. Cabe agora à juíza que instrui o processo avaliar e corrigir eventuais excessos cometidos pelo Ministério Público contra o ex-presidente.

  11. CF88 art. 128

    “II – as seguintes vedações:

    e) exercer atividade político-partidádia”

     

    Dúvida: o dep. Carlos Sampaio ainda é promotor de justiça? O promotor de justiça não é membro do Minstério Público?

     

  12. De novo utilizam-se da mesma

    De novo utilizam-se da mesma estratégia: Batem a carteira e gritam pega ladrão. Estes bicudos acham que funcionará para sempre esta atitude deles.

    Eles precisam parar com isto e vir logo a público mmostrar proportas. Se tiverem.

    Todos a manifestação pela democracia,contra o golpe e em defesa do presidente Lula.

     

    Todo sacrifício pela democracia é pouco.

    1. Exato, eu e mais duas amigas

      Exato, eu e mais duas amigas decidimos que não temos outra saida a não ser ir às ruas defender o nosso bem mais precioso, a nossa liberdade, a democracia de nosso país que custaram muitas vidas.Nosso filhos já cresceram, temos 50 anos e vivemos de bom grado.Iremos dia 18 sem armas , mas com coragem, determinação para lutar até fim, sem medo de ser feliz.

  13. E o Noblat, o Merval

    E o Noblat, o Merval detonaram o Conserino! Estão todos revoltados porque o palhaço se meteu onde não era chamado e atrapalha a “obra” do Moro. Justo agora que ele acabara de cometer seu primeiro deslize, que foi o sequestro de sexta passadam e está rearrumando sua estratégia.

    Na verdade a coisa está tão surreal que eu não tenho a menor idéia do que pode vir a seguir. Detalhe: Essa lambança é culpa dos membros do conselho do MP de SP que mantiveram o aloprado como o investigador. Principalmente daquele sujeito que voltou atrás em sua própria decisão

  14. Não acredito nem um pouco

    Não acredito nem um pouco nesses tucanos e PIG, que não querem a prisão do Lula. Como são gente fina !

    Eles são espertos e estão olhando para o futuro. Sabem que as provas são frágeis.

    Se o Lula for preso e algemado ( é isso que o Lula quer), e depois da batalha jurídica nas instâncias superiores for solto, a jararaca vai virar uma naja.

    O Lula vai usar o fato politicamente e vai potencializar a ideia que é perseguido politico, que é massacrado por ser de origem humilde.

    Na realidade, a oposição e o PIG estão esperando da decisão do Moro, que acreditam tem mais credibilidade e mais força junto à opinião pública para prender o Lula.

    Quando isso acontecer, eles irão cair de pão em cima do Lula

     

  15. TEMOS DE TOMAR MUITO CUIDADO

    TEMOS DE TOMAR MUITO CUIDADO COM ESSA ” FREQUENTE” INDICIAÇÃO DO LULA.. DE INVESTIGAÇÃO DA VIDA DO LULA, ETC…

    OS GOLPISTAS SEMPRE AGEM COM PROFUNDIDADE.. TALVEZ O OBJETIVO SEJA BANALIZAR ESSES ATOS DE MODO A QUE AS PESSOAS VÃO SE HABITUANDO COM O LULA PRESO, INDICIADO, ETC.. ATÉ O BOTE FINAL FICAR MAIS FÁCIL..

    1. Orquestração

      Sim, concordo inteiramente.

      E o fato de que Globo, Reinaldo Azevedo e PSDB estão criticando simultaneamente dá muita força à ideia de que estejam agindo de forma orquestrada com a operação de Curitiba.

      Só ratifica que oposição e mídia são participantes efetivos da Lava-Jato

    2. a pergunta agora, andré, que

      a pergunta agora, andré, que me veio neste momento é:

      de forma abrangente e contextualizada, que merece posts,

      o que mudaria com esta atuação do mp paulista na atuação do conluio

      grande mídia etc caterva representado na  guantanamo de curitiba?

      a grande mídia está  criticando a operação paulista, os tucanos tb,

      é muito coincidencia, não é mesmo?

      os interesses internacionais foram atingidos pela trinca paulista?

      espero que haja ainda mais informações a respeito para que clareie a situaçÃO..

  16. ou os tucanos se flagraram e

    ou os tucanos se flagraram e sentiram o ridículo de toda a situação , de todo

    esse besteirol do mp paulistsa, ou tá tudo muito claro:

    o conluioo grande mídia, tucanos et caterva tem um

    plano mais eficiente do que este…

    a única certeza é a de que eles não pararão  de ser golpístas…

    e que minguém sabe o oque vai ocorrer…

    todos no chutometro…

    cada umcom sua opinião…muita mentira, muita invenção dos coxinhas…

    a grande mídia ccrrticando o mp paulista parece piada,

    o noblat criticando o mp …

    aí tem…

     

  17. Para a oposição, Cancerino

    Para a oposição, Cancerino está atravessando a orquestra, atrapalhando toda a estratégia da turma de Curitiba.

    Se for preso pelos golpistas paulistas, como vão atrelar Lula à Vaza-Jato?

    Querem Lula preso sim, mas a pedido dos gopistas de Curitiba.

    Querem forçar a barra e atrelar Lula aos desvios da Petrobras.

  18. Devagar com o andor…

    Não estou convecido que o pedido de prisão de Lula atropela os planos de Moro.  Faz parte do jogo manter Lula sob fogo cerrado, aumentar a temperatura e o apelo para as manifestações de domingo, e o clima propício para uma breve e  nova investida da LAva Jato contra o ex-presidente.  As posições contrárias ao que ora vemos, do PSDB aos colunistas da Casa-Grande, mais parecem  jogo de cena premeditado para fortalecer Moro. À medida que a falta de embasamento dos autos castra os desejos da besta,   resta à  satisfação  do gozo a transferência ao  juiz pré-fabricado por esse  complô, que joga todas as  fichas para desconstruir a imagem de  Lula,  fragilizando-o perante a opinião pública o golpe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador