Na última quinta-feira, 21 de abril, o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu a graça constitucional, também chamada de indulto individual, ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). A medida anulou a pena que havia sido decretada pelo STF ao deputado no dia anterior, por estímulo a atos antidemocráticos e ataques aos ministros do tribunal e às instituições. Silveira foi condenado a 8 anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado, além de perda do mandato, de direitos políticos e uma multa de cerca de R$ 200 mil.
A iniciativa tomada por Bolsonaro com o indulto individual contém elementos raros e inéditos e, segundo alguns especialistas, até inconstitucionais, que colocam em debate os limites da liberdade de expressão e as ações entre os Três Poderes. Nesta semana, Silveira retornou à Câmara, sem a tornozeleira eletrônica, em clara afronta ao Supremo.
Para repercutir o tema, Luis Nassif conversa com o juiz e professor de Direito Eduardo Appio, o procurador de Santa Catarina, João dos Passos, e o advogado e professor de Direito Constitucional, Ruy Espíndola.
Acompanhe o programa “TVGGN Justiça”, na TVGGN, a partir das 18 horas desta sexta (29).
Inscreva-se gratuitamente no canal clicando aqui.
LEIA MAIS
- O senador Prates legalizará o golpe de Parente na Petrobras, por Luis Nassif
- Após polêmica do aborto, Lula investe em ataques a Bolsonaro no campo religioso
- Em possível vitória de Lula, Domingos Neto questiona: “O que será feito com as Forças Armadas?”
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.